CURIOSIDADES

Corpos Pedrificados em Exposição

vezuvio_2Uma exposição na Itália mostra os corpos de vítimas da erupção do vulcão Vesúvio sobre a cidade italiana de Pompéia no dia 24 de agosto de 79 d.C. A cidade e o povoado vizinho de Herculano forma cobertos por uma mistura de lava, pedras e cinzas. Estima-se que entre 10 mil e 25 mil pessoas tenham morrido após a erupção. História - Pompéia (Pompeia ou Pompeii) foi a cidade antiga do Império Romano, localizada na Itália, ...

que foi destruída pela erupção do vulcão Vesúvio  no ano 79 d.C. Pompéia, antes da derradeira tragédia, viveu anos de esplendor, entre 27 e 37 d.C. Teve influências das civilizações gregas  e estrucas. Pompéia possuia belos edíficios, era uma cidade fortemente urbanizada.

No ano de 62 d.C, Pompéia sofreu um terremoto que destruiu grande parte da cidade. Mas foi ano de 79 d.C, Pompéia ainda estava sendo reconstruída, quando o vulcão Vesúvio entrou em erupção e destruiu e sepultou a cidade debaixo de cinzas e lama; sendo descoberta somente no século XVI, quando as ruínas de Pompéia foram encontradas pelo arquiteto Domenico Fontana.Pompéia foi como que “congelada” no tempo. A quantidade de cinzas e rocha vulcânicas expelidas pelo Vesúvio foi tamanha que os residentes e os animais da cidade foram mortos instantaneamente. São essas figuras, formadas pelos restos dos corpos fossilizados e cobertos com gesso, que compõe a exposição aberta no Antiquário de Bocoreale, a cinco minutos de carro do sítio arqueológico de Pompéia.


Corpos


Os corpos petrificados pelas cinzas e a lama, mostram cenas da tragédia e a impotência da população diante da gigantesca nuvem de pedra e gases venenosos causadas pela erupção do vulcão Vesúvio, que sepultou a cidade romana. Alguns corpos revelam detalhes impressionantes. Em uma cabeça, é possível ver a dobra do lenço usado para proteger o rosto das cinzas. “Até agora, essas figuras estavam dispersas em Pompéia ou em outros museus ao redor do mundo”, disse Grete Stefani, a organizadora da exposição. “Elas nunca foram vistas juntas.”

 

 

corpos_5  corpos_1  corpos_6

 


Escavações


Os arqueólogos encontraram 1.150 corpos em Pompéia, mas muitos deles estavam danificados demais para serem preservados. Pelo menos um terço da cidade ainda não foi escavado. O processo de escavação e preservação dos corpos em gesso vem ocorrendo desde o século XIX.As autoridades decidiram realizar a exposição em parte por causa da falta de conhecimento sobre as figuras. “Muitos visitantes que vêm a Pompéia acreditam que se trata de esculturas, do trabalho de artistas”, disse Grete. “Mas eles são os restos de pessoas de verdade.”

 

 

corpos_2  corpos_3

 

Fonte: Terra notícias
           http://bethccruz.blogspot.com/2009/