CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Como funcionam os silenciadores de armas

sileciadoresÉ realmente impressionante que se possa silenciar uma arma, mas, na verdade, o funcionamento dos silenciadores é bastante simples. Imagine uma bexiga. Se você usar um alfinete para estourá-la, o barulho será enorme. Mas se você desamarrar a extremidade da bexiga e deixar o ar sair devagar, o barulho não será tão forte assim. Esta é a idéia básica do funcionamento do silenciador de armas. Para uma bala ser disparada, coloca-se pólvora atrás dela. A pólvora cria uma camada de gás quente de alta pressão, que empurra a bala para o tambor da pistola. Quando a bala está saindo do tambor, ela funciona como uma rolha saindo da garrafa. A diferença é que a pressão atrás da bala é imensa, cerca de 750 kg por metro quadrado. Então ...

o barulho que a pistola produz quando a "rolha sai" é extremamente alto. O silenciador que é enroscado na extremidade do cano do tambor tem um grande volume. Cerca de 20 ou 30 vezes maior do que o tambor. Com o silenciador instalado, o gás pressurizado atrás da bala tem um espaço maior para se expandir. Então, a pressão do gás quente cai significativamente. Quando a bala sai do buraco do silenciador, a pressão é muito menor. Cerca de 15 kg por metro quadrado. Portanto, o barulho do disparo é muito menor.


Supressor de ruído


Silenciador, supressor de ruído ou abafador, é um dispositivo que diminui a velocidade com que os gases produzidos pela explosão da pólvora são expelidos do cano da arma, diminuindo assim o som do disparo.

Trata-se de um cilindro (fixado ao fim do cano da arma) que contém diversas câmaras separadas por abafadores de metal com orifícios em seu centro. Quando a bala atravessa o silenciador, passa por estes orifícios, por onde os gases entram e se espalham pelas câmaras antes de serem expelidos.

Silenciadores não são eficazes em rifles ou revólveres, pois nos primeiros a velocidade da munição é maior do que a do som, o que por si só já produz grande ruído. Já nos segundos o dispositivo não impede o escape dos gases pelo tambor da arma.


Uma questao interessante


Uma bala que alcança velocidades supersonicas não pode ser sileciada porque a própria bala cria seu próprio estrondo sónico quando é disparada? Existem muitos tipos de munição de alto impacto que alcançam velocidades supersonicas. O silenciador pode anular o "barulho de rolha", mas não o som do voo da bala


Fonte: http://ciencia.hsw.uol.com.br/questao112.htm
       http://pt.wikipedia.org/wiki/Silenciador