CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Rússia revela imagem do "satã 2", o maior míssil nuclear de sua história

missir 226/10/2016 - Uma empresa russa de design de mísseis revelou nesta quarta-feira (26) a primeira imagem de um novo míssil termonuclear russo que teria a capacidade de destruir uma área do tamanho da França ou do Texas.Arma russa pesa cerca de 100 toneladas e foi designada para substituir seu antecessor, R-36M Voyevoda. Apelidado de “Satan 2”, a produção do míssil já havia sido divulgada pela agência estatal russa em maio deste ano. O contrato de produção do míssil foi assinado em 2011 pelo Ministério da Defesa da Rússia e deve integrar as forças do país a partir de 2018. O ministro de defesa russo, Turi Borsiov, afirmou à agência estatal “TASS” que o “Satan 2” pode destruir alvos no polo norte e sul e teria um alcance que ...

excede 11,000 quilômetros. A arma russa pesa cerca de 100 toneladas e foi designada para substituir seu antecessor, R-36M Voyevoda, conhecido como Satan, desenvolvido pela União Soviética durante a Guerra Fria. Em nota, a agência russa afirmou o “Sarmat é designado para promover estratégias para as forças russas que garantam a eficiência de suas tarefas nucleares”.

O anúncio veio em meio à tensão entre a Rússia e os EUA. Washington acusa Moscou de invadir os servidores do partido Democrata preparando uma operação de ciberataque contra o país. Com o aumento da movimentação militar russa, países que fazem parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) se posicionam em defesa dos países fronteiriços a Moscou.

Tensões militares

No início deste mês, a Rússia suspendeu todos acordos bilaterais com os EUA depois que ambos países divergiram sobre bombardeios em Aleppo, na Síria. O Pentágono acusa Moscou e o ditador sírio, Bashar al Assad, de coordenarem bombardeio a um comboio humanitário no fim de setembro.

Guerra Fria Parte 2?

missir 1

De acordo com Nathaniel Mott, do portal Inverse, os EUA também têm um míssil balístico intercontinental de longo alcance em seu arsenal, o Boeing SM-80/LGM-30 — também conhecido como Minuteman. Ele teria uma autonomia de 13 mil quilômetros, ou seja, superior à do Satan 2, embora o míssil russo tenha uma maior capacidade de carga e seja equipado com sistemas de controle mais avançados.

Ademais, apesar de o novo míssil estar deixando todo mundo alarmado, não há motivo para pânico — bem, isso segundo Mott! Conforme disse, embora o Satan 2 possa transportar uma grande quantidade de ogivas nucleares e percorrer grandes distâncias, ele não pode fazer as duas coisas ao mesmo tempo, o que significa que, em teoria, o dispositivo não seria capaz de apagar o Texas do mapa com um ataque nuclear. Ainda segundo Mott, o míssil russo parece tão assustador porque o arsenal nuclear dos demais países não passou por nenhuma atualização significativa nas últimas décadas — tanto que os EUA continuam usando um sistema baseado em disquetes para controlar suas bombas! Disquetes, gente...

Em uma declaração recente, Vladimir Putin disse acreditar que a capacidade nuclear da Rússia estava sendo ameaçada pela política internacional agressiva dos EUA, que vem interferindo no equilíbrio geoestratégico de poder que se havia estabelecido no mundo. Segundo Putin, as medidas são uma mera resposta às ações norte-americanas, e seu objetivo é o de garantir a segurança de seu país.

Para os cidadãos das demais nações (pacíficas e felizes) do mundo, vamos nos unir na torcida para que essa aparente Guerra Fria Parte 2 não aconteça. Mas, se ela for inevitável, tomara que ela termine como a primeira — e não com uma hecatombe nuclear! De acordo com Loz Blain, do Gizmag, originalmente, o Satan 2 deveria ser apresentado só em 2020, mas o prazo foi alterado para 2018. Além disso, segundo Loz, algumas fontes apontaram que a Rússia espera que o novo míssil faça parte de praticamente todos os arsenais que o país mantém em bases militares terrestres até 2021.


Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br
           http://newatlas.com
           https://www.inverse.com