CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Arquiteto italiano cria casa com 7,5 metros quadrados

arqca12013 - O arquiteto italiano Renzo Piano é conhecido por ter projetado o maior prédio da Europa, em Londres (Inglaterra). Entretanto, o arquiteto resolveu voltar às origens e criou uma casa de pouco mais de 6 metros quadrados. Conheça as peculiaridades dessa “mini casa” que conta com uma cozinha, chuveiro, quarto e até espaço para guardar coisas. A estrutura de madeira foi chamada de Diogene por seu criador e custa quase R$ 60 mil. O espaço de 2,5 por 3 metros está instalado ...

em Vitra Campus, na Alemanha. A construção é dividida em duas partes. A primeira é a sala de estar, onde há um pequeno sofá-cama e uma mesa. A outra metade tem um banheiro e uma cozinha, além de um pequeno armário superior. A ideia é que a casa seja usada para passar um fim de semana ou como um pequeno estúdio, por exemplo. Diogene é construída em painéis de madeira multi-laminado, cujos planos meticulosamente juntados dão calor para o seu interior, mas no exterior ele é inteiramente revestido de painéis de alumínio escovado, que servem para refletir o calor e dar-lhe uma sensação totalmente contemporânea. Estes painéis são interrompidos apenas pelas janelas de vidros triplos.

arqca2 arqca3

Sob a clarabóia, tem um sofá / cama de pull-out (abre/fecha). Na frente dela tem uma mesa dobrável e uma cadeira. As três folhas da mesa podem ser abertas dependo da ocasião. Na outra parte da cabine, tem uma porta retangular, com uma pequena janela, onde se entra para a cozinha e o banheiro.De um lado, na pequena cozinha tem uma pia embutida e geladeira, no outro, o banheiro é composto por vaso sanitário e chuveiro. Unidades de armazenamento foram incorporados por toda parte – nas paredes, pisos e até mesmo sob o telhado.

arqca4 arqca5

arqca6 arqca7

arqca8 arqca9

A casa produz energia suficiente para atender a todas as necessidades da cabine através de painéis solares. A água da chuva é coletada, filtrada e reutilizada – e aquecida, se necessário. A escolhas dos materiais foi bastante cuidadosa, preferindo materiais e vidros triplos para garantir o isolamento, mas também permitindo a eficiente ventilação natural. Em entrevista publicada no Daily Mail, Piano afirma que a casa é resultado de muita pesquisa. “Esta pequena casa é o resultado final de uma longa, jornada direcionada pelo desejo e sonhos, mas também por uma visão técnica e científica”, afirma o criador da Diogene.

Fonte: Daily Mail