CURIOSIDADES

Espanhóis produzem primeiro vinho azul do mundo

vinaz121/07/2015 - Sem tradição viticultora, seis jovens espanhóis inovam o mundo da enologia ao produzir o Gik, primeiro vinho de coloração azulada do mercado, feito com uvas brancas e tintas. O vinho demorou dois anos para ser desenvolvido, e os jovens tiveram ajuda de pesquisadores da Universidade do País Basco ...

e do departamento de pesquisa alimentar do governo basco no desenvolvimento do rótulo. O vinho base é criado a partir de uvas vermelhas e brancas e, logo em seguida, há a adição de antocianinas e pigmentos índigos (que dão a cor azul à bebida). Por fim, acrescentam-se adoçantes para suavizar o sabor do vinho. Seus fabricantes recomendam que o vinho seja servido frio, devido à sua doçura.

De acordo com o site oficial do Gik, a cor azul do vinho representa “movimento, inovação, mudança, fluidez e infinito”. A primeira remessa para venda será em lote promocional, com custo de 10 euros a garrafa, e o plano é produzir o Gik em diferentes vinícolas espanholas, de acordo com a demanda. O vinho tem 11,50% de teor alcoólico.


Este vinho azul é a sensação do verão europeu

vinaz2


28/06/2016 - Tinto, branco, rosé e agora azul. Sim, isso mesmo que você leu. Sucesso na Europa, um vinho batizado de GIK e da cor azul tem despertado a atenção daqueles que apreciam a bebida. Produzido na Espanha a partir da combinação de uvas vermelhas e brancas, o GIK não tem nenhuma denominação de origem, ou seja, é feito a partir de uvas colhidas em diferentes vinhedos da Espanha e da França. Já a cor azul obviamente não vem da união dessas uvas. Na verdade, a coloração se dá por meio da mistura de dois pigmentos orgânicos: o índigo e a antocianina.

Mas por que azul? A escolha da cor, de acordo com seus idealizadores, tem um apelo mais poético e está relacionada com a ideia de criar um produto totalmente inovador, divertido e com espírito jovem.

"Quando começamos a trabalhar neste projeto, nos deparamos com um livro chamado a "Estratégia do Oceano Azul". O livro explica por meio de analogias que existem oceanos vermelhos cheios de predadores que massacram suas presas, mas existem também oceanos da cor azul, ou seja, sem concorrência - onde os pequenos peixes podem nadar livremente", afirma o site do produto.

vinaz3

O GIK por ser azul e mais adocicado realmente não compete com os tradicionais vinhos europeus. A bebida demorou mais de dois anos para ser desenvolvida antes de ser lançada no mercado e contou com a parceria da University of the Basque Country and Food Tech. A bebida segue todas as normas de qualidade da União Europeia, não leva açúcar na sua composição, é vegana e possui teor alcoólico de 11,5%.

Fonte: http://revistaadega.uol.com.br
         http://exame.abril.com.br/