VERDADES INCONVENIENTES

Chineses criam e vendem ovo falsificado feito com produtos químicos

chiovo1Thamyris Fernandes,17/11/14 - Uma mistura a base de gelatina, gesso, corantes, parafina e outras substâncias químicas que fazem muito mal ao corpo humano. Essa é a composição do ovo de mentira, uma versão falsificada desse alimento tão popular que é encontrada a todo momento na China. Esse golpe, aliás, faz parte de uma série de outros que os chineses adoram criar, incluindo uma série de piratarias que vão muito além das famosas réplicas de eletrônicos. Mas, ao contrário desses utensílios tecnológicos, o ovo de mentira - como dá para imaginar - é uma das piores invenções desse pessoal. Isso porque o ovo falsificado, visualmente, não perde em anda para o original: tem a mesma forma, cores comuns ao do alimento e até mesmo gemas e clara capazes de passarem por naturais. O problema, no entanto, é que o ovo pirata jamais pode ser ingerido. Conforme análises feitas nessas versões falsificadas do alimento, há uma forte presença de óxido de ...

alumínio em sua composição, ingrediente extremamente perigoso para a saúde humana e que pode causar até mesmo retardamento mental. O pior de tudo que é as pessoas caem muito no golpe, uma vez que os ovos adulterados são comercializados a um preço menor, o que acaba atraindo consumidores. Só mesmo na hora do preparo, como dissemos acima, é que o pessoal descobre que foi enganado, porque o ovo pirata exala um cheio terrível de produto químico na hora em que está sendo preparado.

Leia também - Gripe A(H1N1): OMS e laboratórios farmacêuticos de alarmismo

Aliás, essa não é a única comida falsa encontrada no mercado chinês. Já ouve registros de leite em pó falsificado, feito com melanina - uma substância parecida com plástico - que chegou a matar 6 bebê no país e a deixar centenas hospitalizados. Houve também casos de arroz feito de plástico, melancias que explodem devido a produtos químicos que estimulam seu crescimento e assim por diante.

 

Ovo made in China

 chiovo2

31/10/2016, por Janaína Silveira, de Pequim - Você está andando na rua, passa por um vendedor e vê a oferta: ovos pela metade do preço. Compra uma dúzia, leva para casa e põe na geladeira. A surpresa acontece quando vai prepará-los. Não são ovos de verdade. São ovos falsificados: uma mistura de gelatina, resina, parafina, gesso, corantes e outras substâncias, que engana o olhar, mas não o paladar – ao colocar o ovo na panela, surge um odor de produto químico sugerindo que aquilo não é comestível. Se mesmo assim alguém comer o ovo, corre risco de saúde – pois ele contém um ingrediente perigoso, óxido de alumínio. “Ele pode causar retardamento mental”, afirma a nutricionista Vivian Ragasso. A Universidade do Sul da China também estudou os ovos falsos e constatou que seu consumo pode gerar danos neurológicos.

A venda de ovos químicos é um golpe típico do sul da China – tão lucrativa que existem até DVDs piratas ensinando a fazer o produto. Só na primeira metade de 2012, foram registrados 15 mil casos de violação das leis de segurança alimentar no país, que vive uma epidemia de comida falsa ou adulterada. Tudo porque, na China, o trabalho humano é incrivelmente barato – mais barato até que o das galinhas.

A trapaça alimentar vai além dos ovos químicos. Nos últimos anos, uma fórmula de leite em pó adulterada com melamina (uma espécie de plástico) matou pelo menos seis bebês na China e deixou centenas hospitalizados. Também houve um caso em que melancias começaram a explodir. Motivo: para produzir – e ganhar – mais, agricultores chineses estavam usando florclorfenurão, um produto químico que acelera o crescimento do vegetal.

 

Como são feitos

 

Para produzir os ovos os seguintes "ingredientes" são usados: Para a casca o carbonato de cálcio e para a gema alginato de potássio, gelatina, alum, cloreto de cálcio, pigmentos entre outros.

chiovo3

Inicialmente dissolve cloreto de potássio em água morna, obtendo assim uma grande quantidade de proteína. Enquanto estiver mexendo, adicione a gelatina, o ácido benzóico e o alum. Essa mistura irá substituir a proteína. Para a gema é utilizada a mesma mistura, porém adicionando o ácido cítrico e o pigmento amarelo.

chiovo4

A mistura da gema é derramada em uma forma especial com um fina camada de uma solução de carbonato de potássio. A reação na superfície produz aquela fina películula sobre a gema. Quando a superfície da gema estiver suficientemente endurecida deve-se lavar com água e secar.

chiovo5

Leia também - Brasil é destino de agrotóxicos banidos no exterior

A forma possui dois compartimentos, um menor para a gema e outro maior para a clara. Depois que a gema está pronta coloca-se ela no compartimento maior e com a primeira mistura que citamos no início imita-se a clara do ovo. Porém, o ovo precisa ainda de uma casca.

chiovo6

Para fazer isso usando um fio especial, o ovo é repetidamente mergulhado em uma solução de cera de parafina, gesso e carbonato de cálcio.

chiovo7

As principais diferenças entre os ovos artificiais e os naturais são:
1. A casca é um pouco mais brilhante e áspera. Mas as diferenças são muito pequenas, dificultando e muito diferenciá-los.
2. A clara e a gema dos ovos artificiais, depois de quebrados, parece uma massa homogênea, como se fosse feito de algum material.

chiovo8

Muito cuidado, os ovos estão sendo exportados ilegalmente e em algumas feiras nos arredores da China, já foram encontradas essa bizarra falsificação...
O que será que ainda falta para eles falsificarem?

chiovo9

 

Fonte: www.fatosdesconhecidos.com.br
           https://super.abril.com.br