História e Cultura

RMS Titanic - Parte 3

titanic27Uma viagem malfadada - enganos realmente titânicos - O tamanho do Titanic acendeu um debate acalorado. Alguns diziam que um navio daquele tamanho não poderia ser seguro; outros diziam que um navio tão grande quanto o Titanic seria praticamente impenetrável. Mas havia muitos problemas com a grandeza geral do Titanic. Para começar, o Conselho de Comércio não tinha regras de segurança em vigor para um navio daquele tamanho. De acordo com a Lei da Marinha Mercante de 1894, promulgada pelo conselho, a quantidade de botes salva-vidas necessários a bordo de um navio deveria ser em proporção direta da tonelagem bruta da embarcação. Mas o cálculo presente na lei só chegava até um navio de 10 mil toneladas, que deveria carregar 16 botes salva-vidas. O Titanic, que excedia esse valor por cerca de 35 mil toneladas, carregava exatamente 16 botes [fonte: RMS Titanic - em inglês].

Leia mais...

RMS Titanic - Parte 1

titanic26O RMS Titanic foi um navio transatlântico da Classe Olympic operado pela White Star Line e construído nos estaleiros da Harland and Wolff em Belfast, Irlanda do Norte. Na noite de 14 de abril de 1912, durante sua viagem inaugural, chocou-se com um iceberg no Oceano Atlântico, e afundou duas horas e quarenta minutos depois, na madrugada do dia 15 de abril de 1912. Até o seu lançamento em 1912, ele foi o maior navio de passageiros do mundo.

Leia mais...

RMS Titanic - Parte 2

titanic25Localização dos destroços - Somente nos finais de 1970 e início de 1980, um empresário norte-americano patrocinou diversas expedições para tentar localizar o navio. Nenhuma delas teve êxito. Somente em 1985, numa expedição oceanográfica franco-estadunidense, o Dr. Robert Ballard descobriu os destroços do Titanic submersos a 3.800 metros (ou 12.600 pés) de profundidade, 153 km ao sul dos Grandes Bancos de Newfoundland. A notícia correu o mundo. Ele passou a ser conhecido como "O Descobridor do Titanic". Retornou ao local em 1986, com uma equipe de filmagem da "National Geographic Society" para fazer as primeiras filmagens do transatlântico após 73 anos. Desde então, a empresa "RMS Titanic, Inc" obteve os direitos de realizar operações de salvamento no local e recuperou mais de 6 mil artefatos do navio.

Leia mais...

Caldeirão de Santa Cruz do Deserto

caldeirao2O Caldeirão de Santa Cruz do Deserto foi um dos movimentos messiânicos que surgiu nas terras no Crato, Ceará. A comunidade era liderada pelo paraibano de Pilões de Dentro, José Lourenço Gomes da Silva, mais conhecido por beato José Lourenço. No Caldeirão, os romeiros e imigrantes trabalhavam todos em favor da comunidade e recebiam uma quota da produção. A comunidade era pautada no trabalho, na igualdade e na Religião.

Leia mais...

Translate

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Curta nossa página

Publicidade