CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Maria-leque-do-sudeste

maleque1A Maria-leque-do-sudeste (Onychorhynchus swainsoni) é uma ave passeriforme da família Onychorhynchidae. É conhecida pela sua espectacular mas raramente vista crista colorida. Uma vez que esta é geralmente mantida na posição horizontal e raramente exibida. Apresenta uma coloração escarlate, preto e azul nos machos e alaranjada nas fêmeas. Com seu bico chato em forma de pinça, captura insectos alados dotados de grandes asas tais como borboletas e libélulas ....

ou perigosos insectos dotados de ferrões venenosos, como certos abelhões e vespas. Habita nas florestas em declínio do sudeste do Brasil, nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Mede entre 16 a 17,5 cm de comprimento e pesa entre 13 a 21 gramas.

maleque2

meleque3

Constrói um ninho em forma de bolsa que mede de 0,6 a 2,0 metros de comprimento, com musgo, folhas secas, e outras fibras vegetais. Esses ninhos longos são tecidos na extremidade de galhos finos em bordas de encostas íngremes ou sobre córregos no interior de matas.

{youtube}d5vd4LjsvYA{/youtube}


Fonte: http://www.arkive.org/
           http://www.wikiaves.com.br