CURIOSIDADES

Ovelha preservada em uma turfeira

turf12014 - A turfeiras são regiões de vegetação que podem resultar em um ambiente muito peculiar. Em alguns casos essas turfeiras tem uma baixa concentração de oxigênio e uma elevada quantidade de ácidos tânicos, facilitando muito a conservação de corpos. Turfeira é um tipo de solo, feito de turfa. Fósseis são relativamente comuns em turfeiras.É formada pela deposição e decomposição de filídeos de esfagnos. São materiais orgânicos depositados sob o solo formando os organossolos. Estes solos apresentam alta concentração de carbono nos 40 cm superficiais quando não estão em contato lítico. São comumente encontrados em áreas sedimentares de varzeas, o qual dificulta a decomposição do material orgânico em função da saturação por água.

Além da água as baixas temperaturas, acidez e toxinas orgânicas, influenciam na decomposição e consequentemente na formação das turfas. Veja o que aconteceu com essa ovelha que caiu em uma poça de água em uma dessas turfeiras. A parte superior da ovelha, exposta ao ar, ficou praticamente toda decomposta sobrando apenas os ossos; enquanto que o corpo submerso tem uma aparência bem preservada:

turf2

Existem vários casos de corpos humanos encontrados nessas turfeiras, em um excelente estado de conservação. Um dos mais antigos data de mais de 8000 anos antes de Cristo (período mesolítico). A imagem abaixo é do ‘Homem de Tollund’, encontrado na 1950 na Dinamarca, com estimativa de ser do século IV a.C.

turf4

Fonte: Reddit
https://pt.wikipedia.org