CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Biólogo registra peixe usando rocha como ferramenta

peixe_ferramenta122/07/2011 - O biólogo marinho Scott Gardner estava mergulhando na Grande Barreira de Coral quando ouviu um som estranho. Alcançou sua câmera bem a tempo de tirar algumas fotos de uma truta-do-alto (Notolabrus inscriptus) batendo um pequeno molusco em uma pedra para chegar à sua carne. Embora os cientistas saibam há cerca de 50 anos que uma dúzia de espécies de peixes usam rochas como ferramentas, esta foi a primeira vez que alguém testemunhou de perto e gravou o ato com uma câmera. O peixe quebra o berbigão (um tipo de molusco) contra a rocha, usando-a como uma bigorna, e não como um martelo, o que ainda se encaixa claramente na definição de uso de ferramenta. Dito isso, Culum Brown, um biólogo especializado em peixe, admitiu que é complicado definir “ferramenta” para os peixes. A definição para a identificação de animais que usam ferramentas foi escrita por primatólogos que observaram ...

o comportamento de macacos e símios na selva. As pistas visuais – picar coisas com uma vara, atingir algo com uma pedra, etc – não necessariamente se traduzem em ambientes subaquáticos.

Os peixes não têm mãos e não operam em um ambiente terrestre. Por exemplo, se você tentar balançar algo debaixo d’água, terá muita resistência. E mesmo se você pegar uma rocha embaixo d’água, verá que ela pesa apenas uma fração do que pesa sobre a terra.

“Então, os tipos de coisas que você vê chimpanzés fazendo não iriam funcionar debaixo d’água”, explica Brown. O especialista afirma, entretanto, que o peixe estava usando a pedra o mais apropriadamente possível para o ambiente, o que demonstra inteligência.

“Obviamente, o peixe está manipulando a ferramenta de alguma forma – ele está segurando o berbigão de uma forma particular, e o choca contra um lugar muito particular sobre a bigorna, a parte mais pontuda. O peixe não está ‘vagando sem rumo’, simplesmente lançando o molusco contra qualquer rocha; está visando a ferramenta para obter o efeito máximo dela”, argumenta.

A lista de animais que demonstram um comportamento de uso de ferramentas tem crescido recentemente até incluir polvos, corvos, papagaios e insetos, juntamente com primatas e golfinhos.

Brown espera que o peixe possa em breve ser considerado parte desse grupo. “Estamos trabalhando na criação de uma nova definição da cognição dos peixes, e estamos descobrindo que há pouca diferença entre estes animais; eles são apenas inteligentes em coisas diferentes”, afirma.

Fonte: http://www.lifeslittlemysteries.com