CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Escolha seus Sonhos

sonhos552009 - Desde os tempos mais antigos, o ser humano procura, nos sonhos, respostas para as questões de sua vida. Os pesquisadores modernos desenvolveram uma série de técnicas para tentar entender os sonhos e, com isso, controlá-los. Sonhos criativos, sonhos lúcidos, sonhos controlados, sonhos planejados, sonhos incubados. São muitos títulos para indicar praticamente a mesma coisa, o mesmo objetivo. Dependendo do especialista que se manifesta a respeito, novas definições são elaboradas, mas a idéia central é sempre a mesma: descobrir a maneira mais adequada de fazer uso dos sonhos. Psicólogos e estudiosos do mundo inteiro têm usado conhecimentos obtidos ao longo de toda a história humana para tentar compreender esse fenômeno, que se apresenta como um dos grandes mistérios da vida.

Sabe-se que no antigo Egito existiam vários rituais para quem desejava obter respostas através dos sonhos. E não só respostas, mas também profecias e curas. Essa tradição continuou com os hebreus, gregos e muitos outros povos do planeta. É de conhecimento público que o grande filósofo Platão procurava sempre se concentrar em pensamentos nobres antes de dormir. Ele acreditava que, fazendo isso, os sonhos lhe mostrariam claramente os acontecimentos do futuro. Os índios da tribo senoi da Malásia, por exemplo, aprendem desde pequenos a ter domínio sobre o processo de sonhar, conseguindo impedir os pesadelos e alterar acontecimentos, utilizando o que vêem enquanto dormem para redirecionar suas vidas.


Obtendo Respostas


Muitos estudiosos do assunto, hoje em dia, concordam que não só é possível controlar os sonhos e obter respostas para questões importantes que não conseguimos resolver quando acordados, como é importante exercer esse controle, moldando os sonhos de acordo com nossas necessidades.

O domínio de uma pessoa sobre seus sonhos pode ser maior ou menor, dependendo de sua vontade e persistência para atingir seu objetivo. Geralmente, as técnicas são simples e incorporam adaptações de conhecimentos mais antigos. A escritora e consultora americana Rosemary Ellen Guiley entende que o que ela chama de "incubar sonhos" é uma atividade sagrada e só deve ser aplicada a questões importantes. Assim, ela elaborou nove passos básicos para relacionar-se com os sonhos corretamente:
 

1 - Escolher um assunto importante e interpretar corretamente as respostas que virão. Às vezes, a informação que recebida não é exatamente a desejada.

2 - Elaborar perguntas de forma simples, curta, direta. Algo muito complicado pode dar origem a respostas ambíguas e de difícil interpretação.

3 - Manter um diário sobre os sonhos e escrever a pergunta nele. Isso ajuda a fixar a questão no subconsciente, dando início ao processo alquímico da incubação.

4 - Preparar o corpo, mente e alma para esse momento, escolhendo o dia certo, no qual haverá tempo disponível para a interpretação. Abster-se de álcool e, ao longo do dia, pensar frequentemente na questão.

5 - Realizar um ritual antes de dormir, que pode ser simples ou mais elaborado, com incenso, velas, música suave ou um banho relaxante. Passar alguns minutos em meditação ou oração. Quando sentir-se pronto, concentre sua atenção na pergunta e visualize a si mesmo acordando e lembrando o que sonhou, obtendo a resposta desejada. Segundo Guiley, é importante vocalizar a pergunta, falar em voz alta, já que o som é a base de toda criação e é sagrado.

6 - Também pode ser interessante reescrever a pergunta num pedaço de papel e colocá-lo sob o travesseiro.

7 - Se o sonho não trouxer uma resposta tão clara, é bom dedicar mais tempo à sua interpretação. A resposta pode estar escondida em algum detalhe.

8 - Guiley alerta que a alquimia do sonho tem suas próprias regras e, às vezes, a resposta esperada pode não surgir no sonho propriamente dito, ou você pode não se lembrar dele. Se for esse o caso, a resposta poderá surgir mais tarde ou em um outro sonho, até semanas depois. Ela também pode surgir através da intuição, como uma idéia repentina, fornecendo uma linha de pensamento e ação jamais pensada antes. Portanto, mesmo não obtendo a resposta na hora, é importante manter-se alerta para os sinais que possam surgir inesperadamente.

9 - Não desista caso as respostas não surjam de imediato. Repita o ritual mais de uma vez, ou tantas quantas forem necessárias. As coisas nem sempre acontecem sem uma certa persistência.


Sonhos Lúcidos


A psicóloga americana Patrícia Garfield — autora do livro Sonhos Criativos (Ed. Nova Fronteira) — também destaca a importância dos conhecimentos ancestrais. Suas pesquisas são voltadas para o que ela chama de "sonhar melhor" e para o controle dos sonhos, elaborando sonhos lúcidos nos quais é possível movimentar-se como se estivesse num outro planeta ou dimensão.

As instruções para o "sonhar melhor" da psicóloga são praticamente as mesmas de Guiley, como a escolha do local apropriado, o relaxamento, e concentração da mente naquilo que se deseja sonhar e a transformação do desejo ou pensamento numa frase simples, positiva, objetiva, que deve ser transformada em som. Ela diz que alguns estudiosos vêem nesse processo a elaboração de uma espécie de mensagem subliminar, que penetra no subconsciente humano e atua no sonho.

No entanto, ela ressalta que é necessário acreditar na possibilidade de produzir o sonho desejado. Se a pessoa não acredita, dificilmente consegue manter os rituais ou exercícios necessários e perde a concentração.

Podem existir variações dos sonhos lúcidos, desde aqueles em que a pessoa consegue pensar ou dizer "isto é um sonho", até o controle quase total do que está ocorrendo. O primeiro caso é bastante comum, e a maioria já passou pela situação pelo menos uma vez. O outro caso, o controle do sonho, é bem mais difícil. Segundo Patrícia Garfield, quem atinge esse estágio é capaz de voar para onde desejar, fazer amor com a pessoa que escolher e até entrar em contato com espíritos. E, é claro, pode ter acesso a toda informação contida em seu próprio cérebro.


Passo a Passo


Uma das grandes dificuldades no sonho lúcido é manter a consciência de estar sonhando, o que exige concentração e esforço constantes. A pessoa precisa ficar repetindo para si mesma que está dormindo e sonhando, e que pode fazer qualquer coisa naquela dimensão. Um pequeno descuido e ela acorda ou entra em um nível de sonho normal. O oposto também é possível - a pessoa fica tão empolgada com a possibilidade de fazer o que quiser que perde a concentração.

O primeiro passo para atingir o nível dos sonhos lúcidos é o mesmo utilizado para obter respostas: acreditar que é possível. No entanto, sabe-se que muitas vezes uma pessoa chega a esse nível naturalmente. O segundo passo é aprender a reconhecer o estado de pré-lucidez, quando há suspeita de que se está sonhando. Durante um sonho, alguém pode achar que está sonhando mas chegar à conclusão de que está acordado e voltar a dormir. Se perceber que se trata de um sonho, contudo, é possível passar à fase seguinte.

Alguns especialistas dizem que, tanto para acordar quanto para continuar sonhando, é importante repetir uma frase do tipo "isto é um sonho, eu preciso acordar", ou "isto é um sonho, eu não preciso acordar".

Para reconhecer o sonho e atingir a lucidez também é bom ficar atento aos elementos estranhos que os sonhos sempre trazem, as imagens surreais, impossíveis de ocorrer quando estamos acordados. Reconhecer esses elementos indica a passagem para o estágio dos sonhos lúcidos.

A maioria dos estudiosos ressalta a necessidade de controlar as emoções — que desviam a atenção do que desejamos —, e também o fato de que não é fácil chegar aos sonhos lúcidos. É preciso muita paciência e persistência, insistindo e seguindo as instruções noite após noite, até o resultado ser obtido. Aqueles que já passaram pelo processo, afirmam que vale a pena todo o esforço.

Fonte: http://www.revistasextosentido.net/