Barão Samedi

barme topoNo Voodoo e Vodou haitiano, Baron Samedi (também conhecido como Barão Sábado, BArão Samdi, Bawon Samedi ou ainda Bawon Sanmdi) é um dos aspectos do Baron, um dos loa. Ele é um loa (deuses da religião vodu haitiana) dos mortos, junto com inúmeras outras encarnações do Barão, Baron Cimetière, Baron La Croix, e Baron Kriminel. Baron Samedi é usualmente descrito com um chapéu branco, terno preto, óculos escuros, e algodão tampando as narinas, semelhante a um cadáver vestido e preparado para o enterro no estilo haitiano.

Ele tem a cara freqüentemente parecida a uma caveira branca (ou de fato tem uma caveira como cara) e fala com uma voz nasal. Ele é o cabeça da Guédé família de Loa, ou um aspecto deles, ou possivelmente o seu pai espiritual. Sua esposa é a loa Maman Brigitte. 'Samedi' significa 'sábado' em francês, embora haja etimologia alternativa.

Baron Samedi de pé nos cruzamentos, onde as almas dos humanos mortos passem a caminho de Guinee. Bem como sendo o loa sábio da morte, ele é um loa sexual, freqüentemente representado por símbolos fálicos e famoso pela perturbação, obscenidade, deboche, e tendo uma predileção especial para o tabaco e o rum. Além disso, ele é o loa do sexo e ressurreição, e nesta última capacidade que ele muitas vezes é invocado por aqueles que estão perto da morte ou a morte se aproxima, para cicatrização, já que é apenas o Barão que aceita um indivíduo no reino dos mortos. Ele é considerado um juiz sábio, e um mágico poderoso. Ele é casado com outro espírito poderoso conhecido como loa Maman Brigitte, que muitas vezes persegue mulheres mortais.

Um espírito perigoso, porém pode ser um guardião poderoso se o humor lhe convém. Passa a mior parte de seu tempo no reino dos espíritos do vodu, com um comportamento escadaloso, xingando continuamente e fazendo piadas sujas com outros espíritos. Quando algúém morre, ele cava a sua sepultura e cumprimenta a sua alma após ter sido enterrado, guiando-a para o submundo.

Curiosidade

Aparece no filme:

barme4

 

barme1
A cruz de Baron Samedi no cemitério em Porto Príncipe, Haiti.

barme2

Veve de Baron Samedi.Veve ou Vévé É um símbolo religioso de um vodou haitiano "loa" (ou lwa) e serve como sua representação durante rituais.

barme3

Maman Brigitte


Fonte: https://pt.wikipedia.org
           http://fontesdaficcao.blogspot.com.br

Compartilhe

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Translate

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Curta nossa página

Mundo

Publicidade