TEMAS INEXPLICADOS

Experiência com palavras de amor e ódio muda forma de arroz em escola do Paraná

arromor1Por Alana Fonseca, 31/05/2017 - ma professora de Curitiba decidiu provar aos seus alunos os poderes positivo e negativo das palavras. Ela fez um experimento usando dois potes de arroz cozido. Para um, foram ditas palavras positivas e para o outro, negativas.

No pote "do amor", o arroz fermentou naturalmente. No pote "do ódio", os grãos emboloraram. A experiência da professora de educação física Ana Paula Frezatto Martins foi feita com base em um experimento do cientista japonês Masaru Emoto. Segundo ele, cada pensamento do ser humano gera uma emoção e uma reação bioquímica (leia mais abaixo). “Nas aulas, procuro explicar para as crianças que nem sempre as coisas acontecem de maneira positiva em nossa vida. Tudo depende de como vamos reagir e nos posicionar”, conta.

O experimento

Sentada na quadra com os alunos, Ana Paula inseriu a quantidade exata de arroz cozido dentro de dois potes e os colocou no meio do círculo formado pela turma. Ela, então, pediu para que as crianças dissessem frases ruins que ouvem no dia a dia. Os estudantes falaram, por exemplo, que o arroz não servia para nada, que era imprestável, burro e que não conseguia fazer nada de bom. O recipiente foi selado.

Leia também - O jardineiro não ouve mais os zumbidos

Para o segundo vidro, Ana Paula pediu que as crianças falassem palavras que gostariam de ouvir dos professores, da família e da sociedade em geral. “Eles falaram que são especiais, que conseguem fazer qualquer coisa, que têm capacidade e inteligência", relata a professora. Os dois potes ficaram fechados por dois meses.

"É certo que temos que corrigir certas atitudes de nossas crianças, mas a forma como fazemos interfere em gigante proporção na vida delas. Com apenas uma palavra, é possível estimular e afagar uma pessoa, assim como pode magoá-la e prejudicá-la”, afirma

Relato dos alunos

"Quando você fala uma coisa boa, como 'você vai conseguir', você sente no seu coração que vai conseguir", conta a aluna Anita Santini Trevisan, de 10 anos, que participou da experiência. Ela afirma que, depois do experimento, a sua rotina mudou bastante e que procura ser positiva todos os dias. Henrique Durante Kloster, de 10 anos, também fez parte do teste.

"Quando a gente fala mal do outro ou da gente, a gente acaba se danificando mais do que a gente espera. E acaba não percebendo", relata.

De acordo com ele, há dois caminhos. "O caminho certo, que eu achei diante da aula, é sempre acreditar em você e falar a parte boa dos outros. Não com os olhos que a gente vê, mas com os olhos do coração", explica.

Teoria de Emoto

De acordo com a teoria de Emoto, cada pensamento do ser humano gera uma emoção e uma reação bioquímica; e elas se manifestam no organismo por meio de três sistemas: imunitário, nervoso central e endócrino. Para testar a teoria, o cientista congelou água em frascos de vidro com palavras escritas voltadas para o líquido. Depois, fotografou os cristais formados sob a influência das palavras negativas e positivas.

O resultado demonstrou que os mais belos cristais foram os que receberam palavras de amor e gratidão. O restante, que esteve diante de palavras de ódio e rancor, ficou completamente distorcidos. Sabendo que a água possui uma capacidade para absorver informação na forma de diferentes elementos, Emoto quis investigar se ela também poderia receber informação a partir das palavras. Foi, então, que ele fez o experimento com arroz.

Fonte: http://g1.globo.com/