CIÊNCIA E TECNOLOGIA

China inaugura primeira agência bancária operada inteiramente por robôs

roboban108/04/2019 - Um banco chinês acaba de abrir uma filial operada inteiramente por robôs. Localizada em Xangai, a nova agência do China Construction Bank (CCB) conta com recepcionistas humanoides simpáticos, caixas automáticos inteligentes e tecnologias de reconhecimento facial para atender os visitantes. Logo que entram na filial, os clientes são atendidos por um humanoide que responde educadamente todas as perguntas formuladas.

Equipado com inteligência artificial, o robô de aparência amigável combina tecnologias de reconhecimento facial e reconhecimento de voz para orientar os visitantes.

Uma agência bancária operada inteiramente por robôs

roboban topo

roboban3

A nova agência bancária do CCB é também equipada com caixas automáticos inteligentes. Em síntese, os caixas capazes de desempenhar uma gama de serviços aos clientes. Dentre eles: abertura de conta-corrente, transferência de valores, câmbio de dinheiro e aplicação em investimentos. E se clientes que não se sentem confortáveis em ser atendidos por robôs? Em síntese, o banco disponibiliza salas privativas para viabilizar o atendimento humano. Mas como, se a agência não possui qualquer funcionário “em carne e osso”? Bem, aí a conversa com os gerentes de relacionamento acontece por videoconferência.

Leia também - Conheça alguns ataques em computadores que nunca ouviu falar

A nova filial servirá como um ótimo campo de testes para conhecer a opinião dos visitantes. Os diretores do CCB estão plenamente confiantes de que agências robotizados poderão ser eficientes na resolução de demandas repetidas e padronizadas – demandas essas da esmagadora maioria de seus clientes. O CCB é o segundo maior banco da China – ficando atrás do Banco Industrial e Comercial da China – e tem 360 filiais espalhadas pela cidade de Xangai. As agências são equipadas com máquinas inteligentes e compostas por um número de reduzido de funcionários. Essa, porém, é a primeira filial totalmente operada por robôs.

roboban2

Fonte: https://futuroexponencial.com/