HISTÓRIA E CULTURA

O mistério do trem fantasma Nazista

trefan1Dois caçadores de tesouros parecem ser os responsáveis por uma das descobertas mais importantes dos últimos anos. Trata-Se de um trem blindado da Segunda Guerra Mundial, que estava perdido desde o ano de 1945, o que agora é tudo um mistério é o que se esconde dentro do mesmo. Todo o tipo de teorias se formaram em torno do que até agora era considerado como o trem fantasma Nazista. Os caçadores de tesouros que fizeram a descoberta afirmaram que dentro do trem se encontram mais de 300 toneladas de ouro, jóias e obras de arte importantes, no entanto, alguns historiadores voltados para a possibilidade de uma carga muito mais escuridão, a de dezenas de cadáveres de judeus. 

Algumas fontes próximas à investigação têm afirmado que a carga do trem poderia tratar-se de cadáveres de judeus que faziam trabalhados forçados para as SS. De fato, a poucos quilômetros de onde foi localizado o trem, se encontrava um dos mais terríveis campos de concentração de Gross-Rosen. Por outro lado, os caçadores de tesouros garantem que a carga do trem é de ouro, já que assim o disse a testemunha, que lhes forneceu a localização do mesmo antes de falecer. De acordo com puderam explicar para as autoridades, sua descoberta é baseado na história de um operário que havia trabalhado na ocultação dos vagões.

O Riquezas, armas ou cadáveres?

O governo polonês se mostra extremamente cauteloso diante das teorias de que o trem está cheio de ouro. Também dobram as chances de encontrar cadáveres ou, inclusive, com armamento militar de caráter químico, o que é preocupante, já que poderia colocar em perigo as pessoas que vivem nos arredores dos túneis que vão para cavar. O lado positivo de toda esta situação é que o governo polonês começou todo o trabalho de limpeza da área que, segundo disseram os caçadores de tesouros está o misterioso trem. Estas atividades são imprescindíveis para depois proceder com a escavação e, finalmente, descobrir qual é o conteúdo deste misterioso trem do que não se soube de nada desde o ano de 1945.

 

Trem nazista repleto de ouro é ‘encontrado na Polônia’

 Leia também - As trincheiras na Primeira Guerra Mundial

20/08/2015 - Um trem nazista que estaria carregado com ouro, pedras preciosas e armas teria sido encontrado na Polônia. Segundo a mídia local, dois homens alegaram ter achado a "relíquia" que teria desaparecido ainda durante a Segunda Guerra Mundial. O trem teria sumido em um local próximo ao que hoje é a cidade de Breslávia quando forças da União Soviética se aproximaram em 1945. Os homens que encontraram o trem entraram em contato com um escritório de advocacia polonês para comunicar o achado. Os dois pedem "apenas" uma recompensa equivalente a 10% do valor do carregamento. Sites locais afirmam que a descrição do trem que teria sido encontrado corresponde à do comboio mencionado em relatos folclóricos da região que dizem que o trem era usado para transportar ouro e pedras preciosas e teria desaparecido no fim da guerra, próximo ao castelo Ksiaz.

O escritório de advocacia contatado pelos homens fica em Walbrzych, a 3 km desse castelo.

"Advogados, o exército, a polícia, e a brigada de incêndio estão cuidando disso", disse à Reuters Marika Tokarska, representante do conselho distrital de Walbrzych.

"Aquela área nunca foi escavada antes e não sabemos o que podemos encontrar."

Dois websites de Walbrzych dizem que o trem tinha instalado guaritas de onde soldados armados podiam defender o comboio. Segundo o walbrzych24.com, um dos homens que alegam ter encontrado o trem era polonês e o outro era alemão. Ainda de acordo com o site, eles teriam comunicado as autoridades locais que formaram um comitê emergencial liderado pelo prefeito para investigar as alegações.Outro site, o Wiadomosci Walbrzyskie, disse que a composição teria 150 metros de comprimento e carregaria 300 toneladas de ouro.

Joanna Lamparska, uma estudiosa da história de Walbrzych, disse à Rádio Wroclaw que havia rumores de que o trem teria desaparecido em um túnel e que transportava ouro e material perigoso à bordo. A rádio acrescenta que pesquisas anteriores feitas na mesma área para encontrar o trem não foram bem-sucedidas.

 

Fonte: https://sintonizeciencia.com.br
           https://www.bbc.com