CURIOSIDADES

As Múmias de Venzone

muzen3Venzone é uma comuna italiana da região do Friuli-Venezia Giulia, província de Udine, com cerca de 2.297 habitantes. Estende-se por uma área de 54 km², tendo uma densidade populacional de 43 hab/km². Faz fronteira com Amaro, Bordano, Cavazzo Carnico, Gemona del Friuli, Lusevera, Moggio Udinese, Resia, Resiutta. Por muito tempo, os moradoras do vilarejo de Venzone, na Itália, ficaram perplexos com o que acontecia com corpos dos falecidos amigos e parentes. Os corpos colocados nos túmulos nunca se deterioravam por completo, e acabavam sendo mumificados Muito já foi estudado para tentar entender as razões do fenômeno que intrigou a região e os familiares dos mortos. A primeira múmia foi encontrada em 1647, quando os corpos foram remanejados. Os moradores desenterraram cerca de 40 corpos, ...

e ficaram assustados com a inexplicável conservação. Nos anos seguintes a esta descoberta, as múmias tornaram-se uma atração regional. A lenda diz que até mesmo Napoleão Bonaparte visitou Venzone para vê-las. De acordo com algumas histórias, familiares tinham o hábito de desenterrar seus parentes e leva-los para suas casas a fim de passar um tempo com eles para "matar a saudade".

muzen1

A razão para o estado de mumificação sempre foi uma incógnita. A ausência de respostas fez com a comunidade italiana recebesse inúmeros curiosos e especialistas para analisar os casos. A vila virou atração. Milhares de pessoas viajavam até o lugar só pra ver, de perto, as famosas múmias italianas. Uma coisa era certa: o processo de transformação era feito de forma natural. Ninguém mexia nos corpos. Porém, todo esse mistério foi desvendado recentemente. Especialistas descobriram a presença de um fungo chamado Hypha tombicina que vivia dentro das catacumbas e dos caixões.Esse fungo foi o responsável pela rápida desidratação dos corpos. Antes mesmo que eles entrassem em processo de decomposição.

muzen2

muzen5

muzen4

O misterioso caso das múmias foi desvendado. Mas o lugar nunca deixou de ser assustador. As múmias ainda estão em exposição. A comunidade pode até ser macabra, mas virou um verdadeiro ponto turístico na Itália. Atualmente, várias destas múmias estão expostas na cripta de San Michele.

Fonte: https://pt.wikipedia.org
           http://noticias.r7.com/
           http://www.assombrado.com.br/