CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Sony encerrará produção de disquetes em 2011

disquete1Está decretado a extinção dos disquetes de 3,5” (Floppy Disk). Entretanto, já era de se esperar… Com o atual custo acessível de mídias óticas (CD, DVD), e até mesmo de Pendrives com capacidade de armazenamento no mínimo 500 vezes maior do que os disquetes, a Sony japonesa informou que encerrará a produção desta mídia em Maio do ano que vem (2011). Esta mídia que tanto nos prestigiou há 3 décadas atrás, ainda se encontra em produção e comercialização, e acredite ou não, em 2008 a Sony manteve um estoque com capacidade para venda de 8,5 milhões de unidades só no Japão.

A Sony lançou seu primeiro disquete de 3,5” em 1981, e sua despedida ficará marcado no ano que vem, ao completar 30 anos de existência. Mas antes de mais nada, você pode imortalizar esta mídia – se não utilizando para armazenar dados, que tal utilizá-lo para fazer uma bolsa? Ou até mesmo aproveitar o seu visual para ter um bloco de anotações com estilo! Você se lembra qual a última vez que você utilizou um disquete de 3,5”?

O que "era" ?

Disquete é um disco de mídia magnética removível, para armazenamento de dados. O termo equivalente em inglês é floppy-disk, significando disco flexível. Pode ter o tamanho de 3,5 polegadas com capacidade de armazenamento de 720 KB (DD=Double Density) até 5,76 MB (EDS=Extra Density Super), embora o mais comum atualmente seja 1,44 MB (HD=High Density), ou 5,25 polegadas com armazenamento de 160 KB (Single Side = Face Simples) até 1,2 MB (HD).

Problemas

As unidades de leitura geralmente possuem um botão que, se pressionado ejeta o disquete. A possibilidade de ejetar o disquete mecanicamente pode acarretar erros de leitura, ou até mesmo a perda de todos os dados contidos no disquete caso a ejeção seja feita durante um processo de leitura. Uma exceção a isso é constituído pelas unidades de leitura dos computadores Macintosh, nos quais a ejeção do disco é comandada pelo sistema operacional e realizada através de um motor interno.
Um outro problema é referente à sua vida útil. Os disquetes possuem vida útil que varia de 5 a 6 anos (pouco, se for comparado ao CD, que dura 20 anos). Disquetes mais velhos e com muito uso, começam a desprender fragmentos do disco magnético interno, sendo que alguns desses fragmentos podem grudar nas cabeças de leitura, dificultando muito a leitura/escrita de outros disquetes. Para essa situação, é recomendável utilizar um "disquete" especial para limpeza, em que no lugar do disco magnético fica localizado um tecido para limpeza.


Meio de Contaminação de Vírus

Os disquetes foram os primeiro transmissores de vírus de computador, no fim dos anos 80, o Vírus Ping-Pong, Vírus Stoned, Vírus Jerusalém e Vírus Sexta-Feira 13 eram disseminados através do disquete. Que contaminava o PC quando inserido na máquina, e após contaminar ele contaminava qualquer outro disquete sem vírus que fosse inserido no drive do PC. Até o surgimento na Internet, o disquete era o único meio de propagação de vírus que existia.

Na época o único meio de proteger um disquete contra vírus era colocar um selo no lacre quadrangular superior ou, no caso dos disquetes de 3"½, ativar a trava de proteção contra escrita, de forma a impedir que o PC gravasse qualquer coisa no disquete, fazendo dele um meio de leitura de dados somente, protegendo assim, de vírus.

 

Fonte: http://www.crunchgear.com
          http://pt.wikipedia.org/wiki/Disquete