UFOLOGIA

Introdução a Ciência Espacial - Volume II - Departamento de Física USAF

usaf1O que será descrito a seguir foi capturado palavra por palavra do livro "Introdução à Ciência Espacial, Volume II, Departamento de Física da USAF" da Academia da Força Aérea dos Estados Unidos da América. Este livro era utilizado pela Academia até 1970, quando foi retirado do currículo devido à controvérsia que causava. Introdução a Ciência Espacial - Volume II Departamento de Física - USAF - Editado por: Major Donald G. Carpenter Co-editor: Ten. Coronel Edward R. Therkelson CAPÍTULO XIII OBJETOS VOADORES NÃO IDENTIFICADOS O que é um objeto voador não identificado (OVNI - Unidentified ...

Flying Object - UFO) ?Bem, de acordo com o regulamento da USAF 80-17 (datado de 19 de Setembro de 1966), um UFO é "qualquer fenômeno ou objeto que apareça à um observador ordinário". Essa é uma definição muito ampla que pode ser aplicada à uma nuvem estranha ou a um helicóptero à primeira vista. Entretanto as pessoas atualmente consideram um UFO, um objeto que possui estranha maneira de se mover através da atmosfera terrestre, esse fenômeno causa bastante admiração e emoções, além da grande curiosidade à um largo segmento da população mundial. Muitas pessoas se interessam porque amam o mistério, os profissionais militares se envolvem por causa de um possível teatro envolvendo a segurança nacional, e muitos ciêntistas são interessados devido ao espírito de pesquisadores.

Leia também - Funcionário do CINDACTA fala sobre sua experiência!

A literatura sobre UFOs é muito vasta, as histórias são muitas e variadas, esse livro irá descrever as classificações utilizadas, domínios operacionais (tempo e espaço), várias teorias sobre a natureza do fenômeno, reações humanas, tentativas de ataque e conclusões.

33.1 DESCRIÇÕES

Um dos grandes problemas em que você encontra quando tenta catalogar uma aprição de UFO. Nenhum sistema efetivo foi criado, há um número muito variado de tipos de aparições. Isso resulta em uma análise individual para cada fenômeno UFO e formas errôneas de classificá-los. Entretanto esses sistemas possuem alguns fatores que sempre se assemelham:

(a). Tamanho
(b). Forma (disco, elipse, charuto, etc...)
(c). Luminosidade (d). Cor (e). Número de UFOs

Conduta:

(a). Posição (altura, direção, etc...)
(b). Traçado dos caminhos (linha estreita, queda, zigue-zague, etc...)
(c). Características de vôo (oscilante, agitado, etc...)
(d). Periodicidade das aparições
(e). Duração da aparição
(f). Curiosidade
(g). Cautela
(h). Hostilidade

Efeitos associados:

(a). Eletro-magnéticos (rádio, sistemas de ignição, etc...)
(b). Radiação (queimas, redioatividade induzida, etc...)
(c). Grandes distúrbios (pó soprado para o alto, terras movidas, ondas na água, etc...)
(d). Som (nenhum, silvo, trovões, etc...)
(e). Vibrações (fraca, forte, lenta, rápida)
(f). Cheiro (ozônio ou outro odor)
(g). Chama (quanto, onde, quando e cor)
(h). Fumaça ou nuvem (quantidade, consistência, cor)
(i). Detritos (tipo, quantidade, cor e consistência)
(j). Inibição dos movimentos voluntários do(s) observador(es)
(k).

Aparição de criaturas Pós Efeitos:

(a). Áreas ou animais queimados
(b). Depressões ou achatamentos em áreas
(c). Animais mortos ou "desaparecidos"
(d). Pessoas mentalmente pertubadas
(e). Itens desaparecidos

33.2 DOMÍNIOS OPERACIONAIS - TEMPORAL E ESPACIAL

O presente fenômeno UFO pode ser considerado um fenômeno global que já deve persistir por centenas de anos. Durante as discussões, lembre-se que os mais antigos observadores não possuíam a sofisticação de hoje. Eles não usavam a terminologia correta para definí-los associando-os a outras coisas (como são confundidos com helicópteros hoje em dia) e nem imaginavam algo como naves espaciais ou energia atômica, geralmente dando aos fenômenos explicações místicas e idolatrando-os. Vamos iniciar com uma intrigante história em uma das antigas crônicas da Índia... o Livro de Dyzan. O livro, é um grupo de lendas históricas que finalmente foram colocadas em um manuscrito quando o homem aprendeu a escrever.

Uma dessas histórias é de um pequeno grupo de visitantes que supostamente vieram à Terra há centenas de anos atrás em uma nave de metal que orbitou a Terra várias vezes antes de pousar.É contado no livro: "Esses estranhos viveram entre eles e foram reverenciados pelos humanos, e fixaram-se muito bem. Mas eventualmente diferenças os dividiram dos cidadãos, várias pessoas, homens, mulheres e crianças fixaram-se em outra cidade, e eles se instalaram como governantes." "Separação não trouxe a paz para essas pessoas e finalmente a raiva chegou a um ponto em que os governantes da cidade original trouxeram com eles um pequeno número de guerreiros e eles acenderam ao ar em um enorme barco brilhante. Ficaram a poucas léguas da cidade de seus inimigos, e lançaram uma lança brilhante que cavalgou em um raio de luz. Isso queimou a cidade de seus inimigos em uma grande bola de fogo que acendeu para os vales e para as estrelas.

Todos que estavam na cidade foram horrivelmente queimados e quase todos que não estavam na cidade, mas próximos também foram queimados. Todos que olharam para a bola de fogo foram cegados para sempre. Todos que entraram na cidade depois acabaram morrendo. A poeira da cidade caiu, e os rios voltaram a correr, homens não podiam mais entrar na cidade e ela foi coberta e esquecida pelos homens." "Quando o líder viu que tudo estava acabado, ele e seu povo retiraram-se para o seu palácio e se recusaram a ver qualquer um. Reuniu-se com seus guerreiros, com suas esposas e crianças, entraram em seus barcos e cavalgaram em direção ao céu e disseram: Nós não retornaremos." Poderia essa lenda estar contando uma colonização extraterrestre, completada com mísseis guiados com ogivas nucleares e efeitos de radiação ?

É difícil validar estas informações...assim como é difícil explicar as guerras e conversas com os Deuses da mitologia Grega, Romana e Nórdica (também a bíblia gravou conflitos entre legiões de Deus e Satanás) sempre houve conflitos entre o homem e os Deuses. Evidências de um possível contato foi descoberto por Tschi Pen Lao da Universidade de Pequim. Ele descobriu marcas no granito em uma montanha na Província de Human em uma ilha no lago Tungting. Essas marcas foram avaliadas em 47.000 anos de idade, e mostra pessoas com longas trombas (aparelhos respiratórios ?... ou cabeças de "elefantes" em corpos humanos ? Relembre, os egípcios representavam seus Deuses como pessoas com cabeças de animais). Há apenas 8.000 anos atrás, rochas foram esculpidas no platô Tassili de Sahara, mostrando pessoas com estranhas coisas nas cabeças (capacetes ? ou cabeças de "sol" em corpos humanos?) E mais recentemente, na bíblia, Genesis (6:4) conta de anjos do céu tendo filhos com mulheres terrestres. Genesis (19:3) conta Ló acolhendo dois anjos no deserto e trazendo-os depois à sua casa. A bíblia também conta uma história pouco usual de Ezekiel, que testemunhou algo que muitos interpretam como uma espaçonave ou aeronave pousando próximo ao Rio Chebar na Chaldea (593 a.C.). Os irlandeses também registraram estranhas visitações. Speculum Regali na Konungs Skuggsa (e outros locais da era por volta de 956 d.C) possui numerosas histórias de "naves demoníacas" nos céus.

Leia também - A Verdadeira História da Segunda Guerra Mundial

Em um caso, uma "corda" desceu de uma nave e fixou-se à uma igreja. Um homem da nave desceu junto com a corda e foi capturado pelas pessoas da cidade. O Bispo mandou que as pessoas libertassem esse homem, ele acendeu de volta à nave e então cortaram a corda e a nave acelerou até sumir de vista. Essas histórias fizeram uma das mais maravilhosas lendas dos "pequeninos" da Irlanda. Por volta da mesma época, em Lyon (França) três homens e uma mulher supostamente desceram de uma nave ou aeronave e foram capturados por uma horda. Esses estranhos admitiram serem mágicos e foram mortos. (Nenhuma menção foi feita quanto aos métodos que utilizaram para obter as confissões). Muitos avistamentos documentados de UFOs ocorreram por toda Middle Ages (Idade Média), incluindo um assustador UFO sobre Londres em 16 de Dezembro de 1742. Entretanto, nós não temos espaço para por nenhum outro caso de avistamento de UFO em Middle Ages. Temos dois "casos mais recentes" para trazermos para tempos mais modernos: Em um estado de juramento datado de 21 de Abril de 1897, um próspero e proeminente fazendeiro chamado Alexander Hamilton (Le Roy, Kansas, USA) conta um ataque ao seu gado por volta das 10:30 pm de Domingo. Ele, seu filho e seu inquilino, correram mais de 700 pés da casa até um grupo de vacas, onde havia uma imensa nave em forma de charuto a cerca de 300 pés de distância e a 30 pés do acimo do gado. Embaixo da nave havia uma espécie de vagão intensamente iluminado com inúmeras janelas (dirigível e gondôla ?).

Dentro haviam seis estranhos que tagarelavam em uma lingua estranha. Esses estranhos tiveram cautela com Hamilton e os outros. Enviou então uma luz de busca no fazendeiro, também ligou e acelerou uma espécie de roda de turbina (algo em torno de 30 pés de diâmetro), ganhando força extra, ascendeu ao céu levando consigo uma novilha de uns 2 anos de idade que foi laçada pelo pescoço por um cabo fino, de um material vermelho. No dia seguinte, um vizinho, Link Thomas, encontrou a pele do animal, junto com a cabeça e pernas em sua fazenda. Ele ficou estupefato por que não havia trilhas de sangue, nem marcas no solo, extremamente fofo. Alexander Hamilton descreveu isso sob juramento e foi acompanhado de uma garantia de veracidade, assinada por 10 líderes dos cidadões locais. Ao anoitecer de 4 de Novembro de 1957 em Forte Itaipu, Brasil, duas sentinelas notaram uma "nova estrela" no céu.

A "estrela" cresceu em tamanho e em segundos estava parada sobre o forte. Revelando-se ser uma larga, uma imensa nave, e era rodeada por um forte brilho laranja. Um sentinela desmaiou imediatamente, o outro escondeu-se debaixo no abrigo abaixo de um grande canhão, o barulho acordou toda a guarnição. Quando as tropas alcançaram suas estações de batalha, uma completa falha elétrica aconteceu. Houve pânico quando a luz voltou, mas a guarnição ficou a observar, até que houve um grande brilho laranja e a nave abandonou a área em grande velocidade. Os dois sentinelas foram encontrados seriamente queimados... um inconsciente e o outro incoerente, sofrendo de um profundo choque. Portanto, avistamentos de UFOs não são só vistos há mais de 47.000 anos como também são um fenômeno global.

33.3 ALGUMAS TEORIAS SOBRE A NATUREZA DO FENÔMENO UFO:

Existem várias teorias para explicar a existência dos UFOs. Essas teorias são bastante avançadas e podem ser agrupadas em cinco grupos:

(a). Misticismo
(b). Fraudes
(c). Armas Secretas
(d). Fenômenos Naturais
(e). Visitantes Alienígenas

MISTICISMO:


Muitos cultos acreditam que a missão dos UFOs e suas tripulações é espiritual somente e que qualquer tentativa materialista de determinar um UFO falhará. FRAUDES: Muitos sugerem que os avistamentos de UFOs, são brincadeiras ou fraudes, e que foram feitas por pessoas de personalidade instável. Essa atitude prevaleceu durante a época em que a Investigação da Força Aérea operou sob o nome código de Projeto Grudge. Em algumas linhas aéreas, se um piloto reportasse um disco voador, só poderia voltar a pilotar caso passasse por uma avaliação psicológica, houve uma grande reduzida no número de pilotos que disseram terem visto um UFO, durante esse período, sendo assim foi criado a NICAP (Comitê Nacional de Investigação de Fenômenos Aéreos) e todos os dias recebia chamados de pilotos que negavam-se em contar o que sabiam à Força Aérea ou à empresa aérea. Há um número de casos que provam que nem todos se encaixavam na categoria de fraude. Nós podemos examinar um caso agora.

Este foi um avistamento feito por um sargento da polícia, Lonnie Zamora em Socorro, Novo México. Sgto Zamora estava patrulhando as ruas de Socorro em 24 de Abril de 1964 quando viu um reluzente objeto descer numa área de barrancos às margens da cidade. Ele então ouviu um baixo som, como se o velho depósito de dinamite do local tivesse explodido. Ele imediatamente reportou isso ao departamento de polícia, e dirigiu até próximo do local do depósito. Zamora foi obrigado a parar à umas 150 jardas do barranco onde parecia ter capotado um carro no barranco. Reportou à central que estava investigando um acidente. Ele desceu com seu carro até a base do barranco. Estacionou próximo e seguiu à pé, e ficou impressionado quando viu que aquilo não era um carro, mas sim um objeto em forma de ovo, com cerca de 15 pés de comprimento, branco em cor e com algumas pernas de metal. Embaixo disso, sem saberem da presença de Zamora, haviam dois humanóides, trajando roupas prateadas. Eles pareciam estar trabalhando na parte inferior do objeto. Zamora ficou quieto, observando ali, e surpreso, quando eles repentinamente observaram-lhe e saíram de seu campo de visão, para o outro lado do objeto.

Zamora pensou em correr em direção oposta à do objeto, de volta para o seu carro. Ele desistiu e voltou a observar o objeto, quando uma chama azul, muito iluminada, saiu da parte de baixo do objeto, e em segundos o objeto vôou para fora do barranco. O objeto sumiu de vista próximo às montanhas à volta. Chegou o Sgto. Sam Chavez, atendendo à ultima chamada de rádio de Zamora, eles investigaram o local, e onde deu-se a chama azul, estava queimado, encontraram também quatro profundas marcas onde deviam estar as pernas do aparelho. Foi feita uma invetigação oficial no mesmo dia, e todos os dados coletados suportataram as histórias de Zamora e Chavez. É muito difícil rotular isso como uma fraude, assim como é difícil dizer que Zamora e chavez sofreram da mesma alucinação. ARMAS SECRETAS: Alguns poucos indivíduos propõem que os UFOs são avançados sistemas de batalha, e que suas naturezas não podem ser reveladas. Muitas poucas pessoas aceitam isso como uma sugestão que mereça crédito.

FENÔMENO NATURAL:

Muitos afirmam que os UFOs são fenômenos naturais, mal interpretados. Essa afirmação merece algum crédito, muitas pessoas confundem balões, o planeta Vênus, satélites artificiais, aeronaves normais, formas não muito frequentes de nuvens com UFOs. Suspeitasse que as pessoas reportam miragens ou ilusões ópticas, ou então queima de gases do brejo. Mas é difícil dizer como um gás do brejo pode se mover em alta velocidade pelo céu, assim como é difícil dizer que um fenômeno natural tenha matado o gado. Sendo assim essa explicação para o fenômeno UFO não é muito convincente.

Leia também - Ex-astronauta americano afirma que extraterrestres existem

VISITANTES ALIENÍGENAS:

As mais estimulantes teorias sobre UFOs são as que dizem que eles são objetos materiais, tripulados ou controlados à distância por seres de um planeta alienígena. Há muitas evidências suportando esse ponto de vista. Em adição ao incidente do Sgto. Zamora, vamos considerar o caso de Barney e Betty Hill. Em uma excursão pela Nova Inglaterra eles perderam duas horas da noite de 19 de Setembro de 1961 sem terem realizado nada. Entretanto, após essa noite, ambos, Barney e Betty, começaram a desenvolver problemas psicológicos suficientemente severos, o que acabou submetendo eles à uma examinação psiquiátrica e tratamento.

Durante o tratamento, hipnoterapia foi utilizada, e rendeu notáveis, detalhadas e similares histórias de ambos, Barney e Betty. Essencialmente eles foram hipoteticamente sequestrados, trazido à bordo de um UFO, e submetidos a duas horas de testes físicos, e posteriormente liberados com uma sugestão pós-hipnótica para esquecerem este incidente. As evidências são bastante fortes, e pelo menos em seu subcosciente aconteceram de verdade. E tem particular importância dizer que os problemas psicológicos cessaram após esse bloco hipnótico ter sido removido. As descrições dos alienígenas, dadas pelos Hill, eram similares às descrições colhidas em outros casos, mas essa espécie de alienígena parece ser minoria. Os mais comumente descritos tem cerca de 3 à 1,5 pés de altura (91,4 cm à 45,72 cm), com uma cabeça grande, braços passando dos joelhos, e grandes olhos, com poucas expressões faciais e boca muito pequena. Outros alienígenas parecem muito com os terráqueos. Existe uma raça muito rara com cerca de 4 pés (121 cm) que são extremamente fortes. À respeito das raças que visitam a Terra, duas questões aparecem: (1) - Porque eles ainda não tentaram nos contactar oficialmente ?

A resposta para esta questão talvez exista parcialmente com a experiência do Sgto. Zamora, e talvez exista parcialmente no meteoro de Tunguska discutido no capítulo XXIX. Neste capítulo foi sugerido que o meteoro de Tunguska foi um cometa que explodiu na atmosfera, o gelo derreteu e a poeira se espalhou. Consequentemente, resíduos. Entretanto, foi sugerido também que o meteoro de Tunguska foi uma espaçonave alienígena que entrou muito rápido na atmosfera, sofreu uma falha mecânica, e perdeu sua fonte força ou sistemas de armas em uma explosão termonuclear. Essa hipótese pode ser confirmada se levarmos em conta que após a queda do meteoro, o nível de radiação do planeta aumentou durante um curto período de tempo. É difícil encontrar uma explicação natural para essa elevação na radiação, uma teoria é que a energia cinética do meteoro foi convertida em energia térmica (pelo atrito com o ar) numa quantidade tão grande que provocou uma reação de fusão. Partimos assim para a segunda questão: qual o motivo para não nos contactar ? Esta pode ter várias respostas:
1- Nós devemos ser objetos de intensivos estudos para eles, e, se você estuda alguma coisa, você não pode pertubar o ambiente natural destes objetos de estudo.

2- Você não pode contactar uma "colônia de formigas", e nós podemos ser isso para eles, um zoológico que pode ser visitado mas não pode ser tocado.

3- Os contactados já estão sendo feitos, secretamente. 4- Os contatos já estão sendo feitos, só que em outros planos, aos quais a maioria das pessoas não tem sensibilidade. Esta é uma pequena porção de explicação, existem várias, até mesmo algumas que sugerem invasão.

33.4 TEMOR E HOSTILIDADE HUMANA

Contactar humanos, pode ser muito perigoso. Pense sobre isso um momento !! Em nível microscópico, nossos corpos rejeitam e lutam (produzindo anticorpos) contra qualquer material alienígena; esse processo nos ajuda a lutar contra as doenças, mas muitas vezes acaba resultando em reações alérgicas à materiais inócuos. Em nível macroscópico (psicológico e social) nós somos antagonistas aos visitantes porque eles são "diferentes". Para provar isso, veja como uma criança com problemas é rejeitada pelas outras crianças, ou como uma minoria é socialmente privada, ou como os Árabes examinam os Israilenses (Chineses x Japoneses, Turcos x Gregos, etc...).

Ao hesitar em aplicar nossos conceitos aos alienígenas, isso nos remete à tempos muito longiquos, possivelmente, os alienígenas eram tratados como Deuses, mas há mais ou menos duas centenas de anos para cá, as evidências mostram que os alienígenas separados à uma horda, alvejados e atingidos, fisicamente assaltados, e geralmente tratados com medo e agressão. Na Irlanda, por volta de 1.000 d.C., supostas aeronaves foram consideradas como "demônios". Em Lyons, França, "admitiu-se" que viajantes espaciais foram mortos. Mais recentemente, em 24 de Julho de 1957, baterias antiaéreas Russas nas ilhas Kouril abriram fogo contra UFOs. Todas as baterias antiaéreas Russas nas ilhas entraram em ação, mas nenhuma acertou o alvo. Os UFOs eram iluminados e voavam muito rápido. Nós também já atiramos contra UFOs. Por volta das 10 da manhã, uma estação de radar, próxima à uma base de caças, localizou um UFO, à velocidade de 700 mph. O UFO então diminuiu para 100 mph, e dois F-86 foram enviados para interceptar, um piloto conseguiu se aproximar , aos 3.000 pés de altitude. O UFO então começou a acelerar e o piloto cuidou para conseguir manter uma distância de 500 jardas do objeto durante um curto período de tempo.

Definitivamente era uma nave em forma de disco. O piloto então acelerou o F-86 à velocidade máxima para poder acompanhá-lo, quando o UFO chegou à uma distância de 1000 jardas, o piloto armou suas armas e tentou abater o UFO, mas sem sucesso, ele desviou e acelerou, se distanciando extremamente rápido. Esta mesma situação básica aconteceu em um nível mais pessoal. Num entardecer de Domingo, 21 de Agosto de 1955, oito adultos e três crianças na fazenda Sutton (à algumas milhas de Kelly, Kentucky), quando uma das crianças viu um brilhante UFO descendo, atrás do celeiro, fora do alcance da visão de onde eles estavam. Outros fazendeiros próximos também viram o objeto. Mas os Suttons acharam que a criança tinha visto uma "estrela cadente", e não deram atenção. Aproximadamente 30 minutos depois (8:00 pm) os cachorros da família começaram a latir, e dois homens foram até a porta dos fundos ver o que se passava.

Quando viram, à aproximadamente 50 pés de distância uma criatura se aproximando, ela vestia uma brilhante roupa prateada. Tinha uns 3 pés de altura (91, 44 cm), uma larga cabeça e braços muito longos. Suas mãos pareciam ser equipadas com garras. Os dois Suttons pegaram uma espingarda calibre 12 e uma pistola calibre 22, e atiraram contra a criatura, eles puderam ouvir os tiros ricocheteando com um barulho metálico, a criatura caiu, mas saltou e andou para mais longe. Os Suttons voltaram para o interior da casa e apagaram as luzes. Nesse momento, uma das mulheres que espiava pela janela da sala de jantar, descobriu uma criatura com alguma espécie de helmo e com olhos grandes, e pupilas estreitadas estava à espiando também. Ela gritou, os homens empurraram ela e começaram a atirar. A criatura caiu para trás mas novamente levantou-se sem nenhum ferimento aparente.

Mais tiros foram dados (um total de mais ou menos 50 rounds) pelos próximos 20 minutos e as criaturas finalmente foram embora (será que se sentiram mal recebidas ?) Após umas duas horas (para segurança), os Suttons também foram embora. A polícia foi enviada e não havia mais nenhum alienígena, mas os Suttons não voltaram mais para a fazenda, eles à venderam e partiram. Essa história mostra bem o quanto os humanos são perigosos, em momento algum os supostos alienígenas atiraram de volta, deixaram até a impressão de que estavam se divertindo com os humanos.

33.5 TENTATIVAS DE CONTATOS CIENTÍFICOS

Em um contato científico, o primeiro passo é adquirir dados, o segundo é classificar os dados, e o terceiro passo é formar hipóteses. As hipóteses são testadas repetindo-se o processo, e em cada ciclo resultando em um aumento do que não se entende. O fenômeno UFO não pode ser estudado deste jeito, porque suas exibições são muito variadas e vagas. As vagas são resultado em parte por causa da falta de preparação do observador... muitas poucas pessoas saem de sua casa pensando que verão um UFO ao entardecer. As fotos geralmente não são nítidas, devido ao nervoso do observador, e ninguém costuma andar por aí com um contador de radiação ou um magnetômetro.

Leia também - Elias Seixas: Um rico caso da Ufologia brasileira

Há uma grande quantidade de "ruído" nos dados. O "ruído" consiste em erros de interpretação de fenômenos naturais, fraudes e relatos de pessoas instáveis. Além disso, esses dados, exibem em uma variedade, maior do que as estatísticas disponíveis. E assim não há sistema para classificar esses dados, tornando infértil grandes formulações de hipóteses. Uma hipótese mais promissora até agora é a da ORTHOENY (ex: UFOs que são avistados em rotas que formam grandes círculos). Jacques e Janine Vallee, calcularam o número total de avistamentos por semana versus a data. Usaram o espaço de tempo de 1947 a 1962, e as curvas se aproximavam de 2 em 2 anos, nos tempos das conjuções entre Terra-Marte (a cada 2 anos e 1,4 meses), a aproximação foi maior entre 1950 e 1956 mas foi fora dos limites, a cada 13 meses, o que provou que os UFOs visitavam mais a Terra durante o período em que a Terra e Marte estavam em conjunção, este está em direção oposta ao Sol.

Fazer o cruzamento dos dados é difícil. Existe um grande número de formas de espaçonaves, assim como pode-se ver a variedade de aeronaves diferentes somente na USAF. É óbvio que os UFOs devem ser intensamente estudados do ponto de vista científico, principalmente porque eles desafiam as leis da física que para nós são limites incapazes de serem superados, as 5 principais leis são as seguintes: (1). Toda a ação resulta em uma reação igual e oposta. (2). Toda partícula no universo atrai outra partícula com uma força inversamente proporcional ao produto da massa ao quadrado da distância. (3). Energia, massa e momento são conservados. (4). Nenhuma matéria pode ter uma velocidade superior a c, a velocidade da luz no espaço livre. (5). A energia máxima, (E), que pode ser obtida de um corpo, é calculada pela multiplicação da massa desse corpo (m) vezes a velocidade da luz (c) ao quadrado. Além disso deve-se considerar os fatores sociais da existência dos UFOs principalmente se estes são de origem extraterrena, deve-se tentar descobrir quais os seus propósitos e suas origens.