CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Kilo-core: pesquisadores criam o primeiro processador com 1.000 núcleos

milnu120/06/2016 - Dual-core, uad-core, octa-cora, deca-cora... Você provavelmente já deve ter visto esses termos ao verificar a especificação técnica de um processador, portanto não é algo tão surpreendente assim. Muito ainda sabem exatamente o que significam: dual-core é igual a dois núcleos; quad-core é igual a quatro núcleos; octa-core é igual a oito núcleos; deca-core é igual a dez núcleos, e assim por diante. Porém, o que você está prestes a conhecer ultrapassa todos os limites do imaginável: uma CPU com impressionantes mil núcleos. Desenvolvido pela UC Davis, o primeiro processador Kilo-core é um componente capaz de lidar com ...

qualquer atividade que exija tarefas simultâneas. A CPU com mil núcleos é capaz de trabalhar facilmente com encriptação, tratamento de grande quantidade de dados científicos, codificação de vídeos e outras atividades que exijam muito processamento de informações.

Porém, a performance não é o único destaque desse processador. Graças a sua habilidade de desligar cada um dos núcleos individualmente, o chip é capaz de lidar com 115 bilhões de instruções por segundo consumindo apenas 0,7 W de potência. Para entender a eficiência energética, os pesquisadores afirmam que bastaria duas pilhas AA para abastecer o conjunto.

Bevan Baas, professor de elétrica e engenharia da computação se orgulha da criação da UC Davis: "Para o melhor do nosso conhecimento, esse é o primeiro chip de 1000 núcleos do mundo e é o processador com o clock mais alto já projetado em uma universidade". Essa CPU Kilo-core possui um poder computacional máximo de 1,78 trilhões de instruções por segundo e contém 621 milhões de transistores.

milnu2
Esse é o primeiro processador com 1.000 núcleos já criado

Longe da realidade

Embora surpreendente, é improvável que esse processador Kilo-core comece a ser produzido em massa nos próximos meses. Criado em parceria com a IBM, o chip foi fabricado com base em um processo relativamente antigo para a indústria, utilizando os 32 nanômetros de litografia. Hoje, os processadores mais modernos já utilizam o processo de fabricação de 14 nanômetros, o que mostra que essa CPU de mil núcleos ainda tem um longo caminho para alcançar os chips mais modernos. Entretanto, agora sabemos que os nossos dispositivos ainda estão muito longe de alcançar o limite de núcleos que é possível adicionar a um chip.


KiloCore – O primeiro chip de 1000 núcleos do mundo


20/06/2016 - KiloCore… mil processadores dentro de um chip? Sim é possível. A Universidade Davis da California, tem desenvolvido o KiloCore, um CPU que (como o nome sugere) acomoda uma colossal quantidade de 1000 núcleos. Poderá estar a perguntar-se para que servirá este poder de cálculo e a resposta está cada vez mais à vista na era que atravessamos. Este poderoso processador é extremamente útil para tarefas muito paralelas, como a criptografia, esmagando os dados científicos. Outro cenário prático de utilização deste processador será a renderização dos conteúdos de vídeo, visto estarmos a chegar a um patamar de qualidade onde o vídeo necessita de gigantes forças de codificação.

Uma bateria AA sustenta 115 mil milhões de instruções por segundo

Além do desempenho, que é igualmente muito importante, é a gestão energética que este processador consegue fazer. Graças à sua capacidade de desligar núcleos individuais, o chip pode lidar com 115 mil milhões de instruções por segundo enquanto estiver a usar 0.7W de energia. Isso é o suficiente para que o utilizador o possa ligar apenas com uma pilha do tipo AA. O chip KiloCore executa instruções 100 vezes mais eficientes que os processadores modernos dos portáteis.

Quando chegará ao mercado?

Claro que não irá ver já este processador nas prateleiras das lojas de informática. A universidade tinha a IBM a fabricar o chip num relativamente antigo processo de 32 nanómetros, quando os mais recentes processadores da indústria são normalmente fabricados usando uma técnica de 14nm, mais eficiente, portanto. No entanto, isto levanta a possibilidade de processadores com múltiplos núcleos terem encontrado o seu caminho em muitos dispositivos móveis. Não é que alguns não tenham já o poder necessário nos processadores que o mercado oferece, mas outros, como os portáteis, poderiam tornar-se máquinas de produção de alta performance pois teriam baterias para muito mais desempenho.


Fonte: UC DAVIS
           https://pplware.sapo.pt