CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Tesla, pai da eletricidade Moderna, do rádio e de tantas outras maravilhas - Parte 2

telagen42Jeff Paradise, diretor de efeitos elétricos da KVA Efects, na Califórnia, fez parte da equipe que construiu a maior bobina de tesla da atualidade, a chamada 13M. O motivo da construção da 13M foi dar aos cientistas a oportunidade de investigar algumas teorias de transmissão sem fios e testar a sua praticidade. A 13M gera cerca de 12 milhões de volts. Em 1998, a equipe tentou a imensa bobina de tesla. Descobrimos que a máquina não era grande o bastante. Era 1/4 do tamanho da bobina que Tesla fez em Colorado Springs e parece que uma máquina daquele tamnho é necessário. Esperamos no futuro ter fundos para construir uma bobina em tamanho original e comprovar as teorias de tesla.

Mas porque, um século depois do fim de Wardenclyff, as idéias de Tesla ainda são estudadas com tanta paixão? Talvez porque, bem antes de Wardenclyff, Tesla ja havia mudado o mundo.

EM 20 DE JUNHO DE 1943 A SUPREMA CORTE DOS ESTADOS UNIDOS REVOGOU A SI MESMA E GARANTIU A TESLA. E NÃO A MARCONI, A PATENTE DA INVENÇÃO DO RÁDIO !

Hoje temos um mundo de eletricidade a nosso dispor. A energia que move as nossas necessidades esta ao alcance da tomada mais próxima. E, segundo a lenda, o homem que fez tudo isso acontecer nasceu na Croácia em 10/07/1856, a meia noite, durante uma tempestade elétrica. Tesla é sempre associado a raios, trovões e eletricidade. Tesla começou a carreira como engenheiro elétrico em uma empresa de telefonia em Budapeste em 1881. Umdia enquanto andava num parque com um amigo, Tesla de repente pensou num conceito inovador de um motor elétrico e o desenhou na areia. A ilustração símples se tornaria a patente do motor de indução, que mais tarde seria o gerador de energia padrão do mundo.

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Ele é usado em tudo, de elétrodomésticos a carros híbridos e fábricas industriais.

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O motor de indução funciona energizando bobinas de fios instaladas em volta de uma estrutura fixa chamada estator.

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Ele provoca uma corrente na bobina em um rotor.

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A corrente alternada na bobina faz com que os pólos dos campos magnéticos ao redor dela mudem de norte para sul. A Atração e repula entre as bobinas enquanto se alternam faz com que o rotor gire.

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As mesmas idéias que Nikolas Tesla teve, a mais de um século atrás, ainda são usadas hoje em motroes de indução como este.

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O motor é composto de duas partes: rotor e a bobina.

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Dentro da bobina um campo magnético norte e sul gira. Enquanto isso acontece, o rotor o acompanha. Exatamente igual a 100 anos, quando Nikola Tesla fez o primeiro protótipo.

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Em 1884, aos 28 anos, Tesla se mudou para os EUA com pouco dinheiro e uma carta de recomendação de seu patrão para Thomas Edison. O texto era simples:

"CONHEÇO DOIS GRANDES HOMENS, VOCÊ É UM DELES, ESTE JOVEM É O OUTRO."

Edison contratou o brilhante e jovem engenheiro e uma de suas tarefas foi redesenhar os geradores elétricos da empresa por U$ 50.000 extras. Depois de criar uma série de patentes lucrativas, Tesla pediu a Edison o bonus prometido pelos geradores. Edison disse:

"VOCÊ DEVE ESTAR BRINCANDO ! TEM MUITO QUE APRENDER SOBRE O SENSO DE HUMOR AMERICANO" ............e não lhe deu os U$ 50.000 dólares. Tesla imediatamente disse:

"ENTÃO SENHOR ÉDISON EU ME DEMITO."

Então foi quando iniciou uma longa rixa entre o jovem e orgulhodo gênio e o esperiente (oportunista e canalha...adendo do Arquivo) inventor. Tesla deixou Edison e trabalhou limpando fossas na cidade de Nova Yorque durante um ano, numa fase muito difícil. Ele perdeu todos os sonhos de crescer naquela época. Enquanto lutava para sobreviver e levantar capital para novas invenções, tesla ficava horrorizado com a rede de fios elétricos da cidade. O sistema era um pesadelo de cabos e fios pendurados sobre a cabeça e em algumas áreas nem era possivel ver o sol direito.

O sistema elétrico considerado eficiente era a corrente contínua ou CC. Edison, ex-empregador de Tesla, era um grande investidor desse tipo de energia. Tesla sabia que deveria haver um jeito melhor e se dedicou a inventar um novo sistema e se tornou padrão mundial: a corrente alternada ou CA.

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Isto é um cabo de corrente contínua, que conduzia cerca de 1 milhão de wats para iluminar um quarteirão de NY.

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Usando o sistema da corrente alternada de Tesla um fio menor poderia levar energia ao mesmo número de casas. A mesma quantidade e notem a absurda diferença !!!

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A diferença entre CA e CC está em como a eletricidade e os elétrons fluem. Para que a CC aconteça deve haver um fluxo contínuo ao longo de um cabo de um polo negativo a um polo positivo.

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Quando a eneria é fornecida, os elétrons representados pela faixa vermelha, se movem até um ponto, fazem o trabalho e voltam ao gerador. O problema com esse processo é que os elétrons encontram resistencia ao longo dos cabos, eles tem dificuldade em viajar grandes distancias, então a grande maioria da energia do sistem se perde no cabo.

Da maneira que Thomas Edison planejou o sitema ele teria que colocar uma casa de força a cada 1 km para manter a corrente estável ao longo da rede de energia.

Em 1887 Tesla entrou com 7 patentes americanas de um sistema mais eficiente e menos dispendioso chamado Corrente Alternada (CA). Tesla descobriu que no sistema CA não era necessário enviar elétrons até o local de atividade e de volta. Na verdade era só alternar a corrente enviando os elétrons pra frente e para trás.

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Tesla desenvolveu um sistema de geradores CA que alternavam corrente elétrica entre os polos positivo e negativo em 60 ciclos por segundo que podem ser aumentados e transmitidos centenas de quilometros a mais que a CC (corrente contínua).

PARTE 3