CIÊNCIA E TECNOLOGIA

BMW cria carro que estaciona por controle remoto

carcontro120/04/2015 - A próxima geração dos carros de luxo da BMW virá com várias funcionalidades inteligentes, incluindo a possibilidade de dirigir um pouco sem qualquer intervenção humana. Sem ao menos ter uma pessoa sentada no banco, aliás. O controle será feito pela nova chave da BMW, que na verdade é um aparelho parecido com um chaveiro que tem tela sensível ao toque de LCD. Outros veículos da marca já podem fazer pequenos movimentos de forma autônoma, mas será a primeira vez que o motorista sequer precisará estar sentado ao volante. A Série 7 também contará com um recurso de controle por gestos.

carcontro2

carcontro3

carcontro4

carcontro5

Caso receba uma ligação, por exemplo, o motorista só precisa fazer um sinal específico para atender ou recusar. Ainda não se sabe quanto esses modelos custarão, mas na linha de 2015 havia carro por até US$ 130 mil.

 

Sistema do BMW i3 dispensa motorista ao estacionar

carcontro7


16/12/2014 - Que tal um carro que encontra uma vaga, estaciona por si próprio e depois retorna a você, sem ao menos ter um motorista a bordo? Pois a BMW desenvolveu um sistema de estacionamento 100% automático e o exibirá na Consumer Electronics Show (CES) em Las Vegas, nos EUA, de 6 a 9 de janeiro, aplicado ao compacto elétrico i3. O Remote Valet Parking Assistant, ou assistente remoto de estacionamento, permite ao condutor sair do carro na entrada do local e acionar o sistema por um relógio inteligente. O BMW então roda em busca de uma vaga e, ao encontrá-la, efetua a manobra necessária para estacionar. Na hora de sair, basta ao motorista acionar o relógio para que o carro vá a seu encontro.

carcontro6a

O carro usa quatro sensores a laser que detectam qualquer obstáculo ao redor, tanto do edifício quanto veículos mal estacionados, por exemplo. Quando o motorista está no comando, o sistema o alerta e aciona os freios se ele não tomar a medida necessária para evitar a colisão. A BMW dispensou o uso de navegação por GPS para o sistema de estacionamento, pois sua eficácia costuma ser baixa dentro de edifícios. Acredita-se que o dispositivo será aplicado à próxima geração do sedã Série 7, em 2016.


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/
           http://bestcars.uol.com.br