Marketing de Influência: a nova ferramenta para conversão de vendas

marinf103/03/2016, por João Kepler - Marketing de Influência nada mais é do que a arte de engajar as pessoas que são influentes on-line para compartilhar mensagens de marcas com seus públicos na forma de conteúdo patrocinado ou não. No mundo todo essa estratégia tem sido usada como uma poderosa ferramenta de engajamento e de conversão de vendas. Muitas empresas têm utilizado celebridades para divulgar seus produtos e serviço. Essas pessoas famosas tem uma legião de seguidores que, consequentemente, seguem aquilo que eles falam ou fazem.

Ok, isso não é novidade. Na verdade, a novidade é que existe uma nova geração de embaixadores de marcas e pessoas comuns que passam a ser também influenciadores de marcas, produtos e serviços. Mas a grande sacada aqui e o meu objetivo com este artigo é fazer com que você passe a enxergar seus clientes também como influenciadores em potencial.

Observe como tem se tornado cada vez mais comum esta prática (note a força que essas ações tem no mercado). Qualquer pessoa que tenha uma grande influência em segmentos específicos, tribos ou que seja de alguma forma referência de mercado, pode ser usado como influenciador. Não só alguém que possa divulgar alguma informação específica, mas direcionar e fazer curadoria para as pessoas que confiam no que eles têm a dizer. Ou seja, eles também podem usar essa influência pessoal para falar sobre produtos e empresas que eles gostam e confiam (e podem acabar ganhando dinheiro com isso e gerando dinheiro para a marca em questão).

A grande diferença é que muitas dessas pessoas comuns podem engajar muito mais com foco na conversão de vendas. No fundo sabemos que as celebridades são bem pagas para postar uma publicidade qualquer ou um texto corporativo. Já as pessoas normais fazem isso por convicção e por um valor muito mais baixo, senão, até mesmo de graça. E é justamente essa convicção e crença verdadeira na marca que os consumidores valorizam e notam. Imagine por exemplo, qualquer personagem dos estudos de caso do MeuSucesso.com resolvesse compartilhar publicamente o que pensa sobre seu negócio? Qual o impacto disso nos seus resultados?

“No marketing de influência o segredo é investir não no maior, mas em influenciadores específicos e estratégicos, pois assim, mesmo com investimento menores que resultem em alcances menores, os resultados são melhores, mais assertivos.”

Ou seja, atualmente é mais importante medir resultado real em conversão, do que quantos likes, comentários e compartilhamentos você recebeu através de um post de uma celebridade. Com esses influenciadores do mundo real é possível ter um conteúdo espontâneo, pessoal e criativo. E isso, termina engajando muito mais porque aproxima os consumidores reais que buscam impressões, reviews e opiniões verdadeiras. Veja o exemplo do aplicativo Tripadvisor, que reúne milhões de avaliações dos próprios viajantes para hotéis, restaurantes, entre outros.

A vertente importante do chamado Influencer Marketing é a participação dos clientes da empresa para aumentar a notoriedade da marca e influenciar as decisões de compras de outros clientes. É muito além do depoimento, através das mensagens de clientes que compartilham suas histórias pelas redes sociais contando suas experiências e o relacionamento deles próprios com as marcas e produtos que estão indicando, até porque mais de 80% dos consumidores tomam decisões de compra com base em mensagens sociais de amigos. Se surpreendeu com este número? Este é o resultado do poder das convicções e do marketing de influência.

Claro que o fascínio das celebridades como artistas, cantores e jogadores de futebol está longe de ser ameaçado, mas para muitos, investir em influenciadores específicos é muito mais eficiente, além de ser mais barato. Além disso, o realismo e autenticidade de histórias de clientes é ainda uma poderosa ferramenta, mais do que comprovada. Experimente e contabilize os resultados!


O Que você precisa saber sobre Marketing de Influência

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02/05/2016 - Conteúdo de marketing é tudo para o público e o verdadeiro condutor desse trabalho é atrair e envolver o público certo. Para isso, é necessário construir uma audiência e geralmente, isso leva tempo. Porém, há um atalho comprovado para construção de ativos: trabalhar com influenciadores.

O QUE É MARKETING DE INFLUÊNCIA?

Marketing de influência é uma forma de construção de relacionamento. Você desenvolve esse relacionamento com pessoas que podem criar visibilidade para o seu produto ou serviço. Ao contrário de outras abordagens de marketing que se concentram em “massas”, esta abordagem incide sobre os influenciadores individuais, que podem variar de nicho – desde blogueiros até subcelebridades ou famosos. Hoje em dia, com o Instagram conseguimos visualizar facilmente uma propaganda feita por uma celebridade que você segue, por exemplo.

Mas, afinal, por que se concentrar em apenas uma pessoa? Simples. Essa pessoa pode influenciar muitas, talvez muito mais pessoas do que qualquer publicidade ou conteúdo de marketing que você jamais poderia produzir, dependendo do produto. Influenciadores podem dar acesso a uma alta audiência. O público vê como uma fonte confiável de informações. Se os seus produtos/serviços estão de acordo com o influenciador e são bem aceitos pelo público, ambos só têm a ganhar.

COMO FUNCIONA O MARKETING DE INFLUÊNCIA

Em resumo, podemos dividir o marketing de influência em quatro passos. São eles:

Identifique pessoas influentes em seu nicho ou indústria;
Faça uma pequena lista dos influenciadores mais complementares ao seu negócio em termos de audiência;
Construa uma ligação com eles;
Faça uma parceria mútua – criando, endossando ou promovendo conteúdo;
Funciona?

Pode apostar que sim. Influence Marketing funciona muito bem. Muitos estudiosos da área de marketing já apontaram esse tipo de estratégia como uma das principais ações de marketing para este ano.

Primeiro, ele funciona porque corta todo os problemas comuns de publicidade. Não há bloqueadores de anúncios para se preocupar, por exemplo. As mensagens de marketing que precisam ser passadas serão trabalhadas junto com o conteúdo do influenciador.

Lembre-se: comprar espaço publicitário no site de um influenciador não é a mesma coisa, é apenas publicidade. E como percebemos ao longo do tempo, a maioria dos consumidores são cegos para esse tipo de publicidade.

3 ESTRATÉGIA DO MARKETING DE INFLUÊNCIA QUE VOCÊ PODE ADOTAR HOJE

Escrever um post convidado para um blog ou o site de um influenciador para o seu produto ou serviço. Isso permite que você demonstre conhecimento, o que trará interesse da audiência em comum. Fazer entrevista com o influenciador para seu próprio site. Provavelmente, sua audiência chegará ao seu site para ver / ler esse conteúdo, e o influenciador é também susceptível de promovê-lo, compartilhando a URL com seus seguidores. Uma revisão do seu produto feito pelo influenciador. Se ele/ela está feliz com seu produto ou serviço, você ganha um grande endosso que é compartilhado com os seguidores.

A CONFIANÇA COMO PONTO DE PARTIDA

Outro motivo do porquê marketing influenciador funciona: ele transmite confiança. Aqueles que se tornaram influenciadores são porque pessoas confiam neles. Neste sentido, marketing influenciador é como uma reinvenção do marketing boca-a-boca.

Ao contrário do amigo que você dá referência de um bom restaurante, influenciadores são particularmente hábeis em criar e promover seu conteúdo. Eles sabem como construir uma audiência e como construir a confiança. Quando você tem um parceiro influenciador, saiba que os clientes terão, posteriormente, parte da confiança no seu produto ou serviço. Esteja garantido e preparado!

Naturalmente, isto também pode ser um desafio. Influenciadores sabem muito bem que seu público deve confiar neles. Por causa disso, eles não vão apenas saltar para uma parceria com qualquer empresa que simplesmente promete algo irreal. Eles devem gostar genuinamente e confiar na empresa para apoiar ou promover.

COMO COMEÇAR A UTILIZAR O MARKETING DE INFLUÊNCIA

Se você quiser avançar com o marketing influenciador, a primeira coisa é decidir o que você quer dele. Você quer ligações, ou está apenas ampliando seu conteúdo? Você quer visitas no site, uma lista de e-mail maior, ou mais consciência sobre a sua marca? Tente planejar exatamente qual o seu objetivo.

O próximo passo é identificar de 5 a 20 influenciadores que poderiam ajudar você atingir seus objetivos. Preste especial atenção em que canal esses influenciadores são mais influentes. Facebook, Instagram, YouTube, Vimeo, Blogs ou podcasts, cada um tem um estilo de atingir audiências e tudo depende do produto ou serviço. Escolha os seus influenciadores com base na esfera de influência, e certifique-se de estar alinhado com seus objetivos.

5 FERRAMENTAS PARA BUSCAR INFLUENCIADORES

Você pode acelerar o processo usando qualquer uma destas ferramentas on-line para encontrar influenciadores. Aqui vão cinco sugestões:

Klout;
Kred;
FollowerWonk;
NinjaOutreach;
BuzzSumo.
Funciona também na sua pesquisa de mercado para o seu produto ou serviço. Você poderá encontrar pessoas que tem uma opinião ou influência no nicho da sua empresa.

CONCLUSÃO

O trabalho de influence marketing não é uma via de mão única. É necessário trabalhar junto, trocar conteúdo ou dependendo do produto, enviar uma amostra para experimentação.

Construir essas relações com influenciadores são mutuamente benéficas, porque eles têm a confiança do público, habilidades específicas e a audiência que pode trazer o seu negócio para o próximo nível. Pesquise sobre bons influenciadores, faça boas parcerias e bons negócios.


O Marketing de Influência como nova ferramenta da Indústria de Alimentos


19/05/2017, por Ariel Frauches, bacharel em comunicação social com habilitação em relações públicas e estudante de nutrição. Dois fatores levaram as empresas a despertarem seu interesse pelo Marketing de Influência: a dificuldade econômica gerada pelas crises recentes e a entrada do mundo digital no mercado de propaganda e marketing. As grandes verbas foram reduzidas, era preciso chegar no público de maneira barata e mais eficiente, e assim, como acontecia antes da era digital, surgiam os novos “formadores de opinião”, chamados agora de influenciadores. Como o marketing de influência funciona? Mas como essa estratégia pode influenciar o consumo de alguns alimentos? Com a decisão do STJ recentemente em condenar uma propaganda na TV voltada ao público infantil, essa estratégia pode ser a saída encontrada pelas indústrias para chegar até o seu público alvo?

A plataforma de administração de redes sociais HootSuites dá três dicas para saber utilizar o marketing de influência. A primeira delas é não escolher o influenciador pela sua quantidade de seguidores e nem por likes, mas sim, por sua habilidade de convencer alguém a consumir um produto. A empresa então busca saber se aquele influenciador que ela escolheu realmente vai conversar com seu público, e para isso, ela monitora esse influenciador por um tempo, até saber se ele é alguém que o seu público alvo realmente confia e será levado a consumir, caso o influenciador comente sobre o seu produto em suas redes sociais.

Após o influenciador ser contratado, a empresa cria conteúdos junto ao influenciador. Recentemente podemos ver o McDonald’s fazendo esse tipo de Marketing com Youtubers, que fazem os seus Vlogs consumindo um produto da empresa e falando sobre o quanto ele é gostoso e como eles adoram esse produto. O acesso ao Youtube, segundo sua sala de imprensa, conta com “…mais de um bilhão de usuários, quase um terço dos usuários da Internet e, a cada dia, as pessoas assistem a milhões de horas de vídeos no YouTube e geram bilhões de visualizações”.

Vemos que ocorre uma possível transição, para determinados públicos, de formas de propagandas e de estratégias que também levam ao consumo. Essa influência do mundo digital é algo novo, que estamos ainda nos acostumando com ela e que não tem uma regulamentação muito clara. Mas para praticar nossa reflexão, essa nova forma de propaganda pode ser uma forma de burlar as leis para propagandas na TV?


Fonte: https://propaganut.wordpress.com
           https://www.ecommercebrasil.com.br
           https://www.superempreendedores.com

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