CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Luzes de led "inteligentes" urbanas podem estar secretamente espionando você

luledin116/03/2018 - Em resumo: Você se sentiria seguro sabendo que as lâmpadas da rua em que você caminha para casa estão equipadas com câmeras escondidas? As organizações da sociedade civil temem que isso esteja acontecendo. As luzes de rua são projetadas para facilitar a vida urbana, mas também deixá-la mais segura. Iluminando sua caminhada até sua casa ou atravessando o parque, as luzes da rua são reconfortantes, impedindo ou não, o crime.  As lâmpadas LED de última geração que estão substituindo progressivamente os modelos antigos e ...

reluzentes em várias cidades americanas podem ser um desenvolvimento bem-vindo à medida que melhoram a eficiência energética da rede.

Leia também - Técnicas para aumentar a audiência do seu site

No entanto, a propagação de uma nova geração de luzes da rua também pode ter outras consequências menos simpáticas, incluindo um aumento na vigilância eletrônica furtiva. As luzes LED que salpicam as ruas de cidades como Baltimore, San Diego, Kansas City entre muitos outros não são projetadas para vigilância. Mas as formas em que estão posicionados e conectados tornam-no um alvo ideal para conectar câmeras, microfones e outros dispositivos. Isso não é apenas um risco, tampouco, câmeras ocultas já foram encontradas nesses dispositivos de iluminação anteriormente.

As luzes LED primeiro vieram para o Aeroporto Internacional Newark Liberty e os shoppings dos EUA em 2014. Logo depois, a União Americana de Liberdades Civis (ACLU) e os membros da comunidade descobriram que câmeras ocultas haviam sido instaladas em muitas dessas luzes. Alguns desses equipamentos foram equipados com microfones. Chad Marlow, do conselho de advocacia e política da ACLU, expressou suas preocupações com o City Lab: “Eu acho que, em vez de chamá-los de lâmpadas inteligentes em cidades inteligentes, eu chamaria de lâmpadas de vigilância em cidades de vigilância. Isso é mais preciso.”

Em muitas cidades dos EUA, é legal instalar esses dispositivos de vigilância nas luzes sem sequer alertar os residentes. A cidade de Portland está adotando 6.100 novas luzes LED em um esforço para ser mais eficientes em termos de energia e conscientes do meio ambiente. No entanto, enquanto a administração local assegura que não vai colocar câmeras nas luzes ainda, isso pode ocorrer legalmente a qualquer momento sem que os residentes sejam conscientizados.

Leia também - Caça Chinês J-20 vai superar caças americanos de quarta geração, segundo piloto veterano

Câmeras de vigilância dentro de lojas ou edifícios e áreas de alto risco não são novidades. Mas geralmente, podemos ver essas câmeras e estamos muito conscientes de onde elas estão. Embora as cidades possam apenas precisar desse nível adicional de vigilância em áreas com maiores taxas de criminalidade, as medidas serão inevitavelmente vistas como uma invasão da privacidade. Além disso, enquanto os órgãos públicos podem ser os responsáveis ??pela instalação e operação de câmeras, que podem mudar se a rede de vigilância nova e densa for pirateada ou equipada com equipamentos não oficiais.

Fonte: Futurism