CIÊNCIA E TECNOLOGIA

PlayStation VR

play547000PlayStation VR é o headset da Sony, anteriormente chamado de Project Morpheus. O óculos de realidade virtual conta com tela OLED e resolução Full HD, que suporta até 120 frames por segundo. A data de lançamento ainda não foi revelada, mas espera-se a chegada do acessório no começo de 2016. gadget foi projetado para ser totalmente compatível com os sistemas do PlayStation 4 e PlayStation Vita. De acordo com Shuhei Yoshida, CEO da Sony World Wide Studios, mais de 200 desenvolvedoras trabalham para viabilizar projetos para o óculos de realidade virtual. Games como Tekken 7, Gran Turismo Sport, Until Dawn e Rigs estão em processo de desenvolvimento.

Inicialmente conhecido como projeto Morpheus, o Playstation VR possui, entre outras especificações técnicas, um display OLED 1920x1080px (960x1080px para cada olho), estereoscópico 3D, saída para TV tanto para que os outros vejam o que o usuário do óculos vê, como um visor separado para competir com quem joga com o controle padrão do PS4.


Headset de realidade virtual da Sony vai se chamar PlayStation VR

play05a play10a

play11a


16/09/2015 - O headset de realidade virtual da Sony ganhou um nome definitivo na forma de PlayStation VR, deixando o Project Morpheus de lado. A mudança foi comunicada durante a conferência realizada pela Sony na Tóquio Game Show na última terça-feira (15). Segundo a Sony, a troca foi motivada pela necessidade de criar uma melhor identificação do acessório com o PlayStation 4, dispositivo que deve ser a principal plataforma de uso do headset, ao menos num primeiro momento. Ainda segundo a empresa japonesa, o PlayStation VR deve ser lançado no mercado com diversos jogos disponíveis. A data ainda não foi revelada, mas espera-se a chegada do acessório no começo de 2016.

PlayStation VR

O headset da Sony, apresentado em eventos de games ao redor do mundo desde o ano passado, vem passando por evoluções. Na última, soube-se que o dispositivo passou a usar uma tela OLED com resolução Full HD, em substituição a uma LCD, de resolução inferior. O aumento de resolução veio acompanhado de melhorias no sistema de funcionamento do equipamento que, na sua última versão, suporta até 120 quadros por segundo. A alta taxa de FPS é fundamental para que o jogador tenha uma experiência de uso agradável.

A taxa de quadros por segundo também levanta uma série de questões sobre o tipo de conteúdo suportado pelo dispositivo, já que o PlayStation 4 tem relativa dificuldade para reproduzir boa quantidade de games de sua biblioteca na metade dos FPS requeridos pelo headset.

Batalha dos headsets

O ano de 2016 vai marcar a chegada das versões finais de três headsets bastante esperados: além do produto da Sony, Oculus VR e HTC Vive.


PlayStation VR vai precisar de processamento externo, entenda

play12a play13a

play14a play15a


Por Felipe Garret, 07/11/2015 - O PlayStation VR deverá contar com uma caixa que conterá uma unidade de processamento de gráficos e áudio. A informação foi revelada por Ram Madhavan, desenvolvedor da Sony durante a Unite 2015, enveto uniu profissionais da área de desenvolvimento de games. Na apresentação de Madhavan, slides explicam em mais detalhes o funcionamento do headset de realidade virtual, expondo o uso da tal unidade de processamento. A informação é importante porque derruba a ideia de que o PlayStation VR dependerá somente da capacidade de processamento do PlayStation 4.

Ao usar força extra de um hardware complementar, a Sony garante que o sistema terá capacidade de exibir conteúdos de alta resolução e taxas de quadro por segundo bastante elevadas, algo fundamental para o conforto de quem usa um headset de realidade virtual. Na apresentação, embora não tenha entrado em detalhes sobre as especificações da unidade, Madhavam disse que ela fara “a maior parte do trabalho pesado” do sistema, indicando que o hardware terá capacidade de manipular parte do áudio e vídeo que serão reproduzidos no PlayStation VR.

Além de garantir boa performance e taxa de quadros elevadas ao headset, algo que é fundamental para que o usuário não sinta enjoo e dor de cabeça ao usar esse tipo de acessório, o uso da unidade extra de processamento deve indicar que o preço do headset de realidade virtual da Sony poderá ser alto. Recentemente, Shuei Yoshida, presidente da divisão da Sony para o desenvolvimento de conteúdo para o PlayStation, mencionou que o PlayStation VR deverá custar o equivalente a um console novo quando for lançado no ano que vem.


Sony anuncia diversos jogos para seu sistema de realidade virtual Playstation VR

play16a play17a

play18a play19a

play20a play21a

play22a


08/12/2015 - No último final de semana a Sony realizou na cidade de São Francisco nos Estados Unidos a Playstation Experience, evento anual em que a empresa anuncia as novidades que estão por vir para os seus consoles. Sem dúvida um dos maiores destaques do evento deste ano foi o Playstation VR, com o anúncio de diversos títulos para o óculos de realidade virtual do Playstation 4, que chega ao mercado em 2016.

play1450 

Após uma demonstração com alguns problemas técnicos feita no palco, onde duas pessoas jogaram um game de discos que lembra muito as cenas de ação do filme Tron, começou uma série de anúncios de jogos que serão lançados para o acessório, com algumas boas surpresas na lista.

play65999

Começando por REZ Infinite. Game de tiro e ritmo inicialmente lançado para SEGA Dreamcast e Playstation 2, o jogo ganhou status de cult e conquistou uma boa legião de fãs. Isso não foi à toa, pois o jogo é bom mesmo! Na geração passada ganhou remasterização em HD. Já era chegada a hora de um novo jogo. E nada melhor que lançá-lo em um aparelho de realidade virtual. E REZ Infinite parece se encaixar muito bom nessa realidade. Sem dúvida um título a se aguardar no Playstation VR.

player6900 playgh567

Outra continuação bastante aguardada que chegará ao VR da Sony é Psychonauts: in the Rhombus of Ruin. Psychonauts já possuía uma continuação anunciada, inicialmente para PC. A versão do Playstation VR pode ser um spin-off da série. A verdade é que pouca coisa foi dita a respeito desse lançamento, então temos que aguardar novos anúncios para maiores detalhes, até mesmo quanto a jogabilidade do game.

playmn7899 playtr564

Outra grande franquia que chegará ao Playstation 4 e também funcionará com o óculos VR é Ace Combat 7, jogo de batalha aérea da Namco que mistura simulação com a jogabilidade arcade. O game não tinha uma sequência desde 2007, apesar de que diversos spin-offs foram lançados de lá para cá, em diversos sistemas diferentes, de 3DS e PSP, até Playstation 3 e Xbox 360.

Além dessas sequências, também foram anunciados para o Playstation VR:

- Eagle Flight, jogo da Ubisoft que coloca o jogador no papel de uma águia;
- The Modern Zombie Taxi Co, jogo com a inusitada combinação de direção de um táxi com zumbis;
- Job Simulator, que como o nome diz é um simulador de trabalho, criado para lembrar os humanos no ano de 2050 como era realizar as tarefas cotidianas, antes dos robôs fazerem todas essas funções;
- Golem, jogo de tiro da empresa novata Highwire Games, que apesar de nova é formada por pessoas antigas na indústria de games;
- 100ft Robot Golf, jogo onde você controla um robô gigante, jogando golfe no meio de grandes cidades, e claro, destruindo um monte de coisas nelas durante cada partida.


Fonte: http://www.techtudo.com.br/
http://seuhistory.com/
Ubergizmo
Engadget
http://www.campograndenews.com.br/