CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Primeiro policial robô do mundo começa a operar em Dubai

robol325 de maio de 2017 - O futuro chegou! Bem, pelo menos o Robocop – O Policial do Futuro chegou. Talvez não seja da maneira como imaginávamos pelos filmes, mas chegou. O primeiro policial robô do mundo acaba de ir para campo em Dubai. Esse é só o começo do plano dos Emirados Árabes de ter 25% da frota policial como robôs até 2030. Isso mesmo, são 13 anos para colocar diversos destes robôs em operação. O robô foi apresentado na Gulf Information Security Expo and Conference (GISEC) ontem (24) e hoje (25) ele já está nas ruas da cidade. Khalid Nasser Al Razzouqi, o diretor da divisão de serviços inteligentes da policia de Dubai, falou sobre a nova frota ao jornal Khaleej Times: Nosso objetivo é ajudar as pessoas nas ruas e nos shoppings;

o Robocop é a última adição inteligente ao nosso departamento e ele foi desenhado para nos ajudar a combater o crime, deixar a cidade segura e elevar a felicidade do povo. O lançamento do primeiro robô policial do mundo significa uma grande marca para os Emirados e é um passo a mais para realizar a objetivo de Dubai ser líder global em tecnologias inteligentes para a cidade.

robol1

O Robocop foi apelidado como uma homenagem ao filme de Paul Verhoeven, tem 1,7 metros de altura e pesa aproximadamente 100kg. Ele tem uma tela touchscreen no peito para que as pessoas possam reportar crimes e pagar multas. A tecnologia cognitiva usada no Robocop foi provida em parte pelo Google e parte pelo IBM Watson. A empresa que fabrica o robô diz que ele reconhece faces de criminosos e tem a habilidade de detectar as emoções das pessoas.

Guarda futurista

robol2a

Leia também - Oxitocina, o hormônio da felicidade e da fidelidade

Desenvolvido pela polícia de Dubai utilizando tanto o Watson, plataforma de inteligência artificial da IBM, quanto tecnologias da Google, o policial robô possui em seu corpo um tablet que pode ser usado pelos cidadãos para registrar crimes, que serão reportados imediatamente para o departamento de polícia via internet. O Brigadeiro Abdullah Bin Sultan, diretor do Future Shaping Center da Polícia de Dubai, disse: "Estamos procurando ter mais robôs no futuro para lidar com policiamento. Até 2030, estamos ansiosos para ter 25% da força policial total na forma de robôs". Inicialmente, os policiais robôs não estão programados para lidar com crimes mais perigosos, mas sim para realizar tarefas mais simples, liberando os policiais humanos para coisas mais complicadas.


Fonte: https://jovemnerd.com.br
           http://www.khaleejtimes.com