14 Armas terríveis e desumanas proibidas nas guerras

argue12016 - 1. Armadilhas: Estas armadilhas podem parecer ultrapassadas, mas elas foram usadas na Segunda Guerra Mundial e na Guerra do Vietnã. Para poder confrontar o poderio bélico americano e ganhar a guerra os vietnamitas tiveram que se valer de táticas de guerrilhas e muitas armadilhas soltas pela floresta que se não matava o inimigo, no mínimo o dilacerava a ponto de ter que mandar o soldado de volta para casa. Dependendo de como caísse na armadilha, levar um tiro seria ter melhor sorte.

2. Gás Mostarda

argue2

Este gás amarelo letal foi utilizado de forma eficiente na frente Ocidental na Primeira Guerra Mundial para limpar trincheiras. Ele derrete os pulmões das pessoas quando inalado. A ingestão do gás irrita mucosas e membranas, causando ardência, grandes bolhas e queimaduras internas. Se a quantidade de gás for grande, afeta todo o sistema digestivo. Os sintomas aparecem após 24 horas. Por se misturar com gordura, o agente é facilmente absorvido pelo organismo, e ainda é capaz de atravessar roupas.

3. Bombas Radioativas

argue3

Quando falamos em bomba radioativa, referimo-nos às bombas nucleares, atômicas etc., não importa o termo usado, o que importa é entender o que se passa no interior desses dispositivos. A força destrutiva de uma bomba está na radiação ionizante do material contido nela. Tal radiação provém de isótopos radioativos, que nada mais são que átomos simples que se degradam com o tempo. No contato com a radiação pode ocorrer tanto a quebra da fita de DNA como uma mutação na mesma. Ambos os efeitos são prejudiciais, pois o dano em muitas células implica no aparecimento de várias doenças. O câncer é um triste exemplo de enfermidade causada pela mutação em células.

4. Armas Biológicas

argue4

Infectar inimigos com doenças mortais é um dos mais antigos truques, e elas sempre se espalham para a população em geral. As armas biológicas são as mais temidas na atualidade, pois são capazes de devastar várias sociedades contaminando a água, o ar, a terra e os alimentos. São feitas a partir de toxinas, bactérias, vírus, fungos ou outros microorganismos que são fabricados em laboratório e prejudicam a saúde do homem. Tais agentes patológicos ao serem inalados, ingeridos e acesso por meio das vias cutâneas conseguem agir rapidamente no organismo tornando-se extremamente letal. Inicialmente os indivíduos sentem os mesmos sintomas da gripe, porém após um rápido tempo começam a sentir dores pelo corpo, irritação da garganta, tosse, catarro e manchas sobre a pele.

5. Gás Asfixiante

argue5

Uma das armas mais destrutivas conhecidas pelo homem é o gás asfixiante, ele destrói o sistema nervoso. Os gases asfixiantes podem ser simples ou químicos. Dá-se o nome de asfixiantes simples àqueles que não atuam diretamente sobre o organismo, mas tomam o lugar do oxigênio no pulmão. Portanto, se houver oxigênio no ar em quantidade suficiente para manter a vida humana, a presença do gás asfixiante simples não causa asfixia e para que surjam os primeiros sintomas é necessário reduzir apreciavelmente a concentração do oxigênio; para isso, a concentração do asfixiante simples deve atingir pelo menos 33% na mistura do ar. Exemplos de asfixiantes simples: gás carbônico, metano, etano, butano, acetileno, óxido nitroso, etc.

6. Spray de Pimenta

argue6

São permitidos para uso em auto-defesa (civil), mas não em uma guerra. Spray de pimenta, gás pimenta ou gás OC (de Oleorresina Capsicum) é um gás lacrimogêneo (composto químico que irrita os olhos e causa lacrimejo, dor e mesmo cegueira temporária), geralmente usado por forças de segurança para controle de distúrbios civis ou em alguns países para defesa pessoal.Geralmente é obtida com o extrato de pimenta natural e acondicionada em sprays ou bombas de efeito moral. Atua nas mucosas dos olhos, nariz e da boca, causando irritação, ardor e sensação de pânico. O seu componente ativo é a oleorresina das plantas do gênero Capsicum - a capsaicina, obtida da pele da semente e que, no organismo dos pássaros funciona como um anestésico natural, enquanto que nos humanos causa o ardor. Na fabricação do gás, a capsaicina é misturada a uma espécie de óleo sintético, para dificultar a remoção do produto. Por isso, inútil que a vítima lave a área atingida com água. É um agente de baixo grau de periculosidade mas pode causar a morte em casos raros. A União das Liberdades Civis Americanas afirma ter documentado 40 mortes pelo uso de sprays de gás pimenta.

7. Minas Terrestres Que Explodem Imediatamente

argue7

Uma mina terrestre é um engenho explosivo que é activado por uma pessoa ou um veículo ou deflagrado à distância através de um fio eléctrico ou um sinal de rádio. A maior parte das minas são colocadas sobre o solo ou enterradas. Fabricadas normalmente com materiais duradouros como plástico, baquelite, betão, vidro ou metal, as minas destinam-se a sobreviver aos efeitos do tempo, do clima e das estações. A sua finalidade é inutilizar e imobilizar veículos ou matar pessoas.

8. Gás Lacrimogêneo

argue8

Gás lacrimogêneo ou gás lacrimogéneo é o nome genérico dado a vários tipos de substâncias irritantes da pele, dos olhos e das vias respiratórias, tais como o brometo de benzila, ou o gás CS (clorobenzilideno malononitrilo). Ao estimular os nervos da córnea, esses gases causam, de imediato, lacrimação, dor e até mesmo cegueira temporária. Além disso, podem causar quadros graves de alergia respiratória, tanto aos atacantes como às vítimas, podendo levar à morte. Nesse sentido, seu uso tem sido contestado por especialistas e grupos defensores de direitos humanos, que também apontam a relação próxima entre algumas indústrias coligadas com as forças armadas e de segurança dos governos, que permitem a generalização do uso do gás como arma preferencial na repressão aos movimentos de rua desde os anos 1960. Classificado como arma química, o seu uso foi banido pela Convenção de Armas Químicas de 1993, considerando-se a letalidade do gás quando em alta concentração. Muitas bombas de gás lacrimogêneo vem com avisos como: "PERIGO: Não dispare diretamente contra uma pessoa. Pode causar graves lesões ou morte." Mesmo assim, elas são costumeira e indiscriminadamente usadas para manutenção da ordem interna pelas polícias de muitos países, sobretudo para conter ou reprimir manifestações de massa.

9. Munição Envenenada

argue9

Sobreviver a um tiro já é bastante difícil, mas usar balas envenenadas é uma maneira de garantir mortes.

10. Gás Fosgênio

argue10

Fosgênio é um composto organoclorado formulado em {\displaystyle {\ce {COCl2}}} {\displaystyle {\ce {COCl2}}}, tóxico e corrosivo. é um gás branco quando puro e em temperatura ambiente, possui um cheiro de feno mofado, fosgênio pertence a família dos agentes de choque, agentes de choque são conhecidos por causar irritação severa ao nariz, garganta, olhos e o trato respiratório, o que causa em excesso de fluidos, estes fluidos acabam então por causar o sufocamento, mesmo sendo dito fosgênio não é um agente de sangue mas é classificado por sua natureza de cancelar o fornecimento de oxigênio que provem da respiração, agentes similares a fosgênio, são, Dióxido de nitrogênio, Cloro, Bromo, oxido nítrico e Difosgenio.

11. Raios Laser

argue11

O raio laser é um tipo de radiação eletromagnética visível ao olho humano. Laser é uma palavra que é formada a partir das palavras light amplification by stimulated emission of radiation, que juntas significam “amplificação da luz por emissão estimulada por radiação”. O laser possui características especiais como, por exemplo, ela ser monocromática, coerente e colimada, além de ter larga aplicação tecnológica e científica que vem se expandindo cada dia mais. Feixes de raio laser não são exatamente usados para cortar as pessoas no meio, mas eles podem cegá-las, por isso são proibidos.

12. Lança-chamas

argue12

Um lança-chamas é um aparelho mecânico desenhado para projetar uma chama longa e controlável, ou, literalmente, lançar chamas. Alguns gêneros, incluindo os lança-chamas militares mais comuns, projetam um líquido inflamável, enquanto outros, projetam um gás inflamável. É utilizado pelas forças militares e por civis que precisem de uma chama controlada, tais como, na agricultura ou no combate a incêndios. Muitos lança-chamas, não militares, não utilizam um líquido inflamável, mas em vez disso, um gás inflamável de alta pressão, tais como, gás propano ou gás natural; que são considerados mais seguros para utilização agrícola, industrial.Embora não sejam exatamente proibidos completamente nas guerras, eles estão proibidos de serem usados em áreas habitadas.

13. Gasolina Gelatinosa

argue13

A substância é formulada para queimar a uma taxa específica e aderir aos materiais. O napalm é misturado com a gasolina gélida (ou gelatinosa) em diferentes proporções para alcançar este objetivo. ... Na Segunda Guerra Mundial, as Forças aliadas bombardearam cidades do Japão com bombas incendiárias feitas com napalm. Assim como o lança-chamas, a gasolina gelatinosa só pode ser usada contra soldados, não civis.

14. Minas de Plástico

argue14

Outra lei considerando minas terrestres é que elas são permitidas se os estilhaços puderem ser detectados por Raios-X.


Fonte: http://www.sedentario.org
           https://mundoestranho.abril.com.br
           mundoeducacao.bol.uol.com.br
           http://www.geocities.ws
           https://pt.wikipedia.org
           http://www.unric.org

Compartilhe

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Translate

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Precisando de um notebook novo?
LNVACE10

Curta nossa página

Mundo

Publicidade