CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Neuron: Aeronave de Combate Não tripulada

NEYYY23/01/2012, por Felipe Gugelmin - Na última sexta-feira (20), Charles Edelstenne, Presidente e CEO da Dassault Aviation, apresentou ao mundo o nEUROn, primeira aeronave de combate furtivo sem tripulantes desenvolvida inteiramente na Europa. Estiveram presentes na demonstração da novidade representantes dos países que apoiam o projeto – França, Itália, Suécia, Espanha, Suíça e Grécia. O nEUROn é resultado de cinco anos de pesquisas, designs conceituais e testes realizados em laboratórios ...

especializados. A próxima etapa de desenvolvimento do veículo envolve análises de seu motor em situações reais – a estreia da aeronave nos céus está programada para acontecer até a metade de 2012.

Leia também - A ameaçadora atração que a mulher fértil exerce

Os criadores do projeto também pretendem realizar uma bateria de testes de campo, que serão conduzidos na França, Suécia e Itália. O objetivo será avaliar quesitos como dirigibilidade, capacidade furtiva e a habilidade de usar munições guiadas de precisão, bem como sua integração a um ambiente C4i (comando, controle de comunicação, computadores e inteligência). Os responsáveis pelo nEUROn avisaram que a aeronave não será produzida em larga escala, já que seu objetivo é atuar somente como um modelo de desenvolvimento para outros veículos de combate aéreo não tripulados. O projeto é somente o primeiro de seis passos dados pelos países participantes na criação de tecnologias que permitam o uso futuro de uma grande quantidade de aparelhos furtivos em campos de batalha.


Primeiro vôo do UCAV (Unmanned Combat Aerial Vehicle) NEURON

neur topo


02/12/2012 - No dia 1ª de dezembro o Neuron, Veículo Não Tripulado de Combate fez o seu primeiro vôo. Saindo do Centro de Testes Militares da Dessault Aviaton na França, na Base Aérea de Istres, o Stealth Neuron decolou. Foi o primeiro UCAV criado com a cooperação de vários paises europeute, sendo o primeiro avião de combate produzido em ambiente completamente digital.

neur 4

neur 5

neur 6

Em 2005 a DGA lança o Neuron, envolvendo a França, Itália, Suécia, Espanha, Grécia e Suiça. Medindo 10 metros de comprimento, 12,5 metros de envergadura, pesando (vazio) 5 toneladas, a aeronave possui um motor Rolls-Royce Turbomeca "Abour".


Avião de combate não tripulado Neuron realiza testes na Suécia

neuron 7


12/11/2015 - O avião de combate não tripulado Neuron realizou no início de novembro testes de detecção na área de Vidsel na Suécia. O programa Neuron, que é projetado para desenvolver tecnologias UCAV (Unmanned Combat Air Vehicle), é liderado pela Dassault Aviation e apoiado pela Alenia Aermacchi, Saab, Airbus Defesa e Espaço, Ruag, e HAI. Em agosto o Neuron realizou 12 voos na Itália para testar a Seção Reta Radar e a assinatura infravermelha, com a parceira Alenia Aermacchi. Os voos foram realizados na Base Aérea Italiana de Decimomannu na Sardenha, usando Eurofighters e radar no solo para testar a assinatura do UCAV.


Neuron: França testa avião de combate autônomo

neur 2


11/07/2016 - O demonstrador de tecnologia Neuron será a base de muitas aeronaves, não só de drones de combate mas também de futuros aviões de combate não tripulados.O programa Neuron, que é projetado para desenvolver tecnologias UCAV (Unmanned Combat Air Vehicle), é liderado pela Dassault Aviation e apoiado pela Alenia Aermacchi, Saab, Airbus Defesa e Espaço, Ruag, e HAI.

Leia também - UBER E NASA: Parceria para colocar taxis voadores até 2020

Em 6 de julho a Força Aérea Francesa realizou os testes iniciais do drone Neuron, segundo o porta-voz da agência de contratos de defesa da França. O veículo voou em alto mar por “cerca de uma hora” na altitude de cerca de 300 metros, acompanhado durante algum tempo por caças Rafale. O teste de voo foi um obstáculo crítico antes do avião furtivo (de tecnologia “stealth”) de nova geração atingir a fase de produção e ser finalmente incorporado nas Forças Armadas.

A velocidade máxima do drone é de 980 km/h, em altitudes até 14.000 metros, com uma carga de munição de duas bombas de 230 kg, que o permitem destruir instantaneamente alvos hostis identificados. A França deposita grandes esperanças neste drone furtivo, com o custo por unidade chegando a impressionantes US $ 27,6 milhões (R$ 93), comparável ao custo de produção de um caça de quarta geração. O drone é de “alta tecnologia” e os especialistas franceses esperam usá-lo em futuros projetos de aviões de combate.

neuron 8

O Neuron vai passar por outra série de testes para avaliar a eficácia da dissimulação eletromagnética, que prosseguirão até o início de 2017, antes que a tecnologia seja convertida para o projeto futuro do avião de combate não tripulado. O próprio Neuron não será produzido, mas é uma pedra angular de um projeto conjunto da França, Grécia, Itália, Espanha, Suécia e Suíça de uma aeronave furtiva autônoma que poderá substituir os veículos aéreos tripulados, prevenindo baixas de pilotos no futuro. No entanto, alguns especialistas de ética expressam preocupação em relação ao projeto: operar um avião de combate no futuro poderá ser mais semelhante a uma simulação, tornando os homicídios de guerra em jogos de vídeo.

Fonte: http://br.sputniknews.com/
         https://www.aereo.jor.br
         https://www.tecmundo.com.br
         http://www.aereo.jor.br/

         https://www.youtube.com/watch?v=FWB-5xVIbw8