CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Nanotecnologia: E o Futuro do Homo Sapiens

homo-sapienPor Carlos Eugênio Barbosa Tubino - Nanotecnologia, com certeza você já deve ter ouvido essa palavra. Cada vez mais se fala nela mais na verdade a maioria não sabe muito ou não sabe quase nada sobre ela. Mais com o passar dos anos ela vem ganhando cada vez mais destaque devido as impressionantes descobertas dessa área da ciência. Esta por sua vez é tida como uma das áreas mais promissoras da ciência, ela visa pesquisar e manipular tudo que é “nano”, ou seja, o extremamente pequeno. Somente para você ter uma ideia de tamanho, um nanômetro é equivalente a um milionésimo de milímetro ou um bilionésimo de metro. A nanotecnologia se comparada em ordem ...

cronológica à ciência “tradicional”, como por exemplo, a física ou a química, estaria dando ainda os seus primeiros passos, porém, já demonstra resultados surpreendentes, a ponto de se pensar que com essa tecnologia já se tenha “rompido” as barreiras dimensionais e a concepção de como nos vemos a nossa realidade. A comunidade científica vê a nanotecnologia como uma “caixinha de surpresas” que parece ser aberta diariamente. Isso se deve ao fato de novas descobertas, como por exemplo, a luz pode ser curvada e até parada no tempo, os neutrinos poderiam superar a velocidade da luz, que podemos ter uma quinta força fundamental, que a luz e tudo o que conhecemos pode ser criado do vácuo, e que todo o universo poderia ser apenas um holograma “emergindo” do vácuo quântico, incluindo nisso eu e você!

Um dos campos mais promissores que os cientistas visam e que pode ter aplicação “prática” em pouco tempo é o dos Metamaterias. Metamaterias são tipos de estruturas sintéticas, construídas pelo homem e que tem propriedades únicas, como por exemplo, aprisionar o som, capturar a radiação e até parar a luz.

A cada dia que passa a Nanotecnologia nos mostra fatos que nem em sonhos pensaríamos ser possíveis, como por exemplo, uma descoberta, a de que os neutrinos, um tipo de partícula subatômica, poderiam superar a velocidade da luz, “derrubando” a teoria da relatividade geral de Einstein, que prevê que nada pode superar a velocidade da luz no vácuo, que são exatos 299. 792.458 m/s.

Se isto for realmente confirmado, teremos uma das maiores revoluções que já foram vistas na ciência, mudando completamente a nossa visão sobre o universo.

Nessa área da ciência, há descobertas impressionantes, mas também há muitas outras, extremamente intrigantes, que são típicas de “roteiros de hollywood“, como a de que a luz e tudo incluindo a matéria “ordinária”, a matéria que nos conhecemos poderia surgir do vácuo quântico.

Um grupo de cientistas realizou um experimento no qual conseguiram capturar fótons que surgiam do vácuo. A experiência consistia em “agitar” um espelho até uma fração significativa da luz, como isso não é possível com um espelho real, foi usado um sensor quântico chamado de SQUID (Superconducting Quantum Interference Device), que é muito sensível a campos magnéticos.
Aplicando um campo magnético e alterando a sua direção vários bilhões de vezes por segundo fizeram o sensor SQUID “vibrar” a 25% da velocidade da luz o que fez com que os fótons literalmente “saltassem” do vácuo quântico e pudessem ser observados como radiação micro-ondas.

Essa descoberta impressionante vem a condizer com a preposição dos cientistas de que nosso universo poderia ser apenas um gigantesco holograma, que tudo não seria mais do que meras flutuações no vácuo.

Isso faz todo o sentido quando se olha para a teoria das supercordas, onde a unidade básica de tudo no universo seriam apenas cordas unidimensionais que ao vibrarem em determinadas frequências dariam origem a matéria e a energia como nós conhecemos.
Por mais absurdas que essas informações possam parecer, dignas de filmes de ficção cientifica, elas são reais e possuem embasamento de teorias, de grupos de vários cientistas e agora começam a possuir também respaldo de experimentos que trazem luz sobre estes assuntos.

Os fatos são reais, são sustentados por uma série de provas, mas nós será que somos? Ou será que somos realmente apenas hologramas, que na verdade não existimos.

Isso só o tempo dirá, isso somente o futuro nos reserva.

Se somos todos “virtuais”, não existimos, uma coisa é certa, o conhecimento existe e ele é nosso maior trunfo. E como dizia Einstein “A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original".


Carlos Eugênio Barbosa Tubino - Profissional Free Lancer especializado no desenvolvimento de Web Sites, Identidade Visual e marketing digital. Atua também como investidor na Bolsa de Valores.

Site: http://www.multiplodesignon.com.br

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Link’s de noticias utilizadas nesse artigo:

Luz é gerada pelo vácuo
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=vacuo-produz-luz&id=010115111118


Luz faz curva em U      
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=luz-faz-curva-u&id=010110100721

Neutrinos superam a velocidade da Luz, Novamente http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=neutrinos-superam-novamente-velocidade-luz&id=020175111118

Leis da física variam ao longo do Universo http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=leis-fisica-variam-longo-universo&id=010830111103

Ondas gravitacionais poderão comprovar desaparecimento de dimensões http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=ondas-gravitacionais-desaparecimento-dimensoes&id=020130110407

Nosso Universo pode ser um gigantesco holograma http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=universo-holografico-holograma&id=010130090130

Recomendo pessoalmente a visitação deste site:                                    
http://www.inovacaotecnologica.com.br/

Para saber mais sobre o assunto:

Wikipédia – Mecânica quântica: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mec%C3%A2nica_qu%C3%A2ntica
Wikipédia – Cromodinâmica quântica: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cromodin%C3%A2mica_qu%C3%A2ntica
Wikipédia – Teoria M:                                                                    http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria-M