TEMAS INEXPLICADOS

O Altar Mágico e seus Instrumentos

altama3Um dos pontos fundamentais na vida de um bruxo é o seu altar. O altar representa o bruxo fisicamente em termos de sua prática mágica, pois com o uso do seu altar e de seus instrumentos, o bruxo molda a sua realidade e a estabelece no plano astral com a finalidade de que se concretize no plano concreto. Ao construir uma relação e prática com o altar, o bruxo pode descobrir e desenvolver a sua magia, práticas e devoção por meio do uso de seus instrumentos, pois cada instrumento de seu altar é uma representação dos elementos universais: Espírito, Terra, Ar, Fogo e Água. Para que se construa um altar, é necessário saber quais são os instrumentos os quais geralmente são utilizados nele. Há tradições que só permitem o postulante ter instrumentos no altar depois que é iniciado, então ele representa os elementos com outros objetos.

Podem ocorrer variações de objetos no altar dependendo da vertente da Bruxaria que se siga ou da preferência opcional do bruxo.

Leia também - É Hora de Perdoar

O primeiro ponto a ser observado é a direção a qual o altar será montado. Em algumas Tradições, o altar é montado na direção Leste, pois eles relacionam com o elemento Ar em que se estabelece a Vontade e onde o sol nasce. Outras Tradições montam o altar na direção Norte, pois está associado com o elemento Terra, pois ela é a Concretização e à Mãe Terra. As duas formas são válidas, porém é recomendável se fizer parte de uma Tradição, seguir a direção a qual é associada na Tradição, pois assim estará em harmonia e coerência com a egrégora a qual a Tradição celebra.

Para se descobrir a direção a qual se deve montar o altar, pode-se utilizar uma bússola. Ela permite localizar as direções básicas Norte, Leste, Sul e Oeste. Caso não se tenha uma bússola, pode-se orientar por meio do sol. Onde o sol nasce é a direção Leste e onde ele se põe é a direção Oeste. Outro modo é pesquisar o mapa da cidade em se que mora e, assim descobrir onde cada direção se situa, usando como parâmetro a sua residência. Caso não se consiga montar o altar na direção Norte devido à impossibilidade do espaço físico, então o monta onde puder, mas podem-se posicionar os instrumentos no altar para que sigam as direções Norte, Leste, Sul e Oeste respectivamente.

altama1

Outro aspecto essencial é o que se utilizará como altar em si. Geralmente, o altar é uma mesa que não é muito alta, pois assim pode-se ter uma visão total dela e também direcionar as energias nela. É preferível uma mesa a qual permita ser transportada, mas não é obrigatório que seja uma mesa, caso não seja possível. Há bruxos que utilizam mesas de vários formatos; mesas que possuem tampões de granito; a base superior de um móvel, a base superior de criados mudos e em prateleiras.

Outros bruxos preferem montar seus altares em gavetas, pois é uma forma de manter as suas práticas ocultas. Alguns bruxos montam altares sempre que realizam as suas práticas e, depois ao finalizar, eles desmontam o altar, mas é preferível que deixe o altar montado quando se inicia a prática da Bruxaria e Magia, pois é importante criar a relação com o altar. Se não for possível deixá-lo montado, então pode utilizar a prática do montar e desmontar.

Uma vez em que seja encontrado o local onde será o altar e montá-lo, muitos bruxos podem optar em ter objetos para constituí-lo. Não é obrigatório ter instrumentos tradicionais, pois o altar é fundamentalmente um local de devoção aos Deuses e ligação com a magia. Outros bruxos preferem montar os altares com os seus instrumentos. Para os bruxos que começam suas práticas de Bruxaria e de Magia sem poder comprar os instrumentos tradicionais por um tempo, estes podem buscar construí-lo com outros objetos, portanto não os impedem de montar inicialmente. Com o decorrer do tempo, eles vão substituindo pelos instrumentos específicos.

Mas, quais são os instrumentos de um típico altar wiccaniano ?

altama2

Começando pela direção Norte, ela representa os Poderes do Norte e da Terra. Os Poderes do Norte e da Terra são de natureza feminina e receptiva, pois estão ligados à Mãe Terra. Ela é representada usualmente pelo Pentáculo.

É importante diferenciar o pentáculo de um pentagrama, pois pentáculos são sempre representados pela estrela de cinco pontas dentro de um círculo e, já o pentagrama sempre é representado pela estrela em si. A estrela é a representação da magia por meio dos elementos universais: Espírito, Terra, Ar, Fogo e Água. O círculo representa o infinito.

Leia também - “AJNA” nosso Portal Dimensional…

Para aqueles que ainda não podem comprar um pentáculo, pode-se fazê-lo, desenhando-o em um papel ou pintando o pentáculo em uma pedra com um formato mais plano, em argila moldada como um círculo plano ou em uma base circular de xícara de café de porcelana ou em uma base de madeira circular. São nestes momentos em que usar a criatividade será de grande valia e não impedirá de ter o altar.

Outras representações as quais servem para associar a direção Norte é o próprio símbolo mágico da Terra o qual é simbolizado pelo o sal em si; pedras em geral, moedas, ossos e outros. A direção Leste está associada aos Poderes do Leste e do Ar. Ela é representada usualmente pelo Athame. Assim como o elemento Ar, o athame é um símbolo masculino e, portanto representa o Deus. Isso pode ser observado devido ao formato fálico do athame e a sua natureza projetiva.

Para que seja considerado um athame é necessário que ele tenha uma lâmina dupla, pois quando se traça um círculo mágico ou ao direcionar um jato de energia, a lâmina dupla estará cortando de forma plena e magicamente os planos. Isso é observado ao se traçar um círculo mágico para que assim se estabeleça o entre mundos. Geralmente, um athame tradicional tem uma haste em que se o segura; uma lâmina dupla e sua bainha. Há um comprimento mínimo respeitado para a lâmina. Este comprimento mínimo pode ser medido pela palma da mão. Para se saber um comprimento mínimo de lâmina deve-se iniciar a medida da lâmina dupla do punho até o final do dedo médio.

Nem todos athames vêm com a bainha, mas é recomendável que se compre um o qual venha com ela ou se faça a bainha se comprar um sem ela, pois a bainha protege a lâmina e pode ser utilizada magicamente. Não é necessário comprar um athame tradicional. Hoje em dia, há uma variedade de athames com diferentes comprimentos de lâminas duplas. Exemplo de lâmina dupla diferente é a lâmina flamígera a qual tem um formato de uma flama. O importante é respeitar o comprimento mínimo da lâmina dupla e encontrar um athame o qual se sinta afinizado.

Outros objetos os quais servem para associar a direção Leste são penas, incensos e seus respectivos incensários, difusor de essências, instrumentos musicais como um pequeno sino, um guizo, uma flauta, um apito, um chocalho, um pequeno tambor ou uma castanhola e outros. A direção Sul está associada aos Poderes do Sul e do Fogo. Ela é representada usualmente pelo Bastão.

Em algumas Tradições e bruxos escolhem associar o instrumento bastão ao elemento Ar e a direção Leste, pois eles associam o bastão como uma extensão de suas Vontades, assim como o Athame. Outros associam o bastão ao elemento Fogo, pois ele é confeccionado tradicionalmente de madeira e, portanto ele é associado ao fogo espiritual, pois a madeira é facilmente consumida pelo fogo. Ele também tem como natureza o elemento masculino e a projeção, além de ter o formato fálico. O bastão tem um comprimento tradicional mínimo a ser levado em consideração e; hoje em dia, fica ao critério do bruxo se vai seguí-lo como referência sempre ou não. A medição é feita utilizando o antebraço. Inicia-se a medida do cotovelo até o final do dedo médio.

Não é obrigatório possuir somente bastões de madeira. Atualmente, há bastões de inúmeros materiais como os de metal; por exemplo, em que se usam cabos de cobre, de prata ou até de ouro. Algumas bruxas preferem usar suas colheres de pau ou suas agulhas de tricô feitas de metal ou de madeira como bastões, já que em tempos os quais bruxos praticavam a Bruxaria e a Magia de forma oculta, os utensílios de cozinha e femininos eram comuns para usos mágicos, pois além de serem excelentes disfarces, eles poderiam utilizá-los como instrumentos mágicos. Há bastões que se assemelham com as tradicionais “varinhas de condão”, pois são feitos com uma ponta de direção mais fina. Alguns confeccionados de madeira ou de metal.

Outros objetos os quais servem para associar a direção Sul são as velas e os seus candelabros; lanternas antigas com pavios e à base de querosene; lanternas de metal devidamente seladas e consagradas para este uso em específico e outros. A direção Oeste é representada pelos Poderes do Oeste e da Água. Os Poderes do Oeste e da Água são de natureza feminina e receptiva, pois estão ligados ao Oceano, Rios e Lagos os quais são os princípios que proporcionaram à origem da vida no planeta e constituem a maior parte da Terra. Ela é representada usualmente pelo Cálice.

O cálice simboliza o feminino e o seu formato é relacionado à receptividade, pois é aquele o qual contém; e ao mesmo tempo, pode derramar. Outras representações as quais servem para associar a direção Oeste são xícaras, taças, conchas, búzios, estrelas do mar, jarros azuis e outros. O elemento Espírito é associado ao Divino e à Faísca divina em cada de um de nós. Ele é o Centro de um altar. O elemento espírito é representado usualmente pelo Caldeirão.

O caldeirão simboliza o caos primordial, a caverna escura, o útero de uma mulher. A idéia do moldar o que se deseja com o girar de uma colher de pau. Outras representações as quais servem para associar o elemento espírito podem ser imagens da Deusa somente ou seguir a concepção da polaridade e colocar imagens da Deusa e do Deus. Outros instrumentos que são utilizados em altares são a vassoura, geralmente pelas mulheres e que tem como elementos a Terra e o Ar; a estaca pelos homens que é uma representação do Deus, espadas para o elemento Ar, e outros.

altama4

Existem outras formas não usuais de montar um altar, contudo é essencial que se tenha o conhecimento de como se monta um altar e as associações dos instrumentos nele. Muitos bruxos não podem montar um altar de modo usual, devido a divergências em suas famílias, se moram com elas; porque, não possuem um espaço adequado para montá-lo ou eles querem montar altares em outros ambientes fora de suas residências como o local de trabalho ou viajam bastante devido ao trabalho. São em situações como estas que devem utilizar de outros sistemas como parâmetro para montar os altares.

Leia também - Integrando-se aos Novos Níveis Energéticos

Pode-se montar associando-o com cores.

Cada elemento tem cores características.

O elemento Terra tem as cores verde, marrom como usualmente características.

O elemento Ar tem a cor amarelo como predominante, mas há bruxos que a associam ao azul celeste também.

O elemento Fogo tem as cores vermelho, laranja como comuns.

O elemento Água tem as cores azul, verde-água como usuais.

O elemento Espírito tem as cores furta-cor, cintilantes, iridescentes as quais demonstram todos os aspectos do arco-íris.

Pode-se usar a cor prata ou preto para representar a Deusa, pois ela é a Lua e o Caos e a cor dourada ou branca para representar o Deus, devido a ele ser o Sol e a Ordem. Se optar pelo sistema de cores, podem-se usar objetos inusitados para representação de altares como no exemplo de um local de trabalho. Podem-se usar clipes de cada cor, como um exemplo e os consagrar com as finalidades dos elementos, por assim se terá um altar e ele será uma representação do que se tem na sua residência e no ambiente em que se trabalha, ninguém perceberá claramente que se trata de um altar. Os clipes não são a única forma não usual de se montar um altar. Podem-se usar lápis de cores, apontadores coloridos, bolas de gude desde que respeitem as associações das direções e elementos. Outro modo é utilizar-se de pedras para montar um altar atípico.

altmag topo

Por mais que as pedras sejam características do elemento Terra, uma pedra pode imanar energias específicas de um elemento ou mais, mesmo sendo um objeto característico do elemento Terra. Então, podem-se escolher as pedras as quais representem um elemento devido ao tipo de energia a qual ela emana, a sua cor etc. Uma pedra pode refletir energias mais femininas e receptivas ou mais masculinas ou projetivas. O mais adequado é desenvolver uma relação com o seu altar, independente se ele foi estruturado com objetos e/ou instrumentos característicos.

Magia é a energia que nos cerca e existe em tudo, portanto moldar a realidade para que ela possa trabalhar em favor de um bruxo é essencial para que se pratique e celebre a Bruxaria e também no ofício do Sacerdócio. Com o tempo, o bruxo desenvolve suas aptidões, habilidades, técnicas, conhecimentos, sabedorias e pode chegar ao nível do seu corpo tornar os instrumentos do altar como magia em si, mas para que se chegue a este nível é fundamental que o postulante monte um altar e desenvolva a relação e as práticas com ele.

Aerin Nerissa
Iniciada da Tradição Caminhos das Sombras