CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Quarto do Pânico - Parte 1

panico1Quando você ouve "quarto do pânico", pode pensar no filme de 2002, em que Jodie Foster se esconde em um quarto reforçado em uma casa, em Manhattan (em inglês). A personagem de Jodie Foster tem uma infinidade de equipamentos de vigilância e suprimentos, mas ladrões a aterrorizam e atacam o quarto até que ela é forçada a sair e confrontá-los.Porém, os quartos do pânico geralmente são menos perigosos e emocionantes do que parecem. Em primeiro lugar, eles costumam ser chamados de "quartos seguros", o que os fazem parecer um pouco menos dramáticos. Mas suas origens datam muito antes de qualquer filme da Jodie Foster. Senhores feudais medievais, por exemplo, usavam quartos seguros como proteção contra os confrontos.

Mas será que Hollywood mostrou um quarto do pânico de verdade? Os quartos do pânico de hoje podem ter uma alta tecnologia. A maioria dos especialistas em segurança diz que com equipamentos de comunicação básicos, os ocupantes só precisam se esconder no quarto por uma ou duas horas, quando a casa é invadida.

Para entender o quarto do pânico, precisamos entender primeiro por que as pessoas precisam dele. As fortalezas mais avançadas vêm com etiquetas de preços bem grandes, então geralmente apenas os mais ricos podem comprá-las. Porém, com o aumento dos alertas terroristas e das catástrofes relacionadas ao clima nos Estados Unidos, os quartos do pânico básicos estão se tornando mais populares. Eles são construídos com materiais resistentes ao clima e possuem máscaras de gás e tabletes de iodeto de potássio para proteção contra ataques biológicos e nucleares. E alguns fabricantes afirmam que seus quartos podem acomodar famílias por um longo período - até mesmo por um mês.

Além de suprimentos básicos e uma boa fechadura, os quartos do pânico incluem uma grande quantidade de recursos, desde uma série de artilharias até um bar com bebidas e uma pia. Mas é difícil conseguir detalhes - como as pessoas estão pagando por privacidade, a maioria dos fabricantes de quartos do pânico não fornece muitas informações.


Suprimentos para o quarto do pânico


Para um quarto do pânico básico, o manual de Preparação para Emergência do Departamento de Justiça dos Estados Unidos recomenda os seguintes suprimentos:

alimentos não perecíveis;

estoque de água limpa;

kit de primeiros socorros com os medicamentos necessários;

lanternas e pilhas extras;

rádio movido a pilha e pilhas extras;

roupas;

suprimentos para higiene;

documentos importantes;

um par de óculos extras;

cobertores;

cartões de crédito e dinheiro;

um rolo de fita adesiva;

tabletes de iodeto de potássio (para evitar doenças causadas por radiação).


Finalidade dos quartos do pânico


Pense no quarto do pânico como se fosse um cofre para pessoas. Em um país com comunidades cheias de grades, os quartos do pânico são fabricados para ser as opções mais modernas em segurança. Eles vão de quartos simples com portas reforçadas até minifortalezas elaboradas que protegem seus ocupantes contra ataques biológicos e nucleares, furacões, tornados e invasões residenciais. Os quartos do pânico com tecnologia de ponta, feitos com os materias mais modernos, são mais parecidos com esconderijos luxuosos do que com porões frios.

Graças ao filme de Jodie Foster, muitas pessoas associam os quartos do pânico com invasões residenciais, mas na verdade esta não é a sua finalidade mais comum. Como mencionamos, os quartos construídos para suportar ventos com a força de furacões e tornados se tornaram mais populares. Esses quartos do pânico geralmente são armários embutidos ou banheiros no térreo que tiveram as bases reforçadas com aço e concreto.

Muitas pessoas que constroem quartos do pânico estão tentando proteger coisas, e não pessoas. Os quartos do pânico podem esconder discos rígidos de computador ou trabalhos de arte, livros raros e outras coleções. Você pode transformar o seu em um cofre sob medida para guardar suas obras de arte delicadas em um ambiente impermeável e com clima controlado. Seus arquivos de computador podem ser escondidos com segurança e acessados através de um gerador externo.

Dependendo da quantidade de segurança que você quiser e do dinheiro que tiver para gastar, os quartos do pânico possuem uma grande variedade de recursos de segurança. Você pode reforçar um armário embutido e colocar alguns suprimentos de emergência ou construir uma outra casa dentro de sua casa.


Paredes


Um quarto do pânico é basicamente uma caixa com uma abertura. Então os seis lados da caixa - paredes, teto e chão - devem ser reforçados. Você pode reforçar um armário embutido com madeira compensada se quiser um abrigo contra tempestade, mas isso não vai oferecer proteção contra invasores. O próximo passo é usar tela de arame ou rede de aço, e os painéis de Kevlar à prova de explosões oferecem a máxima proteção. Uma base reforçada com cimento pode criar uma base estável e um teto de aço, com painéis de Kevlar opcionais, irá impedir a entrada dos invasores de baixo até em cima.

A maioria dos fabricantes de quartos do pânico modernos usa Kevlar de peso leve e plásticos, o que permite que eles construam quartos do pânico com mais facilidade nos segundos pisos - no quarto principal, por exemplo. No entanto, o piso térreo ainda é o local mais seguro para a proteção contra catástrofes naturais, como furacões e tornados.

Entrada


Os quartos do pânico são construídos para esconder seus ocupantes, então uma das melhores defesas é a entrada invisível. Entradas em estantes de livros e portas escondidas são escolhas populares.

A porta é o ponto fraco da caixa reforçada, então seus reforços são essenciais. Mesmo que suas paredes não estejam reforçadas com aço, é bom colocar uma porta de aço sólido. As fechaduras embutidas, que são montadas dentro da porta em vez de serem colocadas fora dela, oferecem um outro nível de segurança, assim como as dobradiças e os parafusos de aço. As ombreiras de portas feitas de aço impedem que um intruso chute a porta e consiga abri-la. Os quartos do pânico com tecnologia de ponta geralmente têm fechaduras controladas por teclados numéricos, que usam as forças magnéticas para manter a ligação entre um ímã colocado na moldura e um dispositivo colocado na porta.

A maioria dos quartos do pânico não tem chaves comuns porque elas podem ser perdidas ou cair em mãos erradas. Em vez disso, as portas podem ter fechaduras internas sem maçaneta, teclados de combinação numérica ou aparelhos para escaneamento de retina e de digitais.


Recursos do quarto do pânico

 

Comunicação

É uma boa idéia deixar um telefone celular ou um rádio-amador em seu quarto do pânico caso precise se comunicar com o mundo exterior. Mas se o seu quarto do pânico for muito isolado ou reforçado para que o telefone celular funcione, você pode instalar uma linha telefônica enterrada, um sistema de intercomunicação (em inglês) ou um botão de alarme diretamente conectado com a polícia ou com a equipe de segurança.

Também é bom que os intrusos não ouçam o que você está falando. Deixar o quarto do pânico à prova de som impede que o intruso ouça suas conversas com a polícia. E se os intrusos descobrirem que você está no quarto, eles não vão conseguir provocar você verbalmente.


Vigilância


Você deve se lembrar que o quarto do pânico de Jodie Foster tinha uma parede cheia de monitores que, de maneira dramática, mostravam cada canto da casa. O quarto do pânico típico - se tiver vigilância - tem um monitor conectado a uma série de câmeras escondidas. Os quartos do pânico com tecnologia de ponta também podem utilizar câmeras com sensor de calor, então se a casa for atacada à noite, você pode verificar quem está no lugar sem ser descoberto.


Energia


A maioria dos quartos do pânico é alimentado por geradores. Mas você tem de cuidar da ventilação e sempre ficar atento ao envenenamento por monóxido de carbono. Os geradores devem ser independentes nos quartos do pânico, o que exige mais espaço - e mais dinheiro. Nos quartos do pânico mais básicos, luzes e telefones movidos a pilha ou a manivela podem ser o suficiente.


Circulação de ar


Os quartos do pânico mais elaborados e caros têm câmaras com controle de ar, temperatura e umidade. Eles podem ter sistemas de filtragem de ar separados que protegem contra armas biológicas, e aberturas falsas para confundir os intrusos. E como um último recurso, os quartos do pânico com tecnologia de ponta podem incluir máscaras de oxigênio.


Encanamentos


Mais uma vez, dependendo do quanto você pretende gastar, os encanamentos podem ser tão básicos como um banheiro portátil - ou você pode instalar encanamentos separados e um tanque séptico. É claro que é bom deixar estoques de água no quarto (3,7 litros por pessoa para cada dia é a regra geral).


Suprimentos


É aqui que as pessoas podem enlouquecer um pouco, dependendo da quantidade de dinheiro que estão dispostas a gastar. Os suprimentos são as coisas que ajudam os ocupantes a sobreviverem durante um ataque - como comida, água e equipamentos de primeiros socorros.

Os suprimentos para as pessoas abastadas podem ir bem além do básico - para manter os donos da casa ocupados com outras coisas e fazê-los esquecer de quem está roubando as pratarias, os quartos do pânico podem se tornar esconderijos de luxo com camas, bares e sistemas de entretenimento. Alguns proprietários chegam a construir dois quartos do pânico: um para os pais e outro para as crianças. Os quartos do pânico com tecnologia de ponta geralmente incluem itens como pias químicas - para remover patogênicos - e máscaras de gás.

PARTE 2