TEMAS INEXPLICADOS

Patrimônio Histórico Inglês revela locais assombrados

fantasma15De cavalos selvagens desaparecendo através de paredes de um castelo a espíritos maldosos aparentemente atacando visitantes, o Patrimônio Histórico Inglês compilou uma nova pesquisa de "assombrações" e acontecimentos inexplicados registrados em seus sítios históricos. O assim chamado "inventário espectral" revela uma série de ocorrências misteriosas, muitas motivaram investigações dos funcionários. Dizem que alguns incidentes foram a causa de pedidos de demissões. Num castelo, empregados estabeleceram protocolos em como lidar com visões suspeitas de fantasmas ou acontecimentos inexplicados. Um palácio medieval é assombrado por um antigo funcionário.Muitos dos eventos envolvem ...

funcionários e visitantes vendo figuras misteriosas, enquanto outros envolvem queixas de pessoas que foram tocadas ou empurradas, quando não havia ninguém perto delas. Alguns relatos envolvem itens sendo movimentados nos locais.

castelorising

No Castelo Rising, do século 12, em Norfolk, que foi outrora o exílio local da rainha Isabella, viúva e suposta assassina de Edward II, investigadores paranormais foram chamados pelos funcionários para obter provas das visões de visitantes, muitos alegam que viram figuras vestidas com roupas de monges. Outros disseram que haviam sido empurrados ou tocados enquanto olhavam os arredores.

Leia também - Uma Nova Ordem de Cura

Norman Fahy, o curador principal, disse: "O fenômeno mais comum parece ser as pessoas sendo empurradas. Elas parecem ser cutucadas e empurradas. Recebemos esses relatórios uma vez por semana. "

Acontecimentos semelhantes com visitantes que se queixam de empurrões, cutucadas ou até mesmo tapas, enquanto aparentemente não havia ninguém, foram relatados no Castelo de Portland, em Dorset, e no Castelo de Scarborough, em Yorkshire, que, de acordo com a lenda, é assombrado pelo fantasma de Piers Gaveston, o favorito de Edward II.

Embora histórias populares de fantasmas tenham sido previamente associadas a alguns dos locais, é a primeira vez que o pessoal do Patrimônio Histórico Inglês, o órgão governamental encarregado de administrar os edifícios históricos, registra incidentes específicos relatados pelos funcionários e visitantes.

Houve muitos avistamentos de misteriosas figuras no labirinto de túneis abaixo do Castelo Dover, em Kent, lá os funcionários, criaram um procedimento específico para lidar com eles.

Christine Pascall, gerente de operações do castelo, disse: "Uma vez por mês, temos um relatório de algo desagradável, como uma figura.

"Temos um processo em que nós fechamos o lugar, evacuamos os visitantes, e uma equipe de funcionários varre toda a rede de túneis. Pode ser muito frustrante para os visitantes. "

Uma vez, um grupo de alunos estava nos túneis. Um rapaz disse ao pessoal que conheceu um homem nos túneis vestido com uma calça marrom e um suéter verde que estava procurando por uma mulher chamada Helen. Uma busca foi realizada, mas nenhum visitante foi encontrado.

Em outra ocasião, visitantes numa excursão guiada disseram que uma porta repentinamente bateu e um carrinho de chá se moveu rapidamente pelo corredor, como se fosse empurrado violentamente.


battle_abbey

 

Outro lugar com um elevado número de casos de assombrações é Battle Abbey, próximo ao local da Batalha de Hastings, em East Sussex.

Rosemary Nicolaou, administradora de operações do lugar, disse: "Nós tendemos a ter avistamentos de monges, ao invés de soldados.

"Em uma ocasião, um grupo escolar, que tinha acabado de visitar o local, me contou sobre uma encenação histórica que tinham visto, com atores vestidos de monges".

"Mas não houve uma encenação no local. Não poderia ter sido outro visitante. Eu não posso explicar isso".

"Se eu souber de qualquer avistamento de visitantes vou verificar os detalhes para ver se pode haver qualquer explicação racional, ou prática, porque eu sou uma cética, por natureza. No entanto, algumas delas não parecem ter uma explicação fácil. "

 

castelobolsover

 

O local, talvez com a mais ampla variedade de relatos, é o Castelo Bolsover, em Derbyshire. Funcionários e visitantes têm relatado empurrões, aparições e itens sendo movidos em torno do local.

Alguns guardas abandonaram os seus empregos depois de se assustarem ao ver luzes movendo-se em partes dos imóveis que estavam vazios, e ouvido barulhos inexplicáveis enquanto faziam o serviço durante a noite, de acordo com Diane Hinchcliffe, a supervisora do lugar.

Leia também - Chakras, Vórtices e Energias

Em outra ocasião, ela disse, quatro pedreiros trabalhando no jardim viram uma mulher em um vestido de estilo antigo que apareceu e desapareceu numa parede. Dois do grupo não voltaram no dia seguinte.

"Basicamente todos os funcionários têm tido alguma experiência," disse a Sra. Hinchcliffe. "Eu necessariamente não acredito em fantasmas".

"Acho que existe uma explicação racional para tudo, mas já houve acontecimentos que eu não posso explicar."

As figuras da exposição se mexeram no local de noite, enquanto itens num quarto trancado, inclusive pertences dos visitantes, também se moveram. "Naturalmente, estou sempre ciente da possibilidade de travessuras" disse. "Mas houve vezes, quando fui a última a partir de noite, e a primeira a chegar de manhã, em que coisas foram mexidas".

"Tive coisas movidas em lugares trancados. Vários visitantes informaram que vêem figuras. Uma das mais comumente vistas é a assombração de uma criança segurando as mãos de visitantes jovens", acrescentou.

 

casteloportchester

 

No Castelo Portchester, em Portsmouth Harbour, um funcionário ouviu o som de cascos de cavalos e, em seguida, viu um cavalo sem cavaleiro emergir das paredes do castelo, correr em toda a área dentro das muralhas e desaparecer. Um visitante também viu o incidente.

 

casamedieval

 

Em uma casa de comércio medieval mantida pelo Patrimônio Histórico em Southampton, numa noite uma equipe de funcionários ajuntou cascalho no assoalho da adega antes de trancá-la e deixar o trabalho.

Na manhã seguinte, de acordo com a equipe, pegadas eram claramente visíveis no cascalho, começando no meio do quarto e entrando em uma parede. Uma pegada estava em parte de uma parede.

 

eltham_palace

 

No Palácio Eltham, em Greenwich, a sudoeste de Londres, é dito que um antigo funcionário que morreu uma semana depois da reforma assombra o local.

Um homem, que combina com a sua descrição, e com o mesmo sotaque, teria dado uma excursão guiada aos visitantes quando o local estava vazio.

 

palacio_hampton

O Fantasma do Palacio Hampton Court - As câmeras do circuito fechado de televisão do palácio Hampton Court, onde o rei Henrique VIII da Inglaterra selou a desgraça de sua quinta esposa e que, segundo a lenda, é assombrado, gravaram uma imagem fantasmagórica. "Fiquei paralisado quando a seqüência das câmeras do circuito fechado (de televisão) mostraram uma figura estremecedora vestida à época parada na porta; era algo fantasmagórico pois o rosto não parecia humano", relatou hoje um dos guardas da segurança do palácio.

Leia também - A Alegria e o Terror, o casulo e a borboleta

Segundo reza a lenda, o castelo de Hampton Court, a sudoeste de Londres e atualmente uma popular atração turística de 500 anos de história, é habitado pelo espírito de Catherine Howard, a quinta das seis mulheres de Henrique VIII, degolada por ordem do rei em 1542 depois de dois anos de casamento. Foi em Hampton Court que Catherine Howard foi executada depois que Henrique soube de diversas relações suas antes do casamento.

 

fantasmahampton

 

Nesse palácio real morreu também a terceira mulher de Henrique VIII, Jane Seymour, um ano depois de seu casamento com o rei das seis mulheres, cujas ânsias matrimoniais provocaram a ruptura com a Igreja Católica e o nascimento do anglicanismo. Segundo os responsáveis de Hampton Court, que hoje em dia é um museu, após muitos rumores sobre a maldição do palácio, em outubro passado se captou pela primeira vez uma imagem do suposto fantasma.

As câmeras do circuito fechado de televisão recolheram primeiro imagens de portas se abrindo, sem que ninguém as empurrasse, e posteriormente uma figura espectral que fechava a porta. "É muito inquietante", confessou o guarda da segurança, garantindo que nenhum dos guias do castelo que usam fantasias tem roupas parecidas com as utilizadas pelo suposto fantasma. "Minha primeira reação foi que alguém estivesse brincando conosco, assim pedi que meus colegas dessem uma olhada; falamos com os guias que andam fantasiados mas nenhum usa um vestido como o da figura", disse.

Em março de 2001, a administração do palácio de Hampton Court chamou um grupo de "caça-fantasmas" depois que alguns turistas alertaram da "presença de um fantasma", que escutaram gritos e que houve súbitas quedas de temperatura. Então, uma equipe de psicólogos da Universidade de Hertfordshire, depois de instalar câmeras térmicas e detectores de movimento de ar, chegaram à conclusão que as quedas de temperatura se deviam a uma gélida corrente de ar.

Fonte: http://www.telegraph.co.uk/news/l