CURIOSIDADES

O Sultão do Nordeste Brasileiro

lutara1No Sertão do Rio grande do Norte existe um agricultor aposentado que três mulheres e 50 filhos, virando até personagem de leitura de cordel. Luis Costa de Oliveira é o nome dele e vive na cidade de Campo Grande, a 260 km de Natal. "A mulher é a coisa mais perfeita que Deus deixou no mundo", diz ele, que fala com AUTORIDADE. Aos 56 anos quando ficou viuvo da primeira mulher, ja tinha 17 filhos. Seu Luis se casou então com Maria Francisca, que com 15 anos ja teve o primeiro filho e teve mais 17 filhos com o sertanejo.E é ai que a história começa a ficar diferente de tantas outras. Durante os períodos de gravidez de Maria Francisca, a irmã dela Oselita, foi viver na mesma casa para ajudar a cuidar as crianças. Roselita nã resistiu aos encantos do seu Luis e teve 15 fihos com ele.

lutara3

lutara2

Dona Francisca Maria, sogra de luis tinha chegado para ajudar as filhas, Maria Francisca e Oselita, na casa sem luz elétrica, nem camas, também foi levada para a rede do "sultão" .

lutara4

lutara5

O filho de seu Luiz com a sogra é Dimas, que ainda recebe todo o carinho da mãe, filho da sogra e ao mesmo tempo tio dos outros filhos. A filha mais nova do seu Luis tem 14 anos de idade. Foram 49 parteos normais em casa, com ajuda de parteiras e apenas um, o ultimo parto foi cesariana.

lutara6

lutara7

A alimentação da grande família era a base de feijão, batata, macacheira, tudo colhido nas roças do sítio onde os filhos acompanhavam o pai no trabalho a partir dos 10 anos de idade. 50 fihos oficiais, mas segundo revelação do sultão nordestino...."por fora, tem mais...." ! 20 dos 50 fihos oficiais morreram, os 30 sobreviventes deram mais de 100 netos.

lutara8

lutara9

lutara10

Parte da familia do seu Luis mora na cidade de Campo Grande. Os filhos e netos sempre visitam o patriarca. A história dele ja é cantada em verso e prosa na região:

lutara11

"É UM SULTÃO SERTANEJO QUE NUNCA SAIU DO MAPA,
FEZ CARINHO EM MULHER BONITA, CRIOU FILHO COM GARAPA,
TEM MAIS DE 50 FILHOS E NEM A SOGRA ESCAPAAAAA! "


Fonte: Programa Fantástico - https://www.youtube.com/watch?v=Wwr3y6gtwCI&t=192s