CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Conheça o tubarão-duende e sua mordida assustadora

tuduen topoO tubarão-duende é, provavelmente, uma das espécies de peixes mais assustadoras que existem. Vivendo em águas profundoas — a partir dos 200 metros —, esse tubarão chega a ter até 4 metros de comprimento e pode ser encontrado nos oceanos Pacífico, Índico e Atlântico. Acredita-se que esse é um dos tubarões mais antigos do mundo e, por mais que saibamos que ele se alimenta de polvos, lulas e outros moluscos, não há como deixar de se assustar com a mordida desse peixe. No GIF abaixo, é possível ver como ele projeta a mandíbula

para frente ao atacar um objeto, lembrando um pouco a boca interna dos monstros do filme “Alien”. Essa também é a única espécie de tubarão que possui uma coloração rosa quando está vivo, e isso se deve ao fato de que sua pele semitransparente deixa os vasos sanguíneos à mostra.Até o momento, foram encontrados 45 espécimes de tubarão-duende pelo mundo, sendo que o mais pesado deles tinha 210 quilos. Um dos últimos registros de encontro com essa espécie aconteceu no Brasil, quando um exemplar foi encontrado morto, no Rio Grande do Sul e, posteriormente, doado para o Museu Oceanográfico da Fundação Universidade Federal do Rio Grande.

Mandíbula

tuduen1a

tuduen1b

tuduen1c

tuduen1d

tuduen1e

tuduen1f

tuduen1g

Um dos traços mais curiosos do tubarão duende é sua mandíbula protuberante. Em lugar de ficar fundida ao crânio, como é de se esperar de um tubarão, ela fica suspensa por ligamentos e cartilagem. Isso permite que ela se projete durante a mordida, como se desse um bote. O movimento cria um processo de sucção, que captura o alimento. Os dentes pontiagudos servem mais para aprisionar a presa do que para cortá-la. É feio, não temos dúvidas. Mas oferece pouco risco para humanos.

Nome científico
Mitsukurina owstoni

Tamanho
Em torno de 3,5m. Já foram encontrados tubarões medindo 3,8 m. As fêmeas costumam ser maiores.

O que comem
A ciência não sabe bem – são raros os registros de restos alimentares. Mas tudo indica que a dieta desses animais inclui moluscos, peixes e crustáceos.

Como se reproduzem

Suspeita-se que esses tubarões sejam ovovivíparos – nascem de ovos que ficam armazenados no interior do corpo da mãe. Mas nenhuma fêmea da espécie, até hoje, foi detalhadamente examinada wuando prenhe. Há relatos de que fêmeas da espécie costumam se reunir próximo à costa da ilha de Honshu, no Japão, durante a primavera. Cientistas acham que o ponto é um lugar de reprodução.


Como funcionam os tubarões-duende

tuduen2


Há muitas coisas sobre os tubarões-duende que os cientistas não sabem. Mas uma coisa é inegável: os tubarões-duende têm uma aparência desagradável. Embora seja difícil encontrar uma pessoa que adore o aspecto de qualquer tubarão, os tubarões-duende se destacam como os patinhos feios da família. O nome científico da espécie é Mitsukurina owstoni e, ao contrário de seus primos mais predatórios, os tubarões-duende representam pouca ameaça aos humanos e geralmente nadam em águas muito profundas, o que dificulta o contato com as pessoas.

Então, o que há com os tubarões-duende que causa estranheza? Olhos grandes e redondos, um focinho enormemente achatado e mandíbulas retráteis desenham uma face bizarra que você poderia facilmente ver em uma pintura de Picasso. O nariz alongado cria uma estranha proporção facial como se a boca tivesse esquecido de alcançá-lo. Três fileiras com cerca de 25 dentes (em inglês) curvos parecidos com agulhas forram suas gengivas superiores e inferiores [fonte: Museu de História Natural da Flórida (em inglês)]. Suas mandíbulas também assentam estranhamente em sua face devido a um conjunto duplo de ligamentos que permitem ao tubarão-duende estendê-las e retraí-las para se alimentar.

O restante do corpo de um tubarão-duende é flácido, com a pele rosada devido aos vasos sangüíneos que brilham através dela. Tendo em média 3,6 metros de comprimento, os tubarões-duende são criaturas robustas e pesam cerca de 180 quilos [fonte: Museu de História Natural da Flórida (em inglês)]. Eles vivem ao longo das plataformas continentais e montanhas marinhas (montanhas brotando do fundo do oceano) em vez de em águas abertas. Mas desde a primeira descoberta registrada em 1898, apenas cerca de 50 tubarões-duende foram capturados nas proximidades das costas do Japão, de Portugal, do Golfo do México e da Califórnia.

Fósseis vivos

tuduen3

Quando a espécie do tubarão-duende foi avistada pela primeira vez ao largo da costa do Japão em 1898, configurou um caso de déjà vu científico. Os pesquisadores perceberam que já haviam visto essa espécie antes - não nadando, mas em restos fósseis. Fósseis de tubarão da espécie Scapanorhynchus datando de mais de 100 milhões de anos ostentavam notável semelhança com o tubarão-duende [fonte: Bright (em inglês)]. Como a espécie era considerada extinta, os tubarões-duende agora são classificados como fósseis vivos.

Uma comparação entre os espécimes vivos e fósseis também revelou que pouca coisa mudou no peixe com o passar do tempo [fonte: Carwadine (em inglês)]. Apesar de sua feiúra, a estrutura do corpo do tubarão-duende parece ter sido aperfeiçoada para a sobrevivência. Para começar, o focinho achatado é guarnecido de aberturas chamadas ampolas de Lorenzini que servem como sensores elétricos que rastreiam alimento. Os tubarões possuem um sentido exclusivo chamado eletrorecepção. As ampolas captam fracos impulsos elétricos que os peixes e animais vivos emitem sempre que um músculo se contrai. Esse dispositivo embutido de orientação permite aos tubarões-duende procurarem comida. Assim que ele localiza uma refeição, sua mandíbula retrátil puxa e segura o alimento rapidamente.

tuduen4

pesar do grande tamanho do tubarão-duende, ele pode avançar sorrateiramente e com eficácia até a presa, por causa de seu fígado. Em relação ao tamanho do corpo, o fígado oleoso do tubarão-duende ocupa em seu interior espaço suficiente para torná-lo quase tão denso quanto a água [fonte: Ebert (em inglês)]. Como flutua facilmente, o peixe requer pouco movimento para circular e pode flutuar discretamente até sua fonte de alimento desejada.

Uma pesquisa conduzida no pequeno número de tubarões-duende que vieram para fora da água sugere que suas principais fontes de alimento são peixes, camarões (em inglês) e lulas [fonte: Organização para Alimentos e Agricultura das Nações Unidas (em inglês)]. Conseguir informações mais específicas e concretas foi um desafio, pois muitos dos tubarões-duende examinados tinham os estômagos vazios. Por exemplo, em um estudo sobre tubarões-duende, realizado em 2006, 29% dos 148 peixes estudados não tinham nenhuma comida dentro de seus estômagos [fonte: Yano et al (em inglês)].

A última aparição de um tubarão-duende ocorreu em 2007 na Baía de Tóquio, Japão [fonte: Mehta (em inglês)]. Após um dia em cativeiro, o peixe morreu.


Fonte: Reddit
Wikipedia
http://ciencia.hsw.uol.com.br/
http://epoca.globo.com/