Fim do mundo será em 2060, previu Newton

newtontopo18/06/2007 - O físico britânico Isaac Newton, descobridor da lei da gravidade, previu que o fim mundo chegará em 2060, segundo uma exposição inaugurada hoje na Universidade Hebraica de Jerusalém. A exposição revela novos documentos sobre o trabalho e as investigações do cientista, que viveu entre 1642 e 1727. Além da física e da alquimia, sabe-se há tempos que Newton estudou profecias apocalípticas escritas na Antigüidade.

"Newton se esforçou para decifrar o que ele considerava conhecimentos secretos, conhecimentos codificados nas escrituras sagradas de culturas antigas e de outros arquivos históricos", diz a filósofa Yamima Ben Menahem, curadora da exposição, em comunicado.

Leia também - Cultura Dos Fantasmas Famintos

Entre os manuscritos do cientista, há um no qual ele tenta calcular o fim do mundo segundo o livro do profeta Daniel, no Antigo Testamento, e chega à conclusão de que ele acontecerá no ano 2060. Cuidadoso, o físico escreveu que não era possível ter 100% de certeza a esse respeito. "Pode acontecer mais tarde, mas não vejo motivo para que aconteça mais cedo" com base no livro de Daniel, afirma Newton.

Os documentos da exposição "Os segredos de Newton" pertencem à Biblioteca Nacional de Israel, situada no campus de ciências da Universidade Hebraica. Chegaram lá em 1969, doados pelo filantropo judeu Abraham Shalom Yehuda, que os tinha comprado em 1936 em um leilão em Londres.

"Newton abordou esses estudos com a mesma meticulosidade demonstrada em seu trabalho como cientista", diz Menahem. "Os tesouros dessa mostra nos convidam a repensar dicotomias tradicionais como antigüidade e modernidade, ciência e religião, racionalidade e irracionalidade."


Em 1704, Isaac Newton prevê que o mundo acabará em 2060

newton2


14/10/2015 - Nós nos tornamos bastante habituados a declarações de desgraça, de cientistas que prevêem a sexta extinção em massa devido aos efeitos mensuráveis da mudança climática e de religiosos que declaram o apocalipse devido ao excesso de pecado. É quase impossível imaginar esses dois grupos de pessoas que concordam em qualquer outra coisa além do sinal ameaçador de suas respectivas mensagens. Mas nos primeiros dias da revolução científica - os dias do contemporâneo Francis Bacon de Shakespeare e, mais tarde, Descartes do século 17 - não era de todo incomum encontrar ambos os tipos de raciocínio ou irracional, na mesma pessoa, ao longo de com crenças em magia, adivinhação, astrologia, etc.

No entanto, mesmo nesta maelstrom do pensamento e das práticas heterodoxas, Sir Isaac Newton destacou-se como uma coexistência particularmente estranha de profecias bíblicas esotéricas, crenças ocultas e uma matemática rígida e formal que não só aderiu ao método científico indutivo, mas também expandiu seu potencial aplicando axiomas gerais a casos específicos. No entanto, muitos dos princípios gerais de Newton pareceriam totalmente inimigos do naturalismo da maioria dos físicos de hoje. Como ele estava formulando os princípios da gravidade e três leis do movimento, por exemplo, Newton também buscou a legendária Pedra Filosofal e tentou transformar metal em ouro. Além disso, o religioso devastador Newton escreveu tratados teológicos interpretando profecias bíblicas e prevendo o fim do mundo. A data em que ele chegou? 2060.

Newton parece, escreve o blog da ciência Another Pale Blue Dot, "tão confiante de suas predições neste domínio como ele estava no mundo racional da ciência". Em uma carta de 1704 exibida na Universidade Hebraica de Jerusalém, acima, Newton descreve seu "recconed":

Leia também - O Efeito Isaías e o poder da Oração, de Gregg Braden

Então, os tempos e a meia hora são de 42 meses ou 1260 dias ou três anos e meio, recuando doze meses para um ano e 30 dias para um mês como foi feito no Calendário do ano primitivo. E os dias das bestas de vida curta colocados para os anos de reinos vivos, o período de 1260 dias, se datado da conquista completa dos três reis AC 800, terminará com AC 2060. Pode terminar mais tarde, mas eu Não vejo nenhuma razão para o seu final mais cedo.

Newton demonstra ainda sua confiança na próxima frase, escrevendo que sua intenção, "embora não afirmar" uma resposta, deveria, em qualquer caso, "interromper as conjeturas precipitantes de homens fantasiosos que freqüentemente prevêem o tempo do fim". . Então, como ele chegou a esse número? Newton aplicou um método rigoroso, com certeza.

Se você tem a paciência de uma descrição exaustiva de como ele elaborou sua previsão usando o Livro de Daniel, você pode ler um aqui pelo historiador da ciência Stephen Snobelen, que também aponta o quanto o interesse pelas novas crenças de Newton se tornou, todos os continentes, embora os estudiosos tenham sabido sobre este lado do gigante do Iluminismo há muito tempo. Snobelen aparece no documentário da BBC Newton: The Heretic sombrio (acima), que trouxe ao público uma riqueza de detalhes acadêmicos sobre a alquimia e a profecia de Newton.

Para uma sensação do sabor exato, mas completamente bizarro dos cálculos proféticos de Newton, veja outra letra de Newton no post, transcrita abaixo.

Prop. 1. Os 2300 dias de profetas não começaram antes da ascensão do pequeno chifre do Cabrito.

2 Esse dia [sic] não iniciou uma [f] ter a destruição de Jerusalém e do Templo pelos Romanos A. [D.] 70.

3 Os tempos e a metade do tempo não começaram antes do ano 800 em wch começou a supremacia das Papas

4 Eles não começaram depois do re (ig] ne de Gregory the 7th. 1084

5 Os 1290 dias não começaram b [e] no ano 842.

6 Não começaram após o reenvio do papa Greg. 7º. 1084

7 A diferença entre os 1290 e 1335 dias são partes das sete semanas.

Portanto, os 2300 anos não terminam antes do ano 2132 nem depois de 2370.

Os tempos e a meia hora não terminam antes de 2060 nem depois de [2344]

Os 1290 dias não começam [isso deve ler: fim] antes de 2090 [Newton pode significar: 2132] nem depois de 1374 [sic; Newton provavelmente significa 2374]

newton3

As inserções editoriais são do professor Snobelen's, que pensa que a letra data "de depois de 1705" e que "a caligrafia instável sugere uma data de composição no final da vida de Newton". Seja qual for a data exata, nós o vemos muito menos certo aqui; Newton empurra algumas outras datas - 2344, 2090 (ou 2132), 2374. Todos parecem arbitrários, mas "dada a agradável redondeza do número", escreve a placa-mãe, "e o fato de que aparece em mais de um carta ", 2060 tornou-se o seu namoro mais memorável para o apocalipse.

É importante notar que Newton não acreditava que o mundo "acabaria" no sentido de deixar de existir ou queimar em chamas sagradas. A filosofia do fim dos tempos se assemelha à de um número surpreendente de evangélicos do dia atual: Cristo retornaria e reinou por um milênio, a diáspora judaica retornaria a Israel e, escrevia ele, criou "um Reino florescente e eterno". Ouvimos tal declarações freqüentemente de televangelistas, conselhos escolares, governadores e candidatos presidenciais.

Leia também - Aprenda a detectar e a eliminar as energias negativas em casa!

Muitas pessoas argumentaram, apesar da concepção de Newton de seu trabalho científico como um baluarte contra outras teologias, tornou-se uma base para o Deísmo e o Naturalismo, e permitiu que cientistas fizessem previsões precisas por centenas de anos. A física do século 20 pode ter nos mostrado um universo muito mais radicalmente instável do que Newton jamais imaginou, mas suas teorias são, como Isaac Asimov disse, "não tão errado quanto incompleto" e ainda é essencial para a nossa compreensão de certos fenômenos fundamentais. Mas, tão fascinante e curioso quanto os outros interesses de Newton, não há mais razões para creditar seus cálculos proféticos do que os dos Millerites, Harold Camping ou qualquer outra seção apocalíptica do fim do mundo.

Fonte: http://g1.globo.com
           http://www.openculture.com

Compartilhe

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Translate

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Curta nossa página

Mundo

Publicidade