CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Novo exame permite descobrir até 40 doenças em menos de uma hora

exame_topo_128/11/2011 - O novo método foi criado por pesquisadores brasileiros e será feito nos próprios consultórios médicos. O teste rápido será feito em mulheres grávidas da rede pública em 2014 e, depois, em outros pacientes. Um novo método criado por pesquisadores brasileiros permite que o médico descubra, em menos de uma hora, se o paciente sofre de até 40 doenças. Os exames não dependem de laboratórios especializados e podem ser feitos no consultório e em qualquer cidade do Brasil. O exame pode ser feito pelo próprio médico, durante a consulta. “O que a gente está pensando é que uma gota de sangue possa ser utilizada para diagnosticar entre 20 e 40 doenças”, afirma Mário Moreira, vice-diretor do Instituto Carlos Chagas Fiocruz.

Para o procedimento, o sangue é colocado no centro de um disco de acrílico e vai para uma máquina que o faz girar. O sangue se espalha por pequenas valas e chega até as cavidades do disco. Nelas, são detectadas as doenças. O resultado é visível a olho nu. “Cada poçinho representa uma doença. No momento em que a gente tem dois poços iluminados na mesma linha, significa que a reação aconteceu corretamente e que a pessoa está contaminada com aquela doença. No caso de não acender, nada foi detectado”, explica o pesquisador da Universidade Federal do Paraná, Cyro Ketzer.

Como a nova tecnologia é capaz de identificar várias doenças e de forma rápida, ela pode servir como tira-dúvidas para o médico na hora da consulta. Doenças com sintomas parecidos, como a gripe e a dengue, por exemplo, podem ser identificadas na hora.

O novo teste rápido começa a ser feito em mulheres grávidas da rede pública em 2014. O exame vai revelar no pré-natal se a mulher tem HIV, rubéola, sífilis, toxoplasmose, citomegalovirose e hepatites A, B ou C, doenças infecciosas que colocam em risco a mãe e o bebê. “Nossa ideia é que cada consultório e obstetra nesse país, que atenda mulher grávida, disponha desse equipamento e do kit para fazer o exame no local de atendimento para o diagnóstico desse conjunto de doenças”, diz Mário Moreira. O custo de cada exame deve ficar entre R$ 4 e R$ 7.


Método rápido, eficiente e de custo baixíssimo


O exame pode ser feito pelo próprio médico, durante a consulta e o resultado sai em menos de uma hora. "O que a gente estava pensando é que uma gota de sangue que possa ser utilizada para diagnosticar entre 20 e 40 doenças, é o que a gente esta desenhando para o produto." Diz o vice diretor do Instituto Carlos Chagas/Fiocruz.

Funciona assim: 

1 - A coleta

 coleta_1 coleta_2

 2 - O Sangue é colocado no centro deste disco de acrílico.

 sangue_1 sangue_2

3 - O disco vai para uma máquina que faz ele girar.

girando1 

4 - O Sangue se espalha por pequenas valas e chega até as cavidades circulares do disco. Nelas são detectadas as doenças.

valas1 

5 - O Resultado é visível a olho nu.

 resultado_1 

 6 - Cada cavidade circular representa uma doença. No momento em que temos duas cavidades iluminadas na mesma linha isso significa que a reação ocorreu corretamente e que a pessoa esta contaminada com aquela doença.

 resultado_2 resultado_3

 7 - No caso de não haver ascendimento das cavidades circulares, nada foi detectado.

resultado_4


A pesquisa foi feita toda no Brasil. Como a nova tecnologia é capaz de identificar várias doenças e de forma rápida, ela pode servir como um tira-dúvidas para o médico no momento da consulta. Doenças que tem sintomas parecidos, como a gripe e a dengue, por exemplo, podem ser identificadas na hora. O novo teste rápido começa a ser feito em mulheres grávidas da rede pública de saúde em 2014. O exame vai revelar no pré natal se a mulher tem hiv, cífilis, rubéola, toxoplasmose, hepatites a b ou c, citomegalovirose, que são doenças infecciosas que poem em risco a mãe e o bebê.

 

Mario_Moreira Cyro_ketzer

 

"A nossa idéia é que cada consultório de obstetra nesse país que vai atender uma mulher grávida disponha desse equipamento e do quite para fazer la no local de atendimento, na hora em que a grávida esta ainda no consultório, o diagnóstico daquele conjunto de doenças que o ministério preconiza serem diagnosticadas nesse período" afirma Mário Moreira, vice diretor do Instituto Carlos Chagas.

Fonte: http://g1.globo.com - Jornal Hoje