Como funcionam os silenciadores de armas

sileciadoresÉ realmente impressionante que se possa silenciar uma arma, mas, na verdade, o funcionamento dos silenciadores é bastante simples. Imagine uma bexiga. Se você usar um alfinete para estourá-la, o barulho será enorme. Mas se você desamarrar a extremidade da bexiga e deixar o ar sair devagar, o barulho não será tão forte assim. Esta é a idéia básica do funcionamento do silenciador de armas. Para uma bala ser disparada, coloca-se pólvora atrás dela. A pólvora cria uma camada de gás quente de alta pressão, que empurra a bala para o tambor da pistola. Quando a bala está saindo do tambor, ela funciona como uma rolha saindo da garrafa.

A diferença é que a pressão atrás da bala é imensa, cerca de 750 kg por metro quadrado. Então o barulho que a pistola produz quando a "rolha sai" é extremamente alto.

O silenciador que é enroscado na extremidade do cano do tambor tem um grande volume. Cerca de 20 ou 30 vezes maior do que o tambor. Com o silenciador instalado, o gás pressurizado atrás da bala tem um espaço maior para se expandir. Então, a pressão do gás quente cai significativamente. Quando a bala sai do buraco do silenciador, a pressão é muito menor. Cerca de 15 kg por metro quadrado. Portanto, o barulho do disparo é muito menor.


Supressor de ruído


Silenciador, supressor de ruído ou abafador, é um dispositivo que diminui a velocidade com que os gases produzidos pela explosão da pólvora são expelidos do cano da arma, diminuindo assim o som do disparo.

Trata-se de um cilindro (fixado ao fim do cano da arma) que contém diversas câmaras separadas por abafadores de metal com orifícios em seu centro. Quando a bala atravessa o silenciador, passa por estes orifícios, por onde os gases entram e se espalham pelas câmaras antes de serem expelidos.

Silenciadores não são eficazes em rifles ou revólveres, pois nos primeiros a velocidade da munição é maior do que a do som, o que por si só já produz grande ruído. Já nos segundos o dispositivo não impede o escape dos gases pelo tambor da arma.


Uma questao interessante


Uma bala que alcança velocidades supersonicas não pode ser sileciada porque a própria bala cria seu próprio estrondo sónico quando é disparada? Existem muitos tipos de munição de alto impacto que alcançam velocidades supersonicas. O silenciador pode anular o "barulho de rolha", mas não o som do voo da bala


Fonte: http://ciencia.hsw.uol.com.br/questao112.htm
       http://pt.wikipedia.org/wiki/Silenciador

Compartilhe

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Translate

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Precisando de um notebook novo?
LNVACE10

Curta nossa página

Mundo

Publicidade