TEMAS INEXPLICADOS

Olhar fixamente nos olhos de alguém por 10 minutos pode alterar radicalmente sua consciência

olhofix1Dizem que os olhos são a janela da alma. Agora, pode ser que os olhos de outras pessoas sejam as janelas para sua própria alma, também. Aparentemente, ao olhar fixamente nos olhos de outras pessoas por longos períodos de tempo, você pode entrar em um estado alterado de consciência. Há uma ciência por trás disso. Giovanni Caputo, um pesquisador da Universidade de Urbino na Itália fez a descoberta há alguns anos, depois de pedir que 50 voluntários contemplassem ...

seus reflexos em um espelho durante 10 minutos em uma sala mal iluminada. Após cerca de um minuto, eles começaram a experimentar coisas estranhas. Depois de um tempo, seus rostos pareceram ficar ondulados. Eles começam a ver imagens de animais, monstros, e mesmo membros da família que já haviam partido. Este é um fenômeno conhecido como “ilusão estranha-face.” Os efeitos tornam-se ainda mais bizarros quando, em vez de um espelho, você olha para outra pessoa. Publicado em Psychiatry Research, Caputo trouxe 40 jovens adultos para se sentarem um em frente ao outro em salas pouco iluminadas. Eles foram colocados a distância de 3 pés. O quarto estava escuro, mas conseguiam enxergar características faciais mais básicas. No entanto, cor e percepção foram diminuídas.

Uma metade do grupo olhou diretamente um para o outro. A outra metade sentou-se de costas, olhando para a parede. Os participantes não foram informados sobre o tema, mas foram informados de que isso implicaria meditação. Os resultados foram bastante impressionantes. Aqueles que se enfrentaram disseram que experimentaram níveis mais elevados de intensidade da cor. O barulho parecia mais alto do que deveria. 90% disseram que o rosto de seu parceiro parecia deformado. 75% disseram que viram monstros e 15% disseram que viram os rostos de seus parentes.

Caputo diz que as sensações indicam sintomas de dissociação, que descreve a partida de sua conexão com a realidade. Ele acha que essas alucinações podem ser uma consequência de volta a esta realidade depois de entrar em um estado dissociativo. Em ambos os casos, há muito a aprender sobre esse estranho fenômeno.

Traduzido pela equipe de O Segredo

Fonte: Higher Perspective