CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Robô humanóide Titan da Cyberstein

rotec12012 - Robô de 2,4 m de altura é controlado de modo remoto para interagir com o público. A Cyberstein Robots Ltd vem desenvolvendo, desde 1999, uma linha de robôs controlados remotamente e que podem participar de eventos públicos, especialmente na divulgação de tecnologia. Os modelos atuais Titan Mk4 e Mk5 ainda dependem do operador remoto, mas a companhia espera que os modelos Mk6 e/ou Mk7 sejam completamente autônomos e independentes de um controle humano direto e em tempo real. No modelo atual, o robô depende das informações captadas a partir do meio ambiente e transmitidas ao operador. O modelo Titan Mk5 possui vários sensores e uma câmera 3D colocada na proximidade de um espectrômetro. Este último fica localizado ...

atrás de um espelho dicróico, implantado no peito do robô. Dessa maneira, é possível identificar variações de cores e sombras, permitindo ao robô, por exemplo, verificar se alguém está vestindo roupas vermelhas ou azuis. De qualquer forma, a resposta final ainda depende do orientador humano que controla os movimentos do robô.

rotec2 rotec3

rotec4

O Titan Mk5 pode reproduzir exatamente os movimentos, a marcha e os gestos do orientador, mas não pode levantar pesos, pois não possui sensores ou dinamômetros para graduar a intensidade da força a realizar. O robô Titan tem sido o centro da atenção em várias feiras de tecnologia no mundo todo, pois é capaz de brincar com o público, assobiar, cantar e realizar vários outros comportamentos, como elogios e perguntas dirigidas à plateia. A Cyberstein aceita reservas para feiras internacionais no site próprio do "Titan the Robot".

Fonte: http://www.ijn.com.br/