CURIOSIDADES

Aragog, o coquetel mexicano feito com veneno de tarântula

vgog125/05/2017 - Nomeado em homenagem à aranha gigante dos livros de Harry Potter, Aragog é um cocktail inusitado feito com uma gota de veneno de tarântula, que entorpece a língua, faz cócegas nos lábios e provoca uma sensação de formigamento na garganta. O drink foi criado há dois anos por Romeo Palomares, mixologista do Luciferina Bar, localizado na Cidade do México, depois de ter sido desafiado por seu chef a criar um coquetel que impressiona os clientes. A criação surgiu durante a comemoração do Dia dos Mortos, quando as bruxas andam soltas e o drink seria bem convidativo se tivesse um ingrediente especial(?). Em uma feira em Sonora, um dos estados do México, Romeo foi atraído por uma barraca ...

que vendia coisinhas esquisitas e, logo pediu a dica de um ingrediente para compor um drink. E foi então que o vendedor apresentou e o estimulou a tomar uma dose do veneno de tarântula, garantindo que a quantidade não seria suficiente para causar sérios problemas de saúde. Óbvio que Romeo teve um medinho de experimentar o veneno, mas logo o fez e descreveu o sabor: “Ácido, salgado e especial, como as ostras. Minha boca ficou totalmente dormente! Parecia que tinha tomado uma anestesia no dentista. Era exatamente o ingrediente que estava buscando“.

Leia também - Sceadugengan - Andarilhos das Sombras

O mixologista mexicano costumava passar 2 horas criando um novo coquetel, mas este levou cerca de 5 horas para atingir a excelência que ele buscava. Foi tanto tempo combinando ingredientes diferentes com o veneno de tarântula e provando seus experimentos, que chegou um ponto que Romeo precisou ir para o hospital porque sua garganta estava completamente entorpecida. Foi só um susto! Ele ficou bem e chegou à receita final com sucesso. O que faltava, era um nome legal. Um amigo de Romeo, grande fã de Harry Potter, sugeriu que o coquetel chamasse Aragog, em homenagem à aranha gigante dos livros do bruxinho. Ele adorou, e o coquetel foi oficialmente lançado em novembro de 2015.

vgog2

Aragog é feito com mezcal mexicano, pisco chileno e cachaça brasileira (uhul!), suco de manga, um toque de limão e 0,05% de veneno de tarântula para cada 500 ml do coquetel. Palomares diz que o drink não é para os fracos de coração, já que a bebida contém 3 bebidas fortíssimas, além do veneno. Questionado sobre as consequências do consumo de Aragog para a saúde, Romeo pontua que conversou seriamente com médicos antes de servir a bebida aos clientes, e serve uma dose segura para o consumo. O efeito dura cerca de 2 horas e o bar vende aproximadamente 200 drinks por noite! Atualmente, o barman trabalha com um fornecedor direto de veneno de tarântula.

 

Fonte: Oddity Central