CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Encontrado cérebro de 2500 anos

cerebro2500_307/05/2011 - Arqueólogos da Universidade de York, no Reino Unido descobriram um crânio de um homem da idade do ferro. O sujeito, que viveu a 2500 anos, foi achado num poço inundado num dos locais da escavação. Só isso já seria excepcional, mas ainda mais louco foi quando eles notaram que o crânio estava pesado, porque o cérebro do sujeito ainda estava lá! A descoberta é incrível, porque não se sabia até hoje que era possível um cérebro ficar preservado em meio líquido desta forma por tanto tempo. Quando uma pessoa morre, o cérebro é a primeira coisa que se deteriora. Isso se deve, em parte, ao seu alto teor de gordura. Se é assim, como foi possível que o cérebro do homem do poço tenha resistido tanto tempo?

Segundo a especialista, a Dra. Sonia O’Connor, arqueóloga chefe na Universidade de Bradford, isso se deu por uma notável coincidência que envolveu um tipo de solo específico, deficiente em oxigênio, aliado a  uma morte rápida. Segundo ela, o crânio apresenta indícios de que o homem teria sido assassinado numa espécie de ritual religioso. Ele foi assassinado com idade entre 26 e 45 anos e as ruínas datam do período entre 673 e 482 aC. cientistas afirmam que as fraturas e as marcas nos ossos sugerem que o homem, com idade entre 26 e 45 anos, provavelmente morreu por enforcamento, foi decapitado e teve sua cabeça enterrada juntamente com o corpo.

cerebro2500_1 cerebro2500_2

A pesquisa foi publicada na edição de março da revista Journal of Archaeological Science. A equipa de investigação incluiu cientistas do Instituto UCL de Neurologia de Londres, os serviços de Arqueologia, Biologia e Química da Universidade de York, o Departamento de Ciências da Arqueologia da Universidade de Bradford, e o Biocentro do Departamento de Medicina Laboratorial da Universidade de Manchester.

Na opinião da Dra. O’Connor, “Esta não é a primeira vez que os cérebros preservados desta forma têm sido encontrados, mas é a primeira vez que tivemos a oportunidade, o financiamento e uma equipe de primeira classe para realmente tentar entender o que realmente ocorreu e a importância arqueológica da descoberta.”


Fonte: http://www.environmentalgraffiti.com/news-2500-year-old-human-brain-uncovered-england