Tesla, pai da eletricidade Moderna, do rádio e de tantas outras maravilhas - Parte 1

telagen1Eletricidade sem fio no mundo inteiro, raios mortais, máquina de terremoto, controle remoto e energia verde. Ítens saidos da mente fértil do gênio que eletrizou o mundo: NIKOLA TESLA ! Ele foi um dos heróis americanos, mas depois de um tempo o povo o esquedceu. Ele foi um dos maiores invetores mais importantes da história da humanidade. Ele tinha uma visão diferente de com seria o mundo no futuro, ele foi o responsável pelo século XX. Quando o assunto é transformar noite em dia, pense em Nikola Tesla.

Muitos aspectos da vida moderna, do dia a dia foram diretamente influenciados ou criados por Nikola Tesla. Sua corrente alternada, ou sistema CA, abriu as portas para todas as comodidades elétricas modernas. Ele é simplesmente o responsável por todo o nosso sitema de eletricidade, todo o nosso mundo moderno. Mas anos depois, seu brilhantismo, responsável por mais de 100 patentes foi tragicamente apagado por aquilo que aluguns chamaram de loucura.

telagen2

Ele profetizava algo, pensavam que ele era um cientista maluco que perdia o controle e destruia o mundo, quando, na verdade ele só queria melhorar a vida da humanidade. Graças a Tesla um simples interruptor leva energia até a ponta dos dedos. Mas este mesmo gênio era obsecado por resgatar pombos feridos, tinha aversão por joias de mulher e afirmava receber contatos do espaço sideral.

"NOSSAS VIRTUDES E NOSSOS SENTIMENTOS SÃO INSEPARÁVEIS ASSIM COMO FORÇA E MATÉRIA. QUANDO SE SEPARAM, O HOMEM DEIXA DE EXISTIR."

telagen3

No início do século XX as incríveis realizações de Tesla foram reconhecidas, mas ele morreu em 1943, num quarto apertado do hotel New Yorker, sem posses e sozinho. Enquanto via o mundo que ele ajudou a criar, esquece-lo completamente. Mas o FBI mantinha um arquivo secreto sobre Tela e depois da sua morte os seus documentos e pertences desapareceram misteriosamente.

Quem escutava tudo que ele dizia, achava aquilo tão poderoso, tão assustador e tão pavoroso que o governo tomou os seus pertences e deu um fim neles. Mas quais eram as idéias poderosas e assustadoras que ameaçavam a segurança nacional, seriam devaneios de um louco ou trabalho de um gênio? Ainda existe espaço hoje para as contribuições de Nikola Tesla. Muitas pessoas acreditam que ele tinha um Plano MAIOR. Talvez seja hora de voltar a investigar o que realmente Tesla buscava.

telagen4

Mas ja sabemos de algo que ele procurava, eletricidade sem fio capaz de ser transmitida para todo o mundo. A transmissão sem de energia sem fio foi citada inúmeras vezes e aparecia nos sonhos mais loucos de Tesla. A chave para entender essa idéia singular é uma peculiar porém poderosa invenção que Tesla patenteou em 1891 aos 35 anos. Ele a batizou de "Bobina de Tesla". Nada parecido havia sido feito antes, a bobina de tesla é uma bomba elétrica gigante.

telagen5

telagen6

telagen7

telagen8

telagen9

Este (fotos acima) é um exemplo de Bobina de TEsla atual. A energia é puxada de uma tomada na parede e levada até a base da unidade e aumentamos a voltagem até que chegue ao topo. A Bobina de Tesla eleva a voltagem normal de 120 para mais de 500.000 volts.

telagen10

telagen11

telagen12

Imagine eltricidade correndo da mesma forma que água saindo de uma mangueira. A corrente pode ser comparada ao fluxo de água e a voltagem a pressão da água. Quando se coloca um bico na mangueira a força da pressão da água aumenta significativamente enquanto o fluxo de água diminui.

telagen13

telagen14

telagen15

telagen16

Uma bobina de tesla age de forma parecida. A corrente de baixa voltagem é enviada por meio de uma bobina primária. Em seguida é transferida através de uma bobina secundária muito mais comprida. Ela diminui a corrente, mas aumenta a voltagem, isso torna a bobina um transformador. A exemplo de com os bombeiros encaixam a mangueira num hidrante e utilizam o bico para lançar água a grandes distâncias. A bobina faz a mesma coisa.

telagen17

Utilizando uma enorme bobina de tesla o inventor pretendia encher a Terra e atmosfera de energia elétrica. Ele acreditava pode usar a Terra como condutor natural de eletricidade e enviar energia para o mundo todo. Em resumo, a Terra agiria como uma gigantesca tomada elétrica. A fim de provar tal teoria Tesla se mudou da cidade de Nova York e em 1893, aos 34 anos, iniciou experimentos com energia sem fio nas campinas do estado do Colorado. Ele acreditava que havia uma frequencia específica com a qual a Terra era golpeada, como com um martelo. Tesla achava que o solo vibrava com a frequencia da eletricidade da mesma forma que o sina vibra ao badalar.

telagen18

telagen19

Tesla construiu um laboratório e uma torre de 25 metros de altura. Dentro do galpão ficava uma bobina de tesla, Quando ele começou a trabalhar com elericidade, no laboratório, foi muito preocupante para o povo de Colorado, pois eles achavam que Tesla estava executando uma obra divina. Conectada a rede local de energia de Colorado Springs a bobina de tesla produzia mais de 12 MILHÕES DE VOLTS !!!

telagen20

telagen21

Ele costumava demonstrar o conceito da energia sem fio ascedendo uma lámpada fluorescente enquanto a segurava nas mãos. Com a máquina ligada o laboratório ficava cheio de eletricidade de alta voltagem. A bobina de tesla produz energia elétrica sem ferir o homem, similar a maneira com as torres de transmissão transmitem ondas de rádio. Eletricidade voando pelo ar, saindo da bobina até a lâmpada. Esta é a essência da idéia original de Tesla. Ele queria transmitir energia globalmente e as pessoas só precisarima recebe-la e usa-la.

Tesla afirmou que as experiências no Colorado foi um sucesso e que conseguiu fazer a transmissão de energia, ascendendo lâmpadas a 1,5 km de distância. Além das descobertas elétricas do Colorado, Tesla também fez uma estranha declaração de que recebia mensagens do espaço. Ele teve muita publicidade em Nova York, dizendo que havia falado com marte ou com marcianos. Isto é interessante porque as idéias que ele usava eram exatamnte as mesmas que usamos hoje para enviar mensagens para o espaço. Hoje mandamos ondas de rádio no espaço para saber seu há alguém lá. As pessoas da época achavam que ele era louco, mas na verdade ele estava bem a frente de seu tempo, MUITO frente.

telagen22

telagen23

Tesla acreditava ter quebrado uma barreira e provado que podia enviar eletricidade sem fio. Era preciso apenas levantar dinheiro para construir uma bobina maior. Tesla voltou a costa oeste em Long Island Sound, na cidade de Shore Hamp uma placa de rua marca a entrada de um local esquecido e abandonado.

telagen24

telagen25

telagen26

telagen27

Em 1901 com base nas experiências feitas em Colorado, tesla começou a construir sua visionária rede sem fio de energia aqui neste local (fotos acima), o qual ele chamava de Wardenclyffe. O local era composto por um laboratório e uma estação de energia. Ao lado ficava a enorme torre de 57 metros de altura.

telagen28

telagen29

A energia da estação era enviada para uma bobina de tesla que ficava na torre.

telagen30

Embaixo dela o inventor interrou barras de 35 metros para transmitir a voltagem bem fundo no solo. Este foi o primeiro de muitos transmissores em um sistema que compreenderia o mundo inteiro com energia sem fio. A grande quantidade de eletricidade necessária viria de grandiosos projetos hidroelétricos. Muitos achavam que ele era louco porque simplesmente não entendiam o que ele via e como ele via o futuro. Ele consguia imaginar coisas que os outros nao conseguiam, ele era um visionário.

telagen31

Mas mesmo os visionários precisam de dinheiro. A fim de convencer o empresário J.P Morgan a investir 150 mil dólares na construção de Wardenclyffe. Tesla prometeu que a torre renderia milhões na transmissão de noticias, músicas e até fotografias a qualquer parte do mundo.

telagen32

telagen33

telagen34

Este (fotos acima) é o alicerce original da torre de tesla. Uma estrutura de 8 lados. No meio exite um enorme buraco no chão de mais de 35 metros e uma escada em espiral ao redor. E com mais de 57 metros de altura aqui estava a torre. A torre era presa por enormes vigas de madeira em barras (fotos acima) em cada ponta das paredes do alicerce. Era enorme as teias que as vigas formavam.

telagen35

telagen36

telagen37

telagen38

telagen39

telagen40

Estes são o laboratório e a estação de energia verdadeiros (fotos acima) onde tesla trabalhou por mais de 4 anos na tentativa de desenvolver o conceito sem fio. O local foi comprado por uma empresa fotográfica a 60 anos atrás e depois de reformado apenas parte do laboratório foi mantido. O prédio não é utilizado a mais de uma década, mas os proprietários concordaram em abrir a portas para o "Maravilhas Modernas".

telagen41

Em 12 de dezembro de 1901 enquanto Tesla trabalhava na rede de energia, Marconi passou a frente e transmitiu com sucesso um sinal de rádio através do Atlântico. O feito de Marconi era alto inédito, mas na verdade ele usou 17 patentes de tesla para conseguir para conseguir sua proeza. Além de Tesla nunca ter sido considerado o pai do rádio, a transmissão de Marconi selou o destino de Wardenclyffe. Morgan perdeu o intersse em bancar o trabalho de Tesla, Marconi consegui então porque continuar? E claro, o plano de Tesla era maior do que Morgan pensava. Ele via uma razão para continuar o projeto e com seu trabalho, mas não era esse o plano de Morgan.

Em 1905 enquanto ainda em construção depois de incríveis exibições elétricas, o projeto Wardenclyff foi abandonado e logo depois destruído.

"O MUNDO NÃO ESTÁ PREPARADO PARA ISSO, É ALGO MUITO ALÉM DO NOSSO TEMPO. MAS AS LEIS VÃO PREVALECER E UM DIA FARÃO UM SUCESSO TRIUNFANTE,"

Mas será que Tesla teria dado certo? Hoje a comunidade científica tem diferentes opiniões. Para o professor de engenharia elétrica da universidade de Rochester, Tom Jones, os planos de Tesla quanto a eletricidade sem fio estavam simplesmente fora de questão, não faz sentido do ponto de vista da energia envolvida e é totalmente ineficiente. Para outros a transmissão de energia sem fio é possivel e a idéia de que a energia pode ser levada para o mundo todo sem o uso de fios é uma descoberta muito grande para se deixar passar.

PARTE 2

Compartilhe

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Translate

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Precisando de um notebook novo?
LNVACE10

Curta nossa página

Mundo

Publicidade