CIÊNCIA E TECNOLOGIA

A IA esta eliminando postos de serviço em algumas empresas

AAAVAWSS02/03/2018 - A Inteligência artificial (IA) não está levando todos os empregos, mas está deslocando algumas pessoas. Em uma pesquisa da Infosys de janeiro de 2018 sobre executivos e tomadores de decisão de TI em todo o mundo, cerca de dois em cinco entrevistados disseram que sua empresa eliminou empregos que se tornaram redundantes após a adoção da IA. E aproximadamente 70% dos entrevistados relataram que os funcionários de suas empresas estão preocupados com o fato de serem substituídos por ela. Em uma nota menos distópica, cerca de metade dos entrevistados disseram que a inteligência artificial está tornando as pessoas mais eficientes em seus empregos. Da mesma forma, quase ...

metade dos entrevistados informaram que ela está liberando o tempo das pessoas ao automatizar tarefas rotineiras.

Leia também - Virtuix Omni - Um senso se Imersão SEM PRECEDENTES !!!

A maioria dos entrevistados indicou que, quando a IA é aplicada a uma tarefa, é mais eficiente e produtiva do que os humanos. Entre os pesquisados, 45% disseram que as ferramentas de IA são significativamente mais precisas do que os humanos que fazem o mesmo trabalho. Os entrevistados da Índia foram os mais otimistas sobre a AI.

É bem possível que esse medo da IA seja superada. Mas as pessoas estão tendo uma verdadeira ansiedade ao ver seus empregos substituídos por robôs. Em uma recente pesquisa da Gallup, 73% dos consumidores dos EUA disseram que antecipam que a IA eliminará mais empregos do que criou. A pesquisa da Infosys provavelmente não vai prejudicar esses medos, nem a insistência dos executivos da empresa de tecnologia que dizem que a IA aumentará a força de trabalho. A interrupção tecnológica não é um jogo de soma zero, por isso geralmente é sensato ter cautela antes de generalizar as descobertas de um único estudo sobre IA.

Um artigo no MIT Sloan Management Review afirma que ela criará novos empregos uma vez que o surgimento da tecnologia levará a novas posições para pessoas que se especializam em treinamento e operação tecnológica. Um relatório da Gartner estima que a inteligência artificial criará 2,3 milhões de empregos até 2020, ao mesmo tempo em que elimina apenas 1,8 milhão de empregos. O impacto que ela terá no mercado de trabalho continua a ser especulativo. O que é mais claro é que as empresas estão cada vez mais jogando dinheiro na IA, particularmente no setor de tecnologia de marketing, onde grandes empresas como a Salesforce, IBM, Oracle e Nielsen investiram nela.

De acordo com uma pesquisa realizada em agosto de 2017 pelos principais agentes de informação do mundo por parte da Dynatrace, 83% das empresas com mais de 1.000 funcionários usam ou planejam usar AI no próximo ano.


Robôs e IA assumirão primeiro esses três nichos médico

iarti2


01/09/2017 - Não estranhamos mais à robótica no campo médico. A cirurgia assistida por robô está se tornando cada vez mais comum. Muitos programas de treinamento estão começando a incluir cenários de realidade robótica e virtual para fornecer treinamento prático para estudantes sem colocar os pacientes em risco.

Leia também - A ameaçadora atração que a mulher fértil exerce

Com todos esses avanços na robótica médica, três nichos destacam-se acima do resto: cirurgia, imagem médica e descoberta de drogas. Como a robótica já começou a exercer sua influência sobre essas práticas e como elas as mudarão para sempre?

CIRURGIA ASSISTIDA POR ROBÔ

A cirurgia assistida por robôs foi documentada pela primeira vez em 1985, quando foi utilizada para uma biópsia neurocirúrgica. Isso levou ao uso da robótica em várias cirurgias similares, tanto as operações laparoscópicas quanto as tradicionais. A FDA não aprovou ferramentas de cirurgia robótica até 2000, quando o sistema de cirurgia da Vinci atingiu o mercado. Nanorobôs irão plugar nosso cérebro na internet em 2030, e muito mais

Espera-se que o mercado de cirurgia assistida por robô cresça de forma constante em 2023 e potencialmente além. A única coisa que pode prejudicar esse crescimento é o custo do equipamento. O investimento inicial pode impedir que pequenas práticas adquiram os dispositivos necessários.

IMAGEM MÉDICA

A chave para a imagem médica bem sucedida não é o próprio equipamento. É poder interpretar a informação nas imagens. As imagens médicas são alguns dos dados mais densos em informações no campo médico e podem revelar muito mais do que uma inspeção visual básica. Robótica e, mais especificamente, programas de inteligência artificial como o IBM Watson podem ajudar a interpretar essas imagens de forma mais eficiente e precisa. Ao permitir que uma IA ou programa de aprendizagem de máquinas básicas estude as imagens médicas, os pesquisadores podem encontrar padrões e fazer diagnósticos mais precisos do que nunca.

DESCOBERTA DE DROGAS

A descoberta de medicamentos é um processo longo e muitas vezes tedioso que inclui anos de testes e avaliações. Inteligência artificial, aprendizagem mecânica e algoritmos preditivos podem ajudar a acelerar esse sistema. Imagine se os pesquisadores pudessem inserir o tipo de medicamento que eles estão tentando fazer e o tipo de sintomas que eles estão tentando tratar em um computador e deixá-lo fazer o resto. Com a robótica, algum dia pode ser possível. Esta não é uma solução perfeita ainda, esses sistemas exigem enormes quantidades de dados antes que eles possam começar a tomar decisões ou previsões. Ao alimentar dados na nuvem onde esses programas podem acessá-lo, os pesquisadores podem dar os primeiros passos para a criação de um banco de dados funcional.

Outro benefício desses programas de IA é que eles podem ver conexões que os humanos jamais teriam pensado. As pessoas podem fazer esses saltos, mas as chances são muito menores, e isso demora muito mais se isso acontecer. Simplificando, não somos capazes de processar a enorme quantidade de dados que os computadores podem processar.

Leia também - Teoria das Janelas Quebradas

Este não é um campo em que nos estamos preocupando com robôs roubando empregos. Como os robôs ganharão sua confiança Muito pelo contrário, de fato, queremos que os robôs se tornem ferramentas comumente usadas que podem ajudar a melhorar o atendimento ao paciente e os resultados cirúrgicos.

Um cirurgião humano pode ter intuição, mas nunca terá a firmeza que um par de mãos robóticas podem fornecer ou as capacidades de processamento de dados de um algoritmo de aprendizagem de máquinas. Se os deixarmos, essas ferramentas poderiam mudar a maneira como olhamos para o medicamento.


Fonte: emarketer.com
           Singularity Hub