CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Usinas Fotovoltaicas sobre o espelho d'água de reservatórios

ufoto1Por Alexandre Beluco - As usinas solares fotovoltaicas vêm crescendo em quantidade e em capacidade ao redor do mundo. Quanto mais usinas desse tipo forem implementadas, maior será a demanda por painéis fotovoltaicos e maior será a pressão por menores custos. Uma boa alternativa também é a colocação de grandes quantidades de módulos fotovoltaicos sobre a superfície de reservatórios. As usinas fotovoltaicas, entre outras formas de conversão direta de energia solar, vêm crescendo nos últimos anos em quantidade e em capacidade ao redor do mundo.  Um artigo recente mostra no Google Maps algumas das maiores usinas fotovoltaicas da atualidade. O preço dos módulos fotovoltaicos e a relativamente baixa energia que pode ser disponibilizada por metro quadrado são entraves importantes para uma expansão mais rápida do aproveitamento desse recurso energético. A ideia de se colocar módulos fotovoltaicos sobre estruturas flutuantes. sobre o espelho ...

d'água de reservatórios, vêm encontrando cada vez mais aceitação nos últimos anos e até grandes conglomerados industriais vêm montando acordos para explorar essa possibilidade. O custo de áreas (e especialmente de grandes áreas) sobre lagos ou reservatórios e mesmo sobre o mar terá um custo bastante inferior ao custo de áreas produtivas ou com outras destinações.

ufoto2

A imagem abaixo mostra o que deve ser (pelo menos por um tempo) a maior usina fotovoltaica flutuante do mundo. Um conjunto de 50.904 módulos fotovoltaicos com capacidade de 270 Wp cada peça ocupando uma área total de aproximadamente 18 hectares sobre a superfície de água do reservatório de Yamakura, no Japão. A potência total será de 13,7 MWp gerando 16.170 MWh por ano. A inauguração está prevista para o início de 2018 e a usina poderá ser vista no Google Maps.

Mas existem ainda dificuldades a serem superadas para que a quantidade e a capacidade das usinas fotovoltaicas siga em crescimento. A energia disponibilizada depende da insolação e seu aproveitamento deve consequentemente estar sempre associado com outras formas de energia e com meios eficientes para armazenamento de energia, já que o pico de consumo dificilmente coincide com o pico de disponibilidade energética. E há o consumo de energia e os impactos ambientais associados com a produção dos módulos e os impactos ambientais associados com seu descarte, ao final de sua vida útil.

Leia também - Pulseira Salva-Vidas Kingii

Módulos fotovoltaicos em estruturas flutuantes consistem em uma ideia realmente promissora! Uma dificuldade para implementação de novas usinas sempre foi a necessidade de sombreamento de áreas que podem ser úteis para agricultura ou pecuária ou mesmo para outras atividades. Instalando módulos fotovoltaicos sobre a superfície de água de reservatórios (ou também sobre o telhado de residências) permite ocupar áreas já utilizadas com outra finalidade. A redução de insolação sobre a água contribui para reduzir o crescimento de algas e outros tipos de flora indesejada e para reduzir as perdas de água por evaporação.

ufoto3

A foto acima mostra uma usina fotovoltaica instalada sobre estruturas flutuantes em um reservatório para irrigação de vinhedos na Califórnia. A foto abaixo mostra módulos fotovoltaicos colocados sobre pequenas estruturas flutuantes amarradas entre si (mais ou menos do mesmo modo que é feito na foto acima) por cabos flexionados, buscando obter um efeito semelhante ao de uma raquete de tênis.

Felizmente, é um nicho tecnológico e de mercado que deve experimentar grande expansão nos próximos anos. Existe grande demanda por suprimentos de energia nos países desenvolvidos e nos países em desenvolvimento e há uma pressão crescente por redução de emissões de poluentes e a melhor alternativa é cada vez mais buscar esses suprimentos entre os recursos renováveis.


Fonte: http://obviousmag.org