Super Size Me, a Dieta do Palhaço - Parte 1

macftopo1Super Size Me (br: Super Size Me – A dieta do palhaço / pt: Super Size Me – 30 dias de fast food) é um documentário estadunidense de 2004, escrito, produzido, dirigido e protagonizado por Morgan Spurlock, um cineasta independente estadunidense. No filme, Spurlock segue uma dieta de 30 dias (fevereiro de 2003) durante os quais sobrevive em sua totalidade com a alimentação e a compra de artigos exclusivamente do McDonald´s.

O filme documenta os efeitos que tem este estilo de vida na saúde física e psicológica, e explora a influência das indústrias da comida rápida. Durante a gravação, Spurlock comia nos restaurantes McDonald´s três vezes ao dia, chegando a consumir em média 5000 kcal (o equivalente de 9,26 Big Macs) por dia durante o experimento. Antes do início deste experimento, Spurlock, comia uma dieta variada. Era saudavel e magro, e media 188 cm de altura com um peso de 84,1 kg. Depois de trinta dias, obteve um ganho de 11,1 kg, uns 13% de aumento da massa corporal deixando seu índice de massa corporal em 23,2 (dentro da faixa “saudável” 19-25) a 27 (“sobrepeso”). Também experimentou mudanças de humor, disfunção sexual, e dano ao fígado. Spurlock precisou quatorze meses para perder o peso que havia ganhado.

macftopo2

O fator que motivou Spurlock para fazer a investigação foi a crescente propagação da obesidade em todo os Estados Unidos, que o diretor do serviço público de saúde americano tinha declarado como “epidemia”, e a correspondente demanda judicial contra o McDonald´s em nome de duas meninas com sobrepeso, que alegaram que se converteram em obesas como resultado de comer alimentos do McDonald´s. Spurlock disse que apesar do processo contra McDonald´s ter falhado, grande parte da mesma crítica contra as companias de tabaco se aplica as franquias de comida rápida. Embora se podia argumentar que a comida rápida, ainda seja psicologicamente viciante, não é tão viciante como nicotina.

Leia também - O colapso moral da medicina ocidental

O filme foca o Mc Donald´s como um dos representantes da indústria alimentar americana, que criou tamanhos exagerados de porções e que, sempre que possível, induz ao consumo de mais e maiores porções, fazendo com que a população consuma muito além do necessário para uma alimentação saudável. No Brasil, têm-se como exemplo as pipocas da rede americana Cinemark, com porções muito maiores que as habituais no Brasil.

macftopo3

O documentário foi nomeado para um Oscar na categoria de melhor documentário longa. Vamos a compilação em forma de texto, feita pelo Arquivo:

Tudo é maior nos EUA, temos os maiores carros, as maiores casas, as maiores empresas, a maior comida e por fim o maior POVO. Os Estados Unidso estão se tornando a nação mais gorda do mundo... PARABÉNS !!! Quase 100 milhóes de norte americanos são gordos ou obesos, mais de 60% dos adultos do país. Desde 1980 dobrou o número norte americanos gordos ou obesos. O número de crianças duplicou e o de adolescentes triplicou.

macf1

Qual é o estado mais gordo? Mississipi, 1/4 da população é obesa. Eu fui criado em West Virgínia, terceiro estado mais gordo. A minha mãe preparava o jantar todos os dias. As minhas recordações dela são quase todas na cozinha. Só saíamos para comer em ocasiões especiais. Hoje as famílias saem sempre. Estão pagando por isso, com dinheiro e com a silueta. Hoje a obesidade só perde para o cigarro como principal causa mortis evitável nos EUA, com mais de 400 mil mortes por anos por doenças associadas a ela.

Leia também - Edward Bernays e o controle da opinião pública

Em 2002 alguns americanos cansaram-se de ser obesos e fiseram o que sabemos fazer: processaram os malditos !! Culparam as empresas de lanche pela obesidade e doenças. Em Nova York duas adolescentes deram entrada num processo, uma tem 14 anos, 1,45 m e pesa 70 Kg. A outra com 19 anos, 1,65m, pesando 122 Kg. O inimaginável estava se tornando realidade, as pessoas estavam processando o Macdonalds por vender comida que quase todos nós sabemos que NÃO É BOA.

macf2

Mesmo assim, todo o dia, 1/4 dos norte americanos vai a uma lanchonete. Essa avidez por lanche não é só nos EUA, esta acontecendo no mundo todo. O macdonalds tem 30 mil lojas em 100 paises em 6 continentes. Da de comer a 46 milhóes de pessoas todo o dia. Isso é mais do que toda a população da Espanha.

Nos EUA o Macdonald responde por 43% do mercado de lanches, ele esta em toda a parte, em areportos, áreas de descanço, postos de gasolina, estações, lojas de departamentos, parques de diversões...ATÉ EM HOSPITAIS !!!  Isso mesmo...HOSPITAIS !Pelo menos você estará perto quando a coronária chiar.

macf4 macf5

Os advogados do Macdonald disseram que o processo era incorentes, afirmando que os perigos era conhecidos. As meninas nao podiam provar que o problema de peso era causado só pela "macdieta". Contudo o juiz decidiu que se os advogados demonstrarem que o Macdonald deseja que as pessoas comam a sua comida em todas as refeições. todo o dia, o que desse modo seria exageradamente perigoso, eles poderão prestar queixa.

As lanchonetes seriam as únicas culpadas por essa epidemia? Onde termina a responsabilidade pessoal e começa a responsabilidade empresarial? O lanche faz mal mesmo? O que aconteceria ser voce comesse só Macdonalds por um mês? Sera que voce estaria indo rápido rumoa obesidade? Seria excessivamente perigoso? Vamos descobrir...eu estou pronto!! Deixe-me gigante!!!

macf8  macf8b

Eu sabia que para isso eu ia precisar de supervisão médica. E assim recrutei para me ajudar três médicos: um cardiologista, uma gastroentrologista e um clínico geral. Uma nutricionista e um fisiologista. Depois de uma serie de exames os resultados:

macf9

Segundo o cardiologista: "Os resultados dos seus exames são excelentes, você esta começando com 168 de colesterol, é menos de 200 e isso é ótimo.Examinamos os eletrólitos em termos de sal  no sangue, as funções do rins, fígado, perfeita. Vai começar em perfeitas condições. Eu espero um aumento no triglicéride, porque isso pode ser afetado, voce esta com 87kg e isso vai mudar, eu acho que é só isso que vai mudar. Pode haver pequenas variações, mas o corpo é muito adaptável, os rins cuidarao de qualquer sal a mais que voce ingira, o figado vai metabolizar a gordura extra."

macf7

Segundo a gastroentologista: "O nível do sangue esta bom, o nivel de ferro também esta bom. Seus triglicérides, criação de blocos de gordura, basicamente o exigido por comer gordura é 43, esta baixo, isso é bom. Acho que no pior dos casos vai aumentar o nível de triglicerides e de colesterol. E se tiver algum caso de doença do coração na família, alguma doença do coração latente, esta se arriscando."

Leia também - Medicamentos para osteoporose: O último esqueleto do armário da “Big Pharma”

macf6

Segundo o clínico geral: "Não ha nenhum sinal de diabetes. A sua saúde de maneira geral esta muito boa. Os exames estão ótimos. É quase certo que você vai engordar, que o colesterol vai subir, quanto a se sentir infeliz, pode ser, eu não sei. A não ser que começe trapaceando e peça só salada.

macf14

Eu também fui procurar uma dietista para registrar os progressos. 1,85 m, peso 84 kg. "Um peso saudável, posso lhe assegurar de incio, seu indice de massa corporal esta dentro dos limites normais, não esta obeso e esta com o peso correto." Então eu devo anotar tudo que eu como no café, no almoço e no jantar? "isso, um registro alimentar, você precisa de uma média de 2500 calorias diárias. A gordura total para as 2500 calorias será 80g diárias de gordura saturada, um componente da gordura total, será bom consumir menos de 25g diárias, tente não exagerar."  Obrigado !

macf15

Procurei também um fisiologista. Pesagem oficial: 84kg. Avaliação cardiovascular, calculando quanto oxigênio meus músculos podem utilizar. A densidade do corpo também é avaliada, gordura do corpo em 11%...ótimo ! Ótima flexibilidade....conclusão...eu estou acima da média para o meu grupo etário !!

macf10macf11

macf12macf13

 

Mais de 60% dos americanos não fazem exercício algum. Nos próximos 30 dias nem eu vou fazer, mas vou ter que andar. Pessoas que vao para o escritório que vão para o trabalho de carro, de elevador ao escritório podem dar não mais que 2500 passos durante um dia inteiro. Nós novayorquinos andamos bastante, nos vamos para o trabalho, parque, loja, a maioria de nós nem tem carro, o novayorquino médio anda de 6 a 8 km por dia. Isso é muito. E ainda tenho a sorte de ter restaurantes por toda a parte. Eu passei por 3 macdonalds no caminho para o trabalho em menos de 2 km. Ha mais Macdonalds em Nova York que em qualquer outro lugar. Essa ilha tem menos de 20 km de comprimento, por tres de largura, 58 km quadrados e só ai há 83 Macdonalds !!! Quase 4 por quilometro quadrado.

 Leia também - Companhias farmacêuticas & médicos: Uma história de corrupção

macf16macf17

A minha namorada é chefe vegetariana: "Eu sei que ele vai fazer isso por um mês, mas acho que estará bem irratado após uma semana. E eu acho que isso afetará o nosso relacionamento. Eu nao sei se vou poder.....claro que vou, vou sentar com ele enquanto ele come um macdonald, mas vou ficar virando os olhos o tempo todo."

macf18macf20

A última ceia - "temos uma torta de legumes, uma salada de legumes assada, alcachofra e uma salada verde simples...uma beleza. São legumes frescos dos quais você sentirá muita falta." E organinco o que eu vou comer: "Nada, vai comer batata geneticamente modificada."

1º dia

Hoje é o meu primeiro dia e eu vou tomar o meu café da manhã. Chegando a um mac: "Eu queria um lanche reforçado com egmacmafy". Eu vou realizar o sonho de toda criança de 8 anos, é o que eu vou fazer. Aqui esta o meu eggmacmafy, a primeira coisa que eu vou comer.Hoje eu só sai do meu apartamento, desci as escadas e fui ao Macdonalds, 1272 passos. Então agora vou pegar um taxi, que vao me ajudar nesse processo. Anotando as calorias: eu comi um eggmacmafy e um enroladinho de salsicha. Mas ha algumas regras que eu vou seguir:

macf19

1) Só vou comer dos gigantes se me oferecerem;

2) Só vou comer coisas próprias do Macdonald, incluindo a água, se o macdonald não vende eu não posso comer;

3) Eu tenho que provar tudo do cardápio pelo menos uma vez no próximo mês.

4) Eu tenho que comer trÊs vezes ao dia: café da manhã, almoço e jantar.

macf21


John F. Banzhaf III, professor de direito da Universidade George Washington: "As lanchonetes são o foco das atenções porque são mais mencionadas que as outras causas. Na maioria dos estudos e pesquisas sobre porque virou uma súbida epidemia. Não pode ser o restaurante do bairro, ha restaurantes de bairros a centenas de anos. Não pode ser os alimentos que comemos em casa, comemos em casa a centenas de anos. Alguma coisa mudou muito. Acho que fazemos 40% de nossas refeições fora de casa."

Banzaf esta liderando a luta contra a indústria alimentícia, aconselhando muitos advogados a entrar com um processo. As pessoas dizem que ele é louco, mas disseram isso quando ele processou fábricas de cigarro...até que ele ganhou !! "Acho que em termos de reponsabilidade é justo apontar a arma para um Macdonalds. Macdonalds é uma das maiores, mas o mais importante é uma com muito mais do que todas as outras, seduz crianças pequenas, eles tem parqunhos na própria lanchonete, não ha outros você tem que levar o seu filho la. Com 2, 3, 4 anos as crianças ja estão sendo seduzidas. Macdonald é muito procurado para festas de aniversário, são os pioneiros do lanche feliz, agora guarnecem de brinquedos as refeições infantis, assim atraem as crianças e naturalmente o palhaço, macdonalds é o palhaço. Muitos dos anúncios atraem as crianças."

macf23

OUtro homem preocupado com as crianças é Samuel Hirsch,advogado das meninas que processaram o Macdonalds, muito aconselhado pelo professor Benzaf. Perguntei a ele porque ele esta processando a lanchonete: "Porque motivos além da compensação finanaceira? Voce quer ouvir uma causa nobre, é isso?

macf24

David Satcher, MD, o primeiro cirurgião a chamar a atençao para a obesidade declarando-a uma epidemia nacional: "Eu acho que os lanches contribuiem grandemente para essa epidemia. Lembrem-se estamos aumentando o tamanho de tudo, voce vai a qualquer lugar comprar algo ou a qualquer lanchonete e são treinados para fazer você comprar um tamanho maior, por 5 centavos a mais você leva o tamanho grande."

macf26

Lisa Young, PHD, professora de Nutrição, Universidade de Ney York: "O governo federal vai definir 80g de carne como uma porção razoável. Quando abriram as primeiras lanchonetes creio que so havia um tamnho. Quando o Macdonalds abrir a porção de fritas tnha um só tamanho, hoje esse tamanho é chamado de pequeno. Temos agora o médio, grande...GIGANTE.

Leia também - A Conspiração Médica

O tamanho original, pequeno hoje, tem cerca de 200 calorias, o gigante vai passar das 600 calorias!!!. Quando o Burger King abrir o copo pequeno tinha 350ml, o grande 475ml. O de 350ml se chama "junior" hoje, o de 475ml é pequeno, o médio 950ml, e tem o de 1,25 litro. E é assim em todas as lanchonetes. Os carros criaram porta copos maiores para aqueles copos gigantescos, com capacidade para quase 2 litros, tendo de 600 a 800 calorias, dependendo de quanto gelo você pôem. 2 litros para uma pessoa, 48 colheres de chá de açúcar. "

PARTE 2

 

Compartilhe

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Translate

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Curta nossa página

Mundo

Publicidade