CURIOSIDADES

O mel azul raro permanece doce mistério

meazu101/10/2018 - Apicultor Cary Dawkins cresceu em uma fazenda com abelhas, mas nunca entrou em apicultura até cerca de quatro anos atrás. No início deste mês, ele foi extrair mel de sua colméia e notou que era mais escuro que o normal. Dawkins disse que não pensava muito nisso e colocou a laje com o favo de mel em sua máquina de manivela para extrair o mel, e então deixou o mel sentar em uma banheira para que as bolhas pudessem subir antes que ele agitasse.

Ele saiu da cidade e mandou um amigo vigiar as coisas enquanto ele estava fora. Quando ele voltou para encher seus frascos, viu que seu mel era uma cor incomum. "Você vai ficar chocado com o que você tem", Dawkins lembrou seu amigo dizendo a ele quando ele voltou para casa. "Você tem mel azul!" Dawkins já vira mel azul antes, mas essa era a primeira vez que as abelhas em suas próprias colméias produziam. "Eu sinceramente não tenho certeza" como isso aconteceu, ele disse. Então ele levou seu mel para a reunião mensal da Associação de Apicultores do Condado de Richmond esta semana, para mostrar aos 31 participantes seu queridinho e perguntar como ele ganhou seu tom peculiar. Mas os outros apicultores ficaram intrigados também.

O mel azul tende a ser produzido na região de Sandhills, na Carolina do Norte, que inclui os condados de Richmond, Cumberland, Harnett, Hoke, Lee, Montgomery, Moore e Escócia, disse o presidente David Aumon, que vendeu mel roxo de suas próprias colmeias perto de Derby. Mas ele tinha boas notícias para Dawkins. Mesmo que ele não saiba de onde vem o elenco azul, o mel pode torná-lo um pouco verde. "Havia um cara no eBay que vendia potes por US $ 10 a onça", disse Auman. Esse é o custo de um pote inteiro de mel dourado típico.

Leia também - Homem é preso nos EUA por ataque com cobra

Auman citou várias teorias em torno do mel azul e como ele é feito, incluindo abelhas forjando a partir de bagas, plantas kudzu e árvores de madeira. Alguns blogs afirmam que o mel azul tem um gosto de uva e pode ser feito por abelhas formando uvas. Auman disputou a maioria dessas teorias, favorecendo a ideia da árvore de sourwood. Apesar … "Estou bem por não saber", disse ele.

meazu2

Dawkins disse que os arbustos de mirtilo cresceram perto de sua casa, mas ele não achava que eles fossem a causa, já que as abelhas não podem perfurar a fruta. A inspetora de abelhas N.C. Sandhills, Nancy Ruppert, se inclina mais para a teoria do huckleberry.

"É em torno de junho ou julho, quando as pessoas me dizem que vêem o mel azul, e é aí que o arbusto de huckleberry está lá", disse ela. “Alguns outros insetos, como uma vespa, perfuram a fruta e a abelha vai sugá-la e depois trazê-la de volta para a colméia. E não é preciso muito do suco para deixar o mel azul. ”

Ruppert também viu o mel azul em sua colméia e teorizou que as abelhas trouxeram néctar de um vinhedo a meia milha de distância. "Eu sempre achei o mel azul delicioso, e tem um sabor frutado", disse ela. "É por isso que tenho uma teoria de que pode ser da fruta." Mas tudo em tudo, Ruppert disse que ela não conheceu um apicultor que reclamou sobre o mel estranhamente colorido. "É muito emocionante", disse ela. "Eles não podem prever quando isso vai acontecer."

E só porque suas abelhas fazem isso em um ano não significa que elas vão fazer isso de novo. "O mistério é que ninguém sabe como isso é feito", disse Dwight Young, um apicultor do condado de Moore. Aparentemente para Dawkins, um mistério permanecerá.

 

Fonte: https://www.yourdailyjournal.com