CIÊNCIA E TECNOLOGIA

O dinheiro mais moderno do mundo é da Austrália

cedudi113/09/2016 - Lembra-se de quando o Banco Central criou aquelas notas de R$10,00 de plástico em comemoração aos 500 anos da chegada dos portugueses ao Brasil? Uma das coisas que tornaram difícil manter esse dinheiro em circulação foi o alto custo de produção. Entre outras coisas, a tecnologia de fabricação foi toda importada da Austrália, onde o dinheiro de plástico está em circulação desde 1988. Pois os australianos não pararam por aí nas inovações monetárias: o Reserve Bank of Australia anunciou as novas notas de 5 dólares australianos, e elas parecem saídas de uma série de ficção científica. Foram feitas algumas mudanças no visual, como um novo desenho da Rainha Elizabeth, agora na idade que ela tem atualmente, e a adição de dois pássaros da fauna australiana.

Mas o que impressiona mesmo são as tecnologias implementadas para dificultar a falsificação. Além da faixa transparente no meio, a cédula é cheia de elementos que mudam de cor dependendo do ângulo de visão. Um dos pássaros até parece estar voando quando você mexe a nota.

cedudi2 cedudi3

cedudi4 cedudi5

cedudi7

cedudi6

A implementação das novas notas vai acontecer aos poucos e ainda não há previsão para a retirada do dinheiro antigo do mercado. Os trabalhos também já começaram na nota de 10 dólares australianos, que terá sua versão reformulada anunciada em 2017.


Fonte: http://www.portalrg.com.br/