CURIOSIDADES

Dextrocardia, Mesocardia e Levocardia

mesocor34Dextrocardia é uma anomalia congênita relativamente rara em que o coração está virado para o lado direito do corpo. Pode ocorrer de forma isolada (Situs Inversus solitus) ou junto com outros órgãos (Situs Inversus totalis). Estão associados com um risco aumentado de diversas doenças, mas cerca de 90% dos casos não apresentam sintomas perceptíveis. Pode ocorrer em Situs Inversus totalis é uma doença genética autossômica recessiva em que as maiores vísceras estão posição inversa da normal: estômago e baço ficam no lado direito, fígado no esquerdo e vasos sanguíneos, linfas, nervos e intestinos estão transpostos. Ocorre na quarta semana do desenvolvimento embrionário, quando o tubo primitivo se ...

dobra para a esquerda, ao invés de ir para a direita. Acredita-se que a Dextrocardia isolada acontece em aproximadamente 1 em 12.000 pessoas [3] e o Situs Inversus total em aproximadamente 1 a 2 em cada 10.000 pessoas. É difícil estimar com precisão o número de casos, pois pode não ter nenhuma sintoma, frequentemente só sendo descoberto ao examinar outras doenças. A expectativa de vida é a mesma da população em geral.

Leia também - 10 lendas do motel

Mesocardia

Mesocardia é uma ectopia ou anomalia cardíaca, no qual o coração fica posicionado no centro do tórax (e não à esquerda), atrás do esterno.

Levocardia

Levocardia refere-se a localização, normal, do coração humano, no lado esquerdo do tórax.[1] Ou seja, a ponta do coração - ápex - fica localizada na parte esquerda do peito.

Fonte: https://pt.wikipedia.org