CURIOSIDADES

"Adonis", a árvore mais velha da Europa

adoar123/08/2016 - Cientistas das Universidades de Estocolmo, do Arizona e de Mainz acreditam ter descoberto a árvore mais velha da Europa. Cientistas das Universidades de Estocolmo, do Arizona e de Mainz acreditam ter descoberto a árvore mais velha da Europa, um Pinheiro-da-Bósnia (Pinus heldreichii) com 1075 anos, que se encontra no norte da Grécia, na cordilheira dos Montes Pindo. Foi descoberta por um grupo de investigadores da Suécia, Alemanha e dos EUA, recorrendo à dendrocronologia, método científico que permitiu identificar ...

o início da sua vida em 941, através dos padrões dos anéis do seu tronco. A árvore foi batizada pelos cientistas de "Adonis".  Na mesma região, há pelo menos mais 12 outros exemplares milenares da mesma espécie. “Estou impressionado com toda a história humana que rodeia esta árvore; todos os impérios, o bizantino, o otomano, bem como todas as pessoas que viveram nesta região. Tantas coisas que poderiam ter levado ao seu fim. Felizmente, esta floresta tem permanecido intocada durante milhares de anos”, disse Paul J. Krusic, dendocronologista da Universidade de Estocolmo, que liderou a pesquisa.

Algumas árvores têm a capacidade de se reproduzir assexuadamente, ou seja, criam clones que já não constituem a planta original, podendo assim viver ainda mais anos (a árvore clonada mais antiga da Europa, com cerca de 10 mil anos mora na Suécia). Poucas árvores conseguem viver durante mais de mil anos com a sua constituição original. Embora tenha a capacidade de se autoclonar, Adonis nunca o fez, conta o Expresso.

Leia também - Atletas que se tornaram atores de Sucesso

Cronologia:

941 - Adonis é uma muda. O Império Bizantino está no seu auge e a Escandinávia vive a era dos vikings.

1041 - Adonis é uma árvore com 100 anos. Na China, um livro é publicado a descrever a pólvora. Um homem chamado Macbeth é coroado Rei da Escócia (que depois inspiraria a peça teatral homónima, de William Shakespeare).

1191 - Adonis faz 250 anos. As universidades de Oxford e Paris são fundadas. Ocorre a 3ª cruzada.

1441 - Adonis tem 500 anos. O Império Otomano vence na Grécia. Muitos eruditos gregos fogem para outras regiões, influenciando o Renascimento. A Suécia realiza o seu primeiro parlamento, em Arboga. Johannes Gutenberg, o inventor da imprensa, está prestes a testar a sua 1ª impressão.

1691 - Adonis faz 750 anos de idade. Isaac Newton formula as suas leis do movimento. O chá e o café são introduzidos na Europa.

1941 - Adonis tem 1000 anos. A Grécia é ocupada pela Alemanha Nazi durante a II Guerra Mundial.

2016 - Adonia tem 1075 anos.

Fonte: http://www.theuniplanet.com/