CIÊNCIA E TECNOLOGIA

CIA investe em tecnologia para monitorar redes sociais

cia122/10/2009 - Por J. Nicholas Hoover - As empresas estão cada vez mais em busca de uma forma de monitoras e gerenciar suas marcas nas redes sociais. As agências de inteligência dos Estados Unidos possuem, agora, capacidades similares como parte dos seus portfólios de tecnologia. A In-Q-Tel, companhia de investimento estabelecida pela CIA para dar suporte às agências de inteligência norte-americanas, investiu na Visible Technologies, uma startup que monitora conteúdo de redes sociais. Os aplicativos de modelo software como serviço da Visible são usados por diversas companhias para monitorar e gerenciar suas marcas por meio da observação e análise da opinião pública na web, tudo em tempo real. Microsoft, Hormel Foods, Xerox, Panasonic e companhias de marketing e relações públicas estão entre os clientes da startup.

As organizações de inteligência dos EUA poderiam usar o serviço da Visible Technologies para monitorar e analisar opinião pública na web, assim como fazem as companhias do setor privado.

A ferramenta TruCAST "direciona a internet para o que o cliente quer saber", afirma o vice-presidente da companhia Blake Cahill. A aplicação compila informações de blogs, Twitter, Flickr, YouTube, novos sites, fóruns. Ela não vasculha redes como Facebook e MySpace onde os usuários têm privacidade assegurada. Usando essas informações, as companhias podem ter análises relevantes, medir nível de influência por meio dos comentários em blogs, além de buscar posts com definições de critérios. O setor governamental tem recebido grande foco da Visible Technologies.

A In-Q-Tel investiu em mais de 175 companhias, incluindo ArcSight (de segurança da informação), Lucid Imagination (pesquisa open source), Endeca (pesquisa) e Keyhole, desenvolvedora de uma tecnologia usada no Google Maps.

Em 2005, a Visible recebeu US$ 23,5 milhões em financiamento. Os termos do acordo com a In-Q-Tel não foram revelados.


CIA compra empresa que monitora blogs, Twitter, YouTube e Amazon

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30/10/2009 - Por Eva Golinger - Em uma notícia exclusiva publicada esta semana na revista WIRED foi revelada que In-Q-Tel, uma empresa investidora da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA) acaba de fazer grandes investimentos em um negócio dedicado a monitorar os meios e redes sociais. Essa empresa, Visible Technologies, vigia cada dia mais de meio milhão de sítios na Internet, revisando mais de um milhão de conversas, fóruns e posts em diferentes blogs, fóruns online, Flickr, YouTube, Twitter e Amazon. Os clientes de Visible Technologies recebem informação em tempo real sobre o que se está dizendo e fazendo no ciberespaço, baseada em uma série de palavras chaves.

Segundo a revista WIRED, esta nova aquisição da CIA faz parte de um movimento maior dentro da comunidades de inteligência para melhorar a capacidade de utilizar “fontes abertas de inteligência” -informação que está disponível no âmbito público; porém, muitas vezes está escondida em programas de televisão, artigos de imprensa, blogs, vídeos na Internet e reportagens em milhares de emissoras, que são gerados todos os dias.

O porta-voz de Visible Technologies, Donald Tighe, revelou que a CIA solicitou-lhes monitorar aos meios sociais estrangeiros e instalar um sistema de “detecção rápida” para informar a agência de inteligência sobre “como os assuntos de interesse estão sendo manifestados em âmbito internacional”. Porém, também é utilizado em âmbito nacional, dentro dos Estados Unidos, para monitorar aos bloggers e tweetters domésticos.

Visible também subministra um serviço similar a empresas de comunicação, como Dell, AT&T, Verizon e Microsoft, para informar-lhes sobre o que está sendo dito nos fóruns sobre ciberespaço sobre seus produtos.

No final de 2008, Visible começou uma colaboração com a empresa consultora de Washington Concepts & Strategies, que estava dedicada a monitorar e traduzir conteúdo de meios estrangeiros para o Comando Estratégico do Pentágono e do Estado Maior Conjunto, entre outras agências estadunidenses. Concepts & Strategies está atualmente recrutando “especialistas em meios sociais”; com experiência no Departamento de Defesa e fluência em árabe, farsi, francês, urdu ou russo. A empresa também está buscando um “engenheiro de segurança para sistemas informáticos” que já foi outorgado acesso “Top Secret” por parte da Agência de Segurança nacional (NSA) dos Estados Unidos.

A comunidade de inteligência tem tido um grande interesse durante muitos anos nos meios sociais e nas redes sociais na Internet. In-Q-Tel realizou grandes investimentos no Facebook e em outras empresas que reúnem dados e informação de milhões de usuários em todo o mundo. A Direção Nacional de Inteligência (DNI) dos Estados Unidos mantém o Centro de Fontes Abertas, que está dedicado à busca e monitoramento de informação publicamente disponível; porém, nem sempre encontrada com facilidade.

Há uma semana, o Departamento de Estado patrocinou um evento na Cidade do México chamado Cúpula da Aliança de Movimentos Juvenis, reunindo jovens dirigentes políticos afins aos interesses de Washington com os fundadores e representantes das novas tecnologias, tais como Facebook, Twitter e YouTube. A Aliança buscava “melhorar a capacidade dos jovens políticos para utilizar as novas tecnologias para mobilizar suas organizações e disseminar informação a um público massivo”. Participaram vários dirigentes opositores da Venezuela, como Yon Goicochea e Geraldine Álvarez, conhecidos por seus vínculos com as agências de Washington há muitos anos. Também participaram, a convite do Departamento de Estado, os promotores da Marcha “Não mais Chávez”, que foi convocada através do Facebook durante o mês de setembro de 2009.

A união entre as agências de Washington, as novas tecnologias e os jovens dirigentes políticos selecionados pelo Departamento de Estado era uma receita para uma nova estratégia de “mudar regimes políticos”. Além disso, esse evento reafirmou o apoio político e financeiro ao movimento estudantil da oposição na Venezuela por parte dos Estados Unidos e colocou ante a opinião pública uma evidência irrefutável da sinistra aliança entre Washington e as novas tecnologias.

Agora, com a nova evidência sobre os últimos investimentos da CIA que permitem o monitoramento e rastreamento de informação no Twitter, blogs, YouTube e outros fóruns no ciberespaço, não resta dúvida de que o campo de batalha foi ampliado.

No entanto, a comunidade de inteligência não controla -ainda- todo o conteúdo e fluxo de informação no âmbito cibernético. E as mesmas ferramentas que lhes servem para minar e obter informação sobre seus potenciais adversários, também podem ser utilizadas por aqueles que lutam contra as intromissões imperiais como armas para mobilizar massas e disseminar verdades sobre suas agressões. A CIA nos tem na mira; porém, nós também estamos vigiando-a.


Governo dos EUA admite ter programa para espionar redes sociais

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2010 - Documentos obtidos pela Electronic Frontier Foundation (EFF) por meio de uma solicitação de acordo com a lei da liberdade de informação norte-americana revelam que o governo dos Estados Unidos tem um programa de monitoramento de redes sociais e sites de internet. Entre as páginas monitoradas estão o Facebook, MySpace e o Twitter, além de sites noticiosos como o iReport da CNN e o blog DailyKos, de comentários políticos.

O Centro de Monitoramento de Redes Sociais (SNMC, na sigla em inglês) é parte integrante do Departamento de Segurança Nacional (Department of Homeland Security, DHS). O DHS foi criado em novembro de 2002 com o objetivo de combater os ataques terroristas e desastres naturais.

O papel do SNMC dentro do departamento seria auxiliar, levantando informações sobre a “situação corrente”, segundo as revelações dos documentos. Essas informações seriam usadas em outras etapas operacionais, ajudando a tomada de decisões.

A EFF, um grupo sem fins lucrativos em favor da tecnologias livres e privacidade, obteve judicialmente um documento do DHS em que as operações do Centro de Monitoramento de Redes Sociais durante a inauguração presidencial de Barack Obama são descritas. No documento, os monitoradores recebem a sugestão de se tornarem “amigos” de internautas nas redes sociais e estabelecer meios de coletar informações em massa sobre o que é dito e o que está ocorrendo durante o evento.

O documento também instrui os agentes a terem cuidado durante a coleta de informação pessoal dos usuários. Nomes, telefones e endereços de e-mail estão entre os dados cuja coleta é proibida. Nomes de usuário e apelidos podem ser armazenados no banco de dados, no entanto. A EFF reconheceu esse esforço como positivo, mas achou o número de sites monitorados exagerado.

“Mesmo sem informações pessoais, comentários e informações sobre pessoas online podem ser ‘reidentificados’ com o uso de técnicas computacionais sofisticadas, criando problemas de privacidade”, opinou a organização.

Relatos de que o governo norte-americano estaria monitorando redes sociais estão circulando há meses. É a primeira vez, no entanto, que um documento oficial é publicado mostrando que a operação realmente existe.


Fonte: http://humbertocapellari.wordpress.com
          http://www.itweb.com.br/noticias/index.asp?cod=62015
          http://gibanet.blogspot.com/