CURIOSIDADES

O homem que transformou seu gato de estimação morto em um drone

gadron32016 - O holandês Bart Jansen é um inventor profissional e taxidermista amador. Ele ficou famoso por criar um drone com o corpo empalhado de seu gato de estimação, Orville. Jansen começou a colecionar animais mortos e empalhá-los em 2007, ao trabalhar na publicação Observer's Book of Roadkill ("Livro do observador de animais mortos nas estradas" em tradução livre). Ele participou de aulas de taxidermia (a arte de empalhar animais), mas diz que não é o melhor taxidermista do mundo - e ainda pede ajuda a ...

profissionais para agilizar o trabalho. Jansen diz também que, apesar de ser um inventor, não é muito fã dos drones e de vôos operados por controle remoto. Por isso, se associou ao engenheiro Arjen Beltman, especialista em drones, para fazer seu gato voar. Ele disse que quis fazer uma homenagem a seu gato, cujo nome emprestava de Orville Wright, um dos irmãos inventores dos Estados Unidos aos quais os norte-americanos atribuem a criação do avião.

Leia também - Estátua de mulher nua gigante adornará montanha na Inglaterra

"Com isso em mente, o monumento ao meu gato morto tinha que voar. Desenhei um gato com uma hélice saindo das costas e disse: 'façamos um helicóptero'".
"Trabalhamos no helicóptero Orville durante um ano, de forma intermitente. O custo foi de 2.500 euros (R$ 8.750) somente com materiais, sem contar as horas de trabalho especialista". Mas o gato drone não foi o fim do projeto.

gadron topo

Jansen, que também se descreve como artista, já transformou ratos, tubarões e avestruzes em drones voadores - e um texugo em um submarino.

"Nunca sei qual será a próxima coisa, mas sei que queremos construir um helicóptero no qual possamos voar", disse Jansen.

"Se vou voar, quero que seja em algo estranho", disse. "Temos uma vaca neste momento, ela está no curtume (nome dado ao local em que é feito o processamento de couro). Será como um transporte bovino voador de pessoas". A equipe de Jansen e Beltman recebeu vários pedidos para transformar animais de estimação de outras pessoas em drones.

gadron4

A maioria dos pedidos vêm dos Estads Unidos, mas Jansen adverte que o produto final não se parecerá muito com o bicho original.

"Orville não é o mesmo gato que era quando estava vivo. Está muito diferente", disse.

Porém, o trabalho de Jansen e Beltman atrai críticas, em particular nas redes sociais.

Muitos o classificam como "louco" e "insensível", outros dizem que o que faz é "disparatado" e "repulsivo".

Leia também - Por que a Terra esta se afastando do Sol?

gadron5

No entanto, apesar de ter sido taxado por alguns como "a pior pessoa do país" e, segundo o próprio Jansen, de receber ameaças de morte, o inventor-artista não tem a intenção de parar o que faz e espera que seu negócio com animais voadores empalhados prospere.

 

Fonte: http://www.bbc.com