CIÊNCIA E TECNOLOGIA

UBER E NASA: Parceria para colocar taxis voadores até 2020

ubernas topo08/11/2017, por Lucas Carvalho - O projeto de táxis voadores da Uber não é novidade - tanto que a empresa já tem parceria até com a Embraer, no Brasil, para trazer essa tecnologia para cá num futuro ainda um pouco distante. Entretanto, a companhia anunciou mais informações sobre o projeto nesta quarta-feira, 8. A principal novidade é a parceria que a Uber firmou com a Agência Espacial dos EUA, a Nasa, como divulgou o The Verge. O órgão deve ajudar a Uber a desenvolver sistemas de controle de tráfego aéreo para monitorar a circulação dos táxis voadores ...

planejados pela empresa. Além disso, a lista de cidades em que o projeto (chamado de "Elevate") deve ser testado a partir de 2020 ganhou um novo nome: a populosa Los Angeles se junta a Dubai e Dallas-Fort Worth como áreas de testes do novo programa. A Uber também divulgou um vídeo que mostra o conceito por trás dos seus táxis voadores: aeronaves pequenas, de transporte coletivo, que circulam em baixa altitude, totalmente autônomas, elétricas e capazes de pousar e decolar verticalmente.

ubernas1

ubernas2

ubernas3

Os planos são de lançar um serviço chamado UberAIR em Los Angeles já em 2020. Jeff Holden, responsável pela divisão de produtos da Uber, divulgou inclusive um vídeo de teaser que mostra os primeiros conceitos de como tudo deve funcionar. Ao que tudo indica, os veículos voadores serviriam como substitutos para os helicópteros, sendo menos barulhentos, perigosos e caros para voar em distâncias relativamente curtas e ambientes urbanos.

ubernas4

ubernas5

ubernas6

A frota da UberAIR, por sua vez, vai ser totalmente elétrica e poderá voar mesmo se algum componente individual falhar. A ideia é que os valores sejam parecidos com os praticados pelo Uber X e que, em algum momento, voar seja mais barato do que ser proprietário de um carro.

ubernas7

ubernas8

ubernas9

ubernas10

ubernas11

 

Além de Los Angeles, Dallas também está no escopo da Uber para o projeto e, fora dos Estados Unidos, Dubai deve ser a primeira cidade a receber os veículos voadores. A Uber não é a única empresa com planos de colocar carros voadores no mundo real. Ao menos outros 19 nomes, incluindo Boeing e Airbus, além da startup Kitty Hawk, do fundador do Google, Larry Page, também trabalham em projetos semelhantes.


Fonte: https://olhardigital.com.br
           https://www.tecmundo.com.br